QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SER SANTO DA TERRA, É O MESMO QUE SER UM ESTRANHO NO NINHO

         
           Como sempre tenho dito, morei por cerca de dez anos na cidade de Pesqueira, para onde me mudei em 1982, da agência do BANDEPE de Buíque, para à daquela localidade, em face de perseguiçõe políticas sofridas em Buíque. Os primeiros dias estranhei a mudança e a própria cidade rodeada de chaminés. Umas ainda em funcionamento, a exemplo das Fábricas Peixe, Rosa, Maravilha e a CICA. Esta última, permanceu em Pesqueira até o término do incentivo fiscal dado pelo Município e depois de dez anos em funcionamento, parou de vez e se foi para o Sul do País onde mantém a sua matriz. Dessas citadas fábricas de doces e conservas alimentícias, que ainda alcancei do meu tempo em Pesqueira, hoje todas elas terminaram também por desativarem as suas chaminés. Costumo sempre dizer que Pesqueira é a cidade das chaminés desativadas, após ter vivido momentos de riqueza e esplendor. Hoje a economia de Pesqueira, que antes era centrada na agroindústria, tem hoje a sua base praticamente no turismo religioso e ainda, no doce e na renda, que são fontes mais artesanais do que propriamente de empreendimento industriais de sustentação ao desenvolvimento. De indústria, a única ainda que resta e que foi implantada bem depois das outras que deixaram de funcionar, é a RENAISSENCE. Na época do funcionamento em pleno vapor da agroindústria de Pesqueira, existiam muitos empregos e, desta feita, a cidade cresceu muito em sua periferia urbana e com o fechamento das indústrias, houve a decadência agrícola do plantio de tomate no campo, o êxodo rural e o aumento da pobreza no anel periférico e, via de consequência o aumento da violência. Também em Pesqueira, fui vítima de um sequestro e escapei pela minha ousadia junto aos bandidos, mas isso é uma outra história que depois relatarei com detalhes.
           O foco de me voltar a falar de Pesqueira, é pelo fato de lá ter residido por esse período trabalhando no BANDEPE uma parte e, depois na militância advocatícia, lá fiz muitas amizades, a ponto de por certas vezes, me considerar mais valorizado naquela terra do que propriamente em Buíque. Prova disso, é que o meu primeiro livro publicado, quando do seu lançamento na Câmara Municipal de Vereadores - Casa Anísio Galvão, em 1988, a casa estava completamente lotada e vendi mais livros do que propriamente na minha terra, Buíque, onde nasci e me viu crescer. Lá em Pesqueira também, participei de movimentos políticos partidários e não me candidatei a algum cargo eletivo com chances até mesmo de me eleger, porque não queria jamais deixar o compromisso de votar em Buíque, mesmo sempre me sentido um pouco escanteado pela própria minha terra-mãe. Em Pesqueira também, comecei a dar os primeiro passos como advogado, quando me formei, em 1990 e, a partir de 1991, quando fui demitido do BANDEPE pelo então governador Joaquim Francisco, abracei de vez a profissão e a militância advocatícia com amor e devoção ao caminho que a partir de então iria trilhar.
          A partir de 1992 comecei a trabalhar de graça em pleitos eleitorais em Buíque, coisa que sempre vim fazendo até o ano de 2008. Em época de eleição, indubitavelmente, sempre fui bem procurado e reconhecido de "mentirinha" pelos políticos ocosionais, sem esperar algum tipo de vatagem ou paga pelo meu trabalho, apenas o reconhecimento de quem com amor, destemor e dedicação se prontificou em defender juridicamente e dar o revestimento legal ao grupo de candidatos a cargos eletivos que sempre defendi. Jamais deixei de ser firme, inciso e fiel aos preceitos que sempre defendi, mesmo assim, sempre cumpri com os meus compromissõs e as minhas obrigações. Não obstante todo esse caminho percorrido no decurso da minha vida, mesmo assim, a conclusão lógica a que cheguei, é a de que "SANTO DA TERRA NÃO OBRA MILAGRES E PASSA A SER UM ESTRANHO NO NINHO". De uma coisa tenho a certeza inconteste do dever cumprido e de sempre ter agido com honestidade, retidão, moralidade e fidelidade naquilo que sempre me propus a fazer.

Nenhum comentário: