QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 3 de junho de 2010




COLUNA DAS SEXTAS
O OLHAR DA TARÂNTULA





LUCIANO PACHECO

            Foi reeleito para o segundo biênio legislativo da Câmara Municipal de Arcoverde, o vereador Luciano Pacheco. O Legislativo arcoverdense conta com 10 cadeiras de vereadores e Luciano, foi reeleito com 6 X 4, com uma diferença de apenas 2 votos de dianteira, o que se configurou numa eleição apertadíssima, apesar de ser ele governista de carteirinha e apoiado pelo Prefeito Zeca Cavalcanti, ainda assim, a mim me parece que a Câmara de Arcoverde tem uma certa independência, diferentemente de outros legislativos municipais, que estão mais para lagartixas que para outro bicho que sabe voar independentemente de quem guie o seu vôo.

SONHO DE LUCIANO

           Não sei bem da política de bastidores de Arcoverde, mas Dona Tarântula me contou, que o sonho de Luciano Pacheco é se constituir no candidato à sucessão de Zeca Cavalcanti, com o apoio deste em Arcoverde, o que sinceramente, acho pouco provável, vez que, acho que ele tem compromissos assumidos com a sua vice Madalena e não iria sem mais nem menos apoiar Luciano Pacheco para Prefeito de Arcoverde, não que ele não tenha méritos, mas como já o disse antes, "política é a arte da traição" e o que se escreve em política, se escreve na areia para o vento apagar o que foi escrito antes. Acordos políticos, camaradas, poucos são os que cumprem.

ABRIU MÃO

           Analisando os fatos, Dona Tarântula me alertou ainda, que Luciano Pacheco, candidato a deputado estadual na eleição passada, ainda amealhou no Estado de Pernambuco, um pouco de votos em várias regiões, mesmo assim não deu para chegar lá. Seu sonho era repetir a dose nesta eleição que se avizinha, mas como surgiu uma pedra em seu caminho, o irmão-candidato à estadual, Júlio Cavalcanti, apoiado pelo Prefeito-irmão, daí Luciano, aliado de carteira fichada do Prefeito, não pestanejou e numa reunião em sua residência com os formadores de opinião pública, abriu mão de sua candidatura e disse que seu candidato a partir de então seria o irmão de Zeca Cavalcanti, o que poder-se-ia até ter havido um acordo de bastidores, disto ninguém sabe, e vai depender muito de o Prefeito eleger ou não o irmão, o que Dona Tarântula acha pouco improvável. Mas como em político às vezes tudo se pode, vamos aguarda para conferir, né mesmo camaradas!

COMO EM POLÍTICA

           Adiantou-me ainda Dona Tarântula, que em política tudo pode, mas uma coisa sempre disse: ser o detentor dos votos dados pelo povo, é uma coisa, agora, transferir votos para uma terceira pessoa, é outra coisa bem diferente, mesmo que o candidato seja irmão do prefeito, ainda assim, se ele conseguir transferir 40% dos votos que obteve em Arcoverde para Prefeito, vai ser um grande feito. Outra mais, candidatura lançada, propaganda extemporânea já tendo sido iniciada, inclusive motivo da interveniência da Justiça Eleitoral, quase ninguém fala no nome de Júlio Cavalcanti aqui em Buíque. Acredita Dona Tarântula, que se ele tiver mil votos em Buíque, a lição de casa já está feita e de bom tamanho. Transferir votos mesmo, só Lula mesmo, e ainda assim, se a eleição for federalizada, mas na mucipalizada, não corresponde com a realidade. Blésman Modesto, por ser do PT, mesmo que as pesquisas indicassem que ele seria detentor de menos de 1% dos votos válidos, ele tinha a miragem de quem estava anestisiado, de que com aceitação de mais de 70% de Lula em Buíque, ele seria eleito com facilidade, no entanto, o que as urnas demonstraram foi uma total decepção e frustração no "pendura final" das suas chuteiras no jogo da política. Na eleição de Dilma, com certeza ela será majoritária em Buíque, isso por causa de Lula, e quem vai votar nela, vota na "muier" do Presidente Lula, esta é a verdade.

MAJORITÁRIOS DE BUÍQUE

          De conformidade com previsões otimistas de Dona Tarântula, os majoritários de Buíque seguem nessa ordem, com Claudiano Martins na frente, candidato do Prefeito Jonas Neto; Marcantônio Dourado em segundo, com o apoio de Arquimedes; Ângelo Ferreira em terceiro, com o apoio de Dr. Vanaldo, Vandelso e outros pertecentos ao saco de gatos que é o PSB e, quanto aos demais, terão votos dispersos, a exemplo de Júlio Cavalcanti, Aglainson Júnior, entre outros gatos pingados que sempre tem votos em Buíque.

E EM PESQUEIRA, HEM!

         Lembrou-me também Dona Tarântula, que eu já morei em Pesqueira por cerca de 10 anos e me pediu para falar da política de lá, da chamada "Terra do Doce e da Renda". Bem, Dona Tarântula, respondi, não estou muito por dentro da política daquele lugar, porque de lá me afastei há um bocado de tempo, mesmo assim me arrisquei, nos termos de que, acho que João Eudes, que é candidato a deputado estadual, não tem a menor chance de chegar lá não senhor. Uma que ele não tem representatividade na região para amealhar votos nos demais municípios; outra é que ele e a Prefeita Cleide, são exemplos maior do "vira-casaquimo" da região, não tirando o mérito dos demais Prefeitos, a exemplo do próprio Zeca Cavalcanti. Acho que daquelas mandas é mais fácil sair um deputado lá das bandas de Belo Jardim, feudo carimbado do "Mendonção", mesmo não estando com essa bola toda, pois "Mendoncinha", candidato a governador, parece que até lá também, perdeu a eleição. Se estiver errado que me corrijam, ok, camaradas!

POR MAIS QUE TEIME

           No meio dessas divagações políticas, alertou-me Dona Tarântula da possibilidade de Arquimedes Valença voltar ao poder em Buíque, acaso Jonas Neto falhe como Prefeito, e eu lhe respondi, que dificilmente ele voltará a ocupar cargo eletivo em Buíque, isso porque em doze anos, três mandatos em que foi Prefeito de Buíque, legado nenhum deixou que o dignifique a ocupar novamente cargo de relevância em Buíque, principalmente o de Prefeito. Se o povo fizer uma análise minuciosa e desapaixonada, vai chegar à conclusão que sequer vereador ele merece ser em Buíque. Está mais do que na hora, a exemplo de outros ex-prefeitos de Buíque, de também pendurar as chuteiras e usufruir de uma aposentadoria confortável, sem ter mais medo de ser incomodado pelo povo, porque prefeito do Município ele nunca esteve presente, apesar de seus assessores, quando de seus próprios interesses, ter conhecimento de onde poderia ele ser encontrado.

EM MENOS DE DOIS ANOS

          Tendo assumido uma Prefeitura sucateada e com um buraco negro nas finanças públicas, o Prefeito Jonas Neto, a trancos e barrancos, vem fazendo uma boa administração em Buíque. Com pouco menos de dois anos no poder, para quem nunca administrou sequer um salário mínimo, vem  surpreendendo ao administrar um orçamento maior do que o de Arcoverde e conseguindo implentar algumas obras e também, já ter adquirido uma frota de veículos pequenos e de grande porte, com recursos próprios. Ao assumir o Município de Buíque, encontrou um verdadeiro amontoado de sucata de veículos e hoje já conta com uma frota para dar suporte à administração pública e de ambulâncias para o transporte de doentes para outras localidades e para a capital, quando o problema não pode ser resolvido no próprio município, de acordo com a gravidade do estado de saúde de quem vai ter atendimento médico-hospitalar. Jonas na verdade, promete e tem capacidade de fazer muito mais, é esperar para conferir, né mesmo camaradas! - Claro que Buíque tem muitos problemas em função do tamanho do Município, cerca de mais de 1370 km2 de área e de uma população média de 50 mil habitantes, evidentemente que os problemas também, são na mesma proporção, mas com calma, paciência com o povo, um bom planejamento, uma boa equipe de governo, se pode com certeza, se não de todos, mas pelo menos parte dos problemas da municipalidade, poderão ser resolvidos, é só ter persistência, coragem de enfrentar os problemas, vontade política, aprender a ouvir mais, falar de menos e fazer um trabalho, como já de disse, de equipe, pois o homem ilhado nada pode realizar, ok, camaradas!.

TIRA-TEIMA NA CÂMARA DE BUÍQUE

          A Câmara Municipal de Buíque hoje, elege o seu Presidente da Mesa Diretora. São candidatos o Vereador Dodó, da situação e, Daidson, que apesar de ter sido eleito na chapa de Jonas Neto e pertencer ao mesmo partido, o PSDB, hoje está na oposição e é o candidato à Presidência do Legislativo Buiquense, caminhando pelo lado oposto. Conforme as regras do jogo agora, a chapa tem que ser registrada por antecipação, para não se ter as surpresas que se tinha antes, entretanto, em eleição de câmara, derrotar a situação não é tarefa nada fácil não senhor, se bem que, Luciano Pacheco em Arcoverde sofreu um "acocho" doa diabos. Bem, às 17h00 lá estarei para acompanhar o tê-rê-tê-têi, o  arranca-rabo ou o tira-teima, que poderá se transformar esse embate. Rômulo, que aprovou a reeleição para saír candidato, por questões políticas, saiu do páreo, para não atrapalhar a candidatura de Dodó, que fora fruto de  um acordo. Vamos ver e conferir, depois volto ao assunto. Até lá minha gente e Dona Tarântula manda um avoé para todos e promete também está lá na Câmara mais tarde, olhando e dando ferroada nos vereadores, ok!

FINALIZANDO

           Disse-me no ouvido Dona Tarântula, que a nossa OAB, Subsecção de Arcoverde, não pode ser utilizada a estar prestando homenagens e dando comendas graciosas para quem quer que seja, ou que esteja de plantão. Só  mesmo movida por um grande feito ou uma merecida homenagem, é que a nossa Ordem viria a se pronunciar, afinal de contas, o objetivo maior da instituição é defender os profissionais liberais inscritos, não inscritos, estagiários, os perseguidos, necessitados, oprimidos e o Estado Democrático de Direito,  menos ser utilizada como instrumento de propaganda ou de promoção pessoal seja lá de quem for. Com isso não estou  querendo, como bem lembrou Dona Tarântula, tirar o mérito de quem quer que seja, afinal de contas, tenho consciência de que temos bons profissionais na região, que nada têm a dever a qualquer profissional do País, ou não camaradas! - Muita gente burra busca profissionais de fora, quando na região temos profissionais liberais na área do Direito, que nada tem a dever a ninguém.






Nenhum comentário: