QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

OS MALES DO VÍCIO

               Seja qual for o vício é ele um sério mal social. Não que o ser humano não deva deixar de ter algum vício de ordem legal, mas que geralmente, qualquer fato nocivo à conduta humana, a exemplo de práticas delitivas, estão vinculadas ao vício, quer do álcool, quer de outras drogas mais potentadas, mas que a vinculação é clara, disto não tenho a menor dúvida. Tenho vinte anos de advocacia e, durante esse lapso temporal, todas as práticas delitivas, com algumas exceções, estiveram  sempre vinculadas ao vício, principalmente do álcool. Não vou dizer que sou santo, mas todos nós somos responsáveis pela formação social de todos que estão à nossa volta. Se pudéssemos seria muito bom todo mundo se afastar de todo e qualquer vício nocivo à conduta social e até mesmo à própria saúde. Dizem uns, bebo porque sei beber e para me divertir. Realmente, há os que não fazem mal a quem quer que seja, entretanto, há àqueles que não deveria sequer chegar perto de um copo de bebida, até porque, uma dose sempre chama outra, outra e tantas outras até o indivíduo perder a noção de que é um ser vivente. Beber é bom, agora o ruim mesmo, é o controle, que muitos não têm. Posso até não ser a pessoa apropriada ou indicada para falar sobre o assunto, mesmo assim, como pessoa responsável e cumpridora de minhas obrigações, acho que posso e devo opinar sim senhor, afinal de contas sou pai de família e já avô de cinco netos! - A questão é, beba se puder, se para prejudicar outrem, melhor será ficar sem beber, está é a verdade. Outra, não existe o bêbado bom ou bêbado ruim; bêbado social, bêbado rico ou bêbado pobre! - Bêbado é bêbado e pronto, pô!

Nenhum comentário: