QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 25 de junho de 2010


COLUNA DAS SEXTAS 



O OLHAR DA TARÂNTULA



O DESASTRE CONTINUA - Para tristeza dos estados atingidos pelas fortes chuvas  nestes últimos dias, as mortes continuam e mais famílias prejudicadas a ficar na rua da amargura. Quanto se perdem bens materiais, o sentimento de perda é diferente daquele de quando se perde o bem maior do ser humano, que é a vida. As coisas, casas destruídas, objetos, etc e tal, que se perdem em catástrofes dessas natureza, são recompostas com o tempo, entretanto, só não se tem jeito mesmo para a vida do ser humano que se vai em questão de segundos. Ontém mesmo, pelo noticiário nacional, ao invés de R$ 300 milhões de reais, segundo os informes, é de que vão ser liberados R$ 500 milhões de reais. Agora vamos ver se realmente esse montante vai realmente ser liberado, como, quando e onde é que vai devidamente ser aplicado. É necessário ter o devido cuidado para se livrar dos aproveitadores ocasionais e profissionais, que mesmo diante de uma situação dessas, não medem esforços e tratam de roubar o dinheiro público que vem para os flagelados das enchentes, o que se constitui em ato ilícito e crime de lesa-pátria.





HOJE TEM JOGO DA COPA - Mais uma vez a seleção brasileira entra em campo por volta das 11h00. Ela vai desfalcada com a falta de Kaká e Elano. Kaká porque imbecilmente foi expulso no último jogo e Elano, porque se machucou. Em face das zebras que estão acontecendo nessa copa, embora o Brasil tenha vencido a Coréia do Norte, por magros 2x1, nossos patrícios de Portugal, deram uma surra na seleção de Kim Jong Il, por 7x0, o  que deve ter sido motivo de contentamente para os americanos, que pintam o líder comunista como o pior dos perigos da humanidade. Claro que esse fator não poderá indicar que hoje o Brasil venha a ser derrotado por Portugal, que não tem lá muita tradição em vencer uma copa do mundo, embora tenha boas estrelas no seu futebol. Se o Brasil entrar naquela de confiante aos extremos e em cima do lema do já ganhou, poderá com certeza perder, mas se souber jogar um futebol criativo, poderá com certeza vencer a parada e fazer calar a boca dos nossos patrícios, que mesmo temerariamente, acham que vão vencer o Brasil. Não sou lá de muito dar palpite, mesmo assim vou chutar. Digamos que o Brasil vença Portugal pelo tento de 3x2. É camaradas, vamos conferir para ver, ok!


ANESTESIA DO POVO - Em tempo de Copa do Mundo, de festa junina, nada como ser motivos justificativos, o ópio do povo para anestiar o sofrimento e a dor daqueles que sofrem em virtude dos desastres naturais que atingiram os estados de Pernambuco e Alagoas. Hoje certamente, até mesmo os atingidos vão parar para desviar a sua atenção para o jogo da seleção brasileira. Claro que a imprensa vem dando enfoque às catástrofes das quais vimos sendo atingidos, entretanto, não mais do que os jogos da copa que vêm acontecendo na África do Sul.

E A POLÍTICA, HEM! -  As questões políticas também estão meio na geladeira momentaneamente, para, logo após os jogos da copa "entrar com gosto de gás", como no dito popular. Todos estão um pouco calados, mesmo assim, vez por outra sai alguma pimentada política no caldeirão de todo o Brasil. Aqui em Pernambuco, Eduardo Campos, pelo visto vai mesmo fritar o seu atual vice, João Lyra Neto. As razões não sei porque, mas pelo que tudo indica, é pelo seu temperamente explosivo da sua origem tupiniquim de Caruaru. Do outro lado, Jarbas Vasconcelos, se debate como peixe fora d'água para encontrar um político de renome, que como ele, queira se sacrificar em nome dessa oposição tacanha de Pernambuco, mas quase sem fôlego, ele entrou mesmo foi numa barca furada para não deixar a oposição perdida feito barata tonta atingida por detefon.

A CONTRABALANÇA - Para contrabalançar a disputa contra a reeleição de Eduardo Campos, procuraram emplacar na vice de Jarbas, a inexpressiva Miriam Lacerda, só porque é de Caruaru e esposa de Tony Gel, que está mais para creme pastoso de cabelo, que para político, pois de Prefeito de Caruaru, partiu para uma disputa de vereador e, quer agora dar um salto mais modesto para deputado estadual, porque antes fora  deputado federal e prefeito por duas vezes, e mesmo nessa linha descendente, acho que ele se elege. Ex-caixa do BANDEPE, Tony Gel ganhou fama como radialista da empresa radiofônica Rádio Liberdade, de propriedade do pai de sua esposa, apresentando programas de apelo popular, tipo de um "Ratinho" de beira de estrada, distribuindo cadeiras de rodas para os pobres e quiquilharias para enganar os menos avisados, mesmo assim, foi prefeito de Caruaru por duas vezes e deputado federal. e hoje é vereador. A primeira vez em foi que foi prefeito, a contagem de votos foi deveras duvidosa, pois só derrotou João Lyra Neto, por uma diferença de 50 votos, e a grita na época foi geral. Nessa época estudava Direito em Caruaru, quando também, fazendo o mesmo curso, cheguei a conhecer Tony Gel.  Taí uma sugestão, por que não Tony Gel para ocupar a segunda vaga ao senado, na chapa de Jarbas Vasconcelos, hem camaradas! 


A INCERTEZA - Praticamente rifado por Eduardo Campos, até o momento ninguém sabe quem vem a ser o seu vice. Matreiro igual ao seu avô Miguel Arraes, Eduardo certamente já tem nas mangas o seu vice e, quem sabe, por questões de estratégia, só venha a soltar o nome no dia da sua convenção de escolha dos candidatos, após a preocupação com os flagelados das cheias, as festas juninas e a copa do mundo. Talvez quem sabe, o não menos carrancudo João Lyra venha a ser escolhido pela segunda vez ou não. Ele, Eduardo, como seu avô, só abrem mesmo o bico no momento oportuno. Arraes gostava de fazer suspense nas decisões políticas e administrativas que tinha que tomar. Eduardo, nesse mister, só não herdou a carranca do avô e o gosto por charutos cubanos, quanto ao resto, tem demonstrado ser um estrategista até mesmo na montagem da chapa. De um lado, Armando Monteiro e do outro, Humberto Costa, que na verdade não são lá muito do meu agrado.

CONFESSO - Voto em Eduardo assim como em Dilma, candidata de Lula, mas Armando Neto e Humberto Costa não são lá deglutíveis, do meu agrado particular. Pior ainda são os candidatos da oposição da união espúria de Jarbas Vasconcelos com o partido dos DEMOS etc caterva. Na minha preferência, o meu candidato ao senado, seria João Paulo, em quem tenho votado nas últimas eleições. Acho que o  PT, em tendo queimado João Paulo, se nivelou às brigas paroquiais das mesmas frentes partidárias que estão por aí a leiloar vagas à candidaturas no mercado político de mangaios de feira-livre. Hoje o PT não é mais aquele partido no qual tínhamos o orgulho de colocar a estrela no peito e  garbosamente fazer questão de que todos a vissem. O PT hoje está mais para um saco de gatos, à semelhança de outros partidos, que propriamente um partido ideológico e dotado de um ideário político a ser seguido. Mas como em política se deve fazer aliança até mesmo com o "Satanás" para se eleger, a história se explica, mas não se justifica diante do eleitor que sempre manteve uma linha idealista política a ser respeitada e seguida. Eita PT de outrora, da grita, dos movimentos libertários e da pregação idealistas dos direitos de igualdade e de prosperidade para todos os brasileiros. Oh! que saudades esse PT que não voltará jamais mé dá!

DITO E FEITO - Como já havia presvisto, Dilma Roussef ultrapassou Serra nas pesquisas e Lula, como não poderia deixar de ser, cada vez mais bem avaliado perante à população. Estava na cara que com a sanção presidencial do percentual de aumento para os aposentados, evidentemente que o poste de Lula iria começar a florescer cada vez mais. Política, camaradas, não é para neófitos, mas sim para quem saber fazer do ideário político previsto, o que vem a ser a política na praxe, com as suas nuances e os seus traquejos do malandro carioca. Seria interessante que esse modo da maladragem de se fazer política, viesse um dia a ser mudado, em nome da seriedade e dos verdadeiros primados de se criar um ideário sério, sincero e de que o povo pudesse efetivamente confiar, esta é a verdade.

EM POLÍTICANa política provinciana e paroquial, existem certas e determinadas artimanhas adotadas pelos políticos tupiniquins, que em futuro próximo podem vir a prejudicar o político que acha que está no pedestal das vaidades e que, com um erro ele pode levar um tombo dos diabos, cair de vez e não mais se levantar. É assim que acontece nas searas políticas de quem se acha esperto a ponto de pensar que pode até nó em pingo d'água dar sem que tenha ninguém para desatar. Não é bem assim que os sinos dobram, caros aprendizes de feiticeiros da política provinciana e paroquial. Outra aliado de sempre jamais deve ser trocado por aquele que apreceu como num passe de mágica, de última hora, afinal de contas, como sempre tenho pontificado, "a política, camaradas, é a arte da traíção", certo! - Devo lembrar ainda, que no feudo político de quem se elegeu com o voto popular, quem deve mandar é o senhor feudal e seus aliados, e não os fariseus de outras plagas que só querem se aproveitar e o nosso sangue chupar.

LIVRE PARA VOAR - Respeito a Constituição Federal e por isso mesmo, é que sempre tenho dito que tenho asas para voar para onde quiser e bem entender. Não num vôo de primeira classe num avião de última geração, isso não. O que quero dizer é que voar é preciso, para que cada um possa dar vazão à sua criatividade, à sua liberdade e dizer o que bem entender, não que se venha a magoar ou prejudicar quem quer que seja, mas quem se doer naquilo que procuro explanar, que coloque a carapuça e se recolha a sua insignificância, que para mim, gente desse tipo nada vale, ok, camaradas!






Nenhum comentário: