QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COLUNA - OLHO NO OLHO



NUNCA FUI DE ME ESCONDER

          Ou pouca ou até mesmo um "bocadinho" que seja, muita gente me conhece em Buíque e quem me conhece sabe perfeitamente das minhas posições políticas. Nunca fui igual a macaco para ficar pulando de galho em galho. Posso até ter cometido algum ato falho no escolher policitamente, mas não sou homem daqueles de olhar dentro dos olhos de um certo político e noutra, encarar o que me foi adversário, disto podem ter certeza. Votei em Jonas Neto porque nunca fui eleitor de cabresto nem tampouco de rabo preso com político algum. Com Jonas já vinha nessa caminhada desde 2004, quando seu pai perdeu para o adversário por exatos  e minguados 329 votos. Quantidade ínfima, para quem havia ganhado por quase 4 mil votos anteriormente, né mesmo camaradas!

VOTEI EM MARCOS FREIRE

          Naqueles idos do encatamento político, da política dos sonhos, quando ninguém queria, ou por medo ou por ser serviçal do sitema da ditadura militar, votei em Marcos Freire, juntamente com Luis Nilson, Edson de Cyrilo, João Preto e Pedro Salviano, quando sequer um palanque deixaram Marcos Freire montar em Buíque para fazer o seu comício. Era a política do chamado MDB autêntico, que aglomerava as cabeças pensantes mais avançadas do  País, a exemplo de Teotônio Vilella, Paulo Borssard, Pedro Simon, entre outras. Os outros daqui de Buíque, por subserviência, votaram em Marco Maciel, que foi governador biônico de Pernambuco e serviçal do sistema ditatorial. Não me arrependo de ter votado em Marcos Freire, pois na época era o homem da vez e da voz de Pernambuco. Eleito Prefeito de Olinda, renunciou em protesto pela edição de um ato institucional pelos militares, na época. Perdeu porque fizeram maracutaia com a sua conduta moral de forma vergonhosa, para confirmar aquele ditado cunhado por Paulo Maluaf, de que o "feio é perder", não importando os meios utilizados para se ganhar. É camaradas, para quem conhece a minha história e tem memória, sabe perfeitamente das minhas posições políticas!

CANDIDATURA DE JOÃO PAULO

           Se acaso o grupo do Governador Eduardo Campos, com essa briga interna de grupos do PT para medir quem ocupa mais espaços no partido, não chegar a bom termo, quem mais perde com isso é o  próprio Eduardo Campos, que quer a reeleição. João Paulo, se por acaso se candidatar a governador, Eduardo pode dar adeus à reeleição, que unido o grupo chega lá, mas dividido, dificilmente chegará. No meu entender, Humberto Costa, já teve a sua vez e, em política, o candidato que teve o seu brilho em determinado momento, dificilmente noutra oportunidade voltará a brilhar. A exceção foi Lula, que por repetidas vezes se candidatou à presidência da república, e atualmente já está no término de seu segundo mandato e, se viesse um terceiro, ele levava de barbada, ou duvidam de mim? - Para unificação e fortalecimento do grupo de Eduardo Campos, João Paulo seria na certa o senador de Pernambuco. Vamos apostar?

MOMENTOS DE EMOÇÃO

           Em política a gente tem os momentos de emoção. Algumas delas foi quando conheci o comunista Paulo Cavalcanti, autor dos livros "O Causo Eu Conto Como o Causo Foi", em um seu aniversário, no Mercado São José, no Recife. Ali conheci também, Jarbas Vasconcelos pela primeira vez, quando era do MDB autêntico. Achei Jarbas muito turrão e carrancudo. Na verdade, um chato!. Confesso não gostei muito de Jarbas, mas Paulo Cavalcanti, era uma grande figura humana. Noutra ocasião, conheci também, Francisco Julião, numa fila de um supermercado no Recife, o ex-líder das ligas camponesas, que foi preso e exilado na ditadura militar, depois, para minha decepção, se tornou aliado de José Múcio Monteiro, ex-PFL que perdeu para Miguel Arraes e, como em política a água se transmuda de cor, foi Ministro do Governo Lula e é atual Ministro vitalício do TCU, com o beneplácito de Lula. Noutra ocasião ainda, tive a oportunidade de conhecer o saudoso Ulisses Guimarães, que presidiu a Constituinte de 1988 e foi um dos responsáveis pela edição da Constituição Cidadã. Ulisses Guimarãs, na ocasião, estava na Livraria Livro 7, no Recife, lançado um seu livro de sua autoria. Na minha vida, cheguei a conhecer ainda grandes políticos brasileiros e é por isso mesmo que procuro seguir os bons exemplos desses políticos que conheci na vida. "Dos grandes homens, a gente deve tirar as virtudes, dos pequenos, colocá-los no esquecimento".

COMO SER HUMANO

         Como todo ser humano, cometo meus erros, tenho meus defeitos. Agora o que ninguém pode me tachar é de traidor e desonesto. Que me vejam e me julguem pelo de positivo que tenho realizado na vida. Posso ter cometido algum ato falho, afinal de contas, como ser  humano, estou aprisionado pelas vulnerabilidades da vida. Erro cometo e os tenho cometido no decurso de a minha vida, agora, permancer diuturnamente cometendo tais erros, disto tenho certeza que não faço. Posso até ser teimoso em algumas das minhas posições ou decisões, mas da  mesma forma, posso dar a mão à  palmatória se errado estiver. Sou o que sou e isto já me basta. Se melhor não posso ser é porque sou assim mesmo e é assim que devo ser compreendido, amado, odiado, execrado ou sei lá o quê! - Nessa fase de a minha vida, como é que vou deixar de ser o que sempre fui, hem camaradas, afinal de contas, a perfeição não é coisa própria da vida terrena, mas sim, de Deus!

Nenhum comentário: