QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 18 de junho de 2010





COLUNA DAS SEXTAS - O OLHAR DA TARÂNTULA

COPA DO MUNDO


          Talvez por frustração que vem desde a infância, por não ter aprendido a jogar bola ou pelo fato de ao tentar aprender a jogar, fui alvo de sarcarmos e gozações, daí o meu desinteresse por futebol. Não me empolga muito assistir ou não a um jogo de bola, mesmo em copa do mundo e que esteja o Brasil jogando. Mesmo assim, vez por outra, assisto a um jogo do Brasil ou do Sport Clube do Recife.


O FAVORITO PODE SAIR DERROTADO




           Em qualquer segmento de vida, ninguém pode se considerar o dono da verdade ou absoluto em nada. Tome-se como exemplo o futebol na atual Copa do Mundo. A Coréia do Norte, tida como a pior seleção a participar do evento, deu muito trabalho ao Brasil na suada vitória de 2x1. É aquela velha história que se repete: “ninguém pode se considerar totalmente forte a ponto de vencer sempre, nem extremamente fraco, a ponto de ser sempre um perdedor”. Ganhar ou perder, é questão circunstancial de momento. Não existe vitorioso ou derrotado em absoluto. A bem da verdade, na natureza, caros camaradas, tudo é relativo. O vencedor de hoje, pode ser o derrotado de amanhã, ok!


EDUCAÇÃO, POBRE EDUCAÇÃO!


            É com uma ponta de vergonha, que se pode olhar para a educação de Pernambuco, e nos depararmos no vexatório lugar de estarmos atrás do Ceará e da Paraíba. Convenhamos, a responsabilidade não é somente do governo não senhor, mas também, da sociedade, dos estudantes e do corpo doscente que não está nem aí para melhorar o seu nível de aprendizado e, via de conseqüência, a metodologia de ensinamento. Realmente, a educação da rede pública, com raras exceções, é realmente uma desgraça decepcionante. Está mais do que na hora de repensarmos a nossa educação, afinal de contas, a mola mestra do desenvolvimento humano e social está fincado numa boa educação, pois só assim poderemos nos desenvolver e nos tornarmos independentes.


....E EM BUÍQUE, HEM!


            Não é de hoje que Buíque padece com uma educação de ruim qualidade. É necessário que o professorado, que ganha por sinal um dos melhores salários da região, vez que, o Município paga bem mais do que a média do Estado, se empenhe mais no sentido de melhorar o nível de educação da municipalidade, pois do jeito que está minha gente, o indivíduo termina o primeiro grau sem saber sequer as quatro operações básicas de matemática e com total desconhecimento sequer do nosso alfabeto. Desse jeito, não dá, camaradas! – Está mais do que na hora de se dá uma boa chacoalhada em nossa educação, afinal de contas, para que servem as periódicas capacitações que são realizadas às custas de montanhas de dinheiro público?


ONDE SE INVESTE, SE QUER RETORNO


           Infelizmente, em educação se gasta muito e se gasta mal, uma vez que, o retorno é quase nenhum em termos de rendimento de aprendizado. O aluno geralmente entra cego na escola pública e sai caolho. Educação minha gente, é uma das coisas mais importantes na vida de todo e qualquer cidadão, no sentido de lhe preparar para o mundo, para a sua segurança e para um futuro que lhe garanta viver com dignidade e saber. O professor tem o dever e ofício de procurar dar o melhor de si e ensinar bem ao aluno, cabendo a este, o dever e obrigação de buscar na escola, aprender o que lhe é ensinado e de tudo tirar o melhor proveito possível para se tornar gente, aprender a viver de forma decente e ser dono dos seus próprios vôos e do seu próprio nariz.

USEIROS E VEZEIROS



            Em política tem muito disso. Não que a política seja de todo nociva ao ser humano. O filósofo grego Aristóteles, já dizia há muito tempo antes de Cristo, que “todo homem é um animal político”. Tinha razão o grande filósofo da antiguidade. Na verdade, só existe sociedade porque existe a política. Sem política, impossível da existência da sociedade. Por isso mesmo é que queiramos ou não, somos animais políticos por natureza. Agora, o que mais existe mesmo, é a distorção que certos “escrotos” fazem da política, se tornando useiros e vezeiros circunstanciais a depender da ocasião. Se aproveitam da política, como o mau-caráter da prostituta, usando e abusando ao seu bel prazer. Ser político para muitos, não é buscar um ideal para ajudar o próximo e mudar a sociedade, mas sim, fazer do povo um amontoado de jumentos a ser tangidos na base da chibata e fazer transações espúrias com o dinheiro do povo. Ser político para alguns, é fazer da política um meio de vida fácil, de mau-caratismo sem pudor e sem vergonha.


NO MEIO DA MULTIDÃO


            Mesmo assim, ainda há de se encontrar e até mesmo existe, alguém de bom-caráter no meio da multidão, que pensa mais nos outros do que tão-somente em si mesmo. Acredito que ainda existe gente de bem nesse vale de lágrimas que se tornou a seara política. Daí, camaradas, que sempre tenho pregado que temos que mudar esse quadro com políticas sérias e voltadas verdadeiramente para a política do ponto de vista filosófico e que tem como objetivo o bem social, afinal de contas, existe um mandamento do maior livro da humanidade, a Bíblia, que diz: “NÃO ROUBARÁS”.


SENTIDO DA VIDA


            Por outro lado ainda, a vida está perdendo o seu verdadeiro sentido, porque o ser humano está se afastando de muitos preceitos básicos norteadores de sua própria conduta, pois atualmente não se respeita sequer o pai e a mãe, em flagrante desrespeito a outro princípio bíblico que textualiza: “HONRAI PAI E MÃE, PARA QUE POSSAS SER HONRADO E PROSPERARDES NESSA VASTIDÃO QUE DEUS ESTÁ LHE DANDO”. Na verdade, pela cobiça, ambição, maldade, ruindade da pior estirpe, filho mata pai, mata mãe e vice-versa, como se nenhum desses merecesse o devido respeito ou se a vida nada valesse e fosse um reles objeto qualquer. Será que estamos realmente no fim mundo, hem camaradas!


ENSINAMENTOS


            Nesse curto espaço de tempo de vida, nem tudo que queremos se pode fazer, nem tudo que pensamos, se pode concretizar, mas de uma coisa devemos ter consciência, se viemos ao mundo, não foi por acaso; se estamos aqui, foi por um dom especial que Deus nos deu para que sejamos bons, buscarmos a perfeição, ajudarmos e amarmos o próximo como a nós mesmos. Não viemos para plantar maldades e fazer tempestades, mas sim, para sermos cordeiros de Deus e disseminarmos o bem e plantarmos a semente do amor, pois só assim, poderemos nos tornarmos sempre melhores e a imagem e semelhança do Senhor nosso Deus!

NADA SOU



           Sei que nada sou além de um minúsculo grão de areia neste mundão de meu Deus, mas acredito que como ser humano dotado de qualidades, posse ser o diferencial e quem sabe até, se eu não tivesse vindo ao mundo, não seria ele a mesma coisa. Sei das minhas limitações, posso até nada ser, mas sei que posso ser um elo transformador de seres e mentes. Tenho o dom da palavra e é da palavra, que vem à tona a realidade com a qual nos deparamos. Luto para ajudar, melhorar e a transformar vidas, não que seja alguém poderoso, mas dentro de mim sei que tenho muito para servir ainda ao meu povo. Só sei que tenho duas mãos e muita coisa ainda para fazer com amor e sentimento de mundo.


SÓ PARA LEMBRAR!

           Deu-me um toque Dona Tarântula, com os seus olhares de animação, que hoje é sexta, dia de molhar o bico, mas como estou abstêmio à etilidade da vida, dei um olhar de reprovação nos seus olhares e, disse com o dedo em riste, "qual é dona Tarântula! - Será que a senhora não sabe que não faço mais parte do grupo dos devassos, que fazem da etilidade uma profissão de vida! - Emendando, disse ainda, "isso é coisa prá Zeca Pagodinho, que "sempre vive embalado com o refrão "deixa a vida me levar, vida leva eu.......". É isso aí minha gente, que todos tenham  um ótimo fim de semana, ok camaradas! - Outra mais, se beber, que bebam até "mané chegar", certo!

Nenhum comentário: