QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 13 de junho de 2010

A TROMBETA DA SERPENTE - TIRAS DOMINICAIS







 WILLIAM PÔRTO E A USINA -  Teima o nobre amigo e companheiro do "jornalismo matuto", e agora não menos "blogueiro", William Pôrto, em insistir na tal da unisa de biodisel de Pesqueira, que foi prometida há alguns anos, e mesmo tendo um prédio construído às margens da BR com uma grande foto de Miguel Arraes, para o seu funcionamento, não sei se tem maquinaria, e até agora, necas de pitiriba, nada da usina ser inaugurada ou funcionar. O nobre camarada, em seu Blog Combate Popular, insiste todos os dias com "sarcasmo", e no final, comparando e indagando, "é mais fácil isso ou aquilo ser inaugurado ou vir primeiro do que a usina funcionar!" - É caro "Piolho", na verdade acho também, quando passo pela frente do prédio da suposta usina de "biodisel" ou quando vou à Pesqueira a trabalho, que dificilmente essa promessa venha a se tornar realidade. Houve até financiamento ou promessa para financiar o plantio da matéria-prima, a mamona, não sei bem, para dar a devida sustentação à manutenção da usina funcionando e até agora, a coisa não saiu do papel. Acho mesmo, camarada, que tudo não passou mesmo de um blefe eleitoral, mais uma farsa política para angariar votos e enganar mais uma vez o povo da região, ou não, "comunista enferrujado" William Pôrto! - Espero que por esse meu comentário não venha a usar a sua tão decantada "bombinha", ok!


POBREZA EM BUÍQUE - Nos tempos áureos em que vivemos, dos avanços tecnológicos e científicos, da estreiteza das comunicações que aproximam pessoas, da globalização da economia para imperar os ricos e roubar dos pobres, não era para existir mais pessoas passando fome ou necessidades e vivendo em condições indgnas de vida. Pois é minha gente, apesar de Buíque está eletrificada em toda sua área geográfica, que mede em média 1.373 km2 de área, ainda assim, existe muita gente passando necessidades. São várias famílias na Zona Rural e em algumas regiões periféricas urbanas, em que o povo vive em situação de miséria, em que sem um planejamento familiar, a densidade demográfica aumenta assustadoramente e nos deparamos com famílias compostas por uma dezena até uma dúzia ou mais de menios/meninas buchudos e lombriguentes passando fome e necessidades. Um  dos grandes problemas também é a questão da gradidez precoce. Por mais que se avancem nos programas sociais, infelizmente eles estão sendo insuficientes para equilibrar essa situação de pobreza em que parte da nossa população ainda está vivendo. É hora de se olhar com mais carinho para a nossa terra, sobretudo com a implantação de políticas verdadeiras e empreendodoras de desenvolvimento para acabar de vez com a fome e a miséria. Para quem quiser comprovar, que dê umas voltas pela zona rural que vai constatar o que ora afirmo. Evidentemente que esse quadro não é culpa do atual governo, mas a questão vem se protraindo desde tempos atrás e alguma coisa tem que ser feita. Só cesta básica e bolsa-família não são suficientes para acabar a pobreza de nossa terra. Melhor seria, antes de se dar o peixe, se procurar meios para se ensinar a pescar, para que cada ser humano se sinta útil e produtivo.


 
ENALDO E SUA SANTA - camarada Enaldo Cândido, que se diz "cabra macho" por ser de Itaíba, do Jornal de Arcoverde, mensário que dele também faço parte como colaborador da Coluna "O REVERSO DA MEDALHA", há cerca de duas décadas e, de uma outra, "O CAOLHO", parece que está de baixo-astral com a sua santa que pelo visto, não está mais lá com essas coisas em cumprir com as promessas que sempre fez e que, segundo ele, sempre fizeram com ele levantasse o astral. Agora parece, que a coisa tá preta mesmo, pois levantar a santa, que está "garroteada" só serve mesmo para lacrimejar água salgada pelo orifício principal. Caro Enaldo, todo ser humano tem a sua santa ocasional, mas é chegado um dia mais cedo ou mais tarde, que ela vai deixar de obrar os milagres que por longos anos lhe deram sustentação para você sempre se levantar. Agora, camarada, não havendo muito o que fazer, só resta mesmo para você, que ore muito, digamos assim, "rezar uns mil pai-e-nossos e umas quinhentes aves-maria", que quem sabe, a santa pode reagir e você se redimir com ela dos seus pecados, que você sabe os tem de montão, ou não, camarada!


DITADURA MIDIÁTICA - Na maioria dos casos, a mídia, assim se entendendo, a televisão, os jornais, os rádios, agora a internet, que de certa forma é o meio mais democrático de comunicação, senão eu não estaria todos os dias blogando o que bem entendo neste meu Blog, tem neste nosso País, ditado as regras do que deve jogar no ar para o povo ver, ouvir e ler, senão, nada feito. A coisa é tão vergonhosa, que chegam ao ponto de fabricarem, forjarem, criarem matérias sensacionalistas só para dar audiência e venderem os seus segundos de espaço, a custa de peso de ouro. A mim me parece uma vergonha deslavada esse tipo de império da mídia, de sempre impor o que bem entender para a sociedade ver e ouvir, fazendo sonhos de vidas se frustrarem e monstros se tornarem anjos do bem. Por isso mesmo, é que não devemos em hipótese alguma acreditar em tudo que a mídia joga no ar, porque ela quer audiência, divulga para enganar, falseia a realidade para que a mentira se torne verdadeira. A mídia, caros camaradas, é uma faca de dois gumes e, quem dela for vítima, podem crer que estará condenado por antecipação. Não é à toa que muita gente desinformada acredita em tudo que sai na televisão, principalmente, se for na telinha do PLIM-PLIM, aí sim, é que a mentira se torna mesmo verdadeira, porque o que sai na GLOBO é uma tida como uma  "verdade inconteste", quando na verdade é uma televisão embusteira, uma grande fábrica que produz ilusões, farsas e mentiras e em nome da ganância, pouco importa destruir ou não a vida de quem quer que seja, ou não, camaradas! - Um dos exemplos é o de que, como a Globo não queria Brizola governando o Rio de Janeiro, fez uma espécie de "maracutaia", em que ele perdia as eleições naquele Estado, mas como Brizola era um político corajoso, não mediu esforços nem coragem e desmascarou a Rede Globo de Televisão.


EU E O PC do B - Mesmo tendo ciência própria de que linhas programáticas e filosóficas de qualquer partido político que for, só funciona mesmo na base do pragmatismo, ou seja, da política na sua prática, mesmo assim continuo filiado ao PC do B. Fui seu fundador aqui em Buíque, assim como do PSB e, (CREDO EM CRUZ!) do PPS, que depois passou para o vereador Rômulo Camêlo. O PSB o fundei na época em que todo mundo achava que "comunista" era um "papa-figo", comedor de criancinhas, mesmo assim, juntei um grupo de amigos e fundamos o PSB em 1988. Depois, na década de 90, com o intuito de emplacar a candidatura de "Miltinho", meu irmão, a Prefeito de Buíque, para com honestidade, honradez e retidão, fazer um "Buíque de Cara Nova", fundei o PPS, do famigerado e decepcionante, Roberto Freire, mas infelizmente não logramos êxito, face à investida da picaretagem política local. Mesmo assim, rodamos pelos quatro cantos de Buíque, Miltinho ficou conhecido além do que já era nos quatro cantos de nossa terra, mas por uma questão de uma manobra de "safadage", ele foi preterido e traído politicamente até mesmo por um "grupelho" que dizia piamente apoiá-lo. Decepcinado por ter lutado tanto, Miltinho afastou o seu intento de uma dia vir a se candidatar a algum cargo eletivo em Buíque, entretanto, digo de viva voz, que eu mesmo ainda acalento esse objetivo de um dia poder representar politicamente a minha terra, não por vaidade pessoal, mas sim por amor e devoção, vez que, por tantos lugares onde passei e andei, ainda assim, nunca deixei de votar em Buíque. Outra mais, quero mostar que "Modesto" não está morto na política não senhor, afinal de contas, a gente tem DNA na política, que vem de um alonga estirpe familiar! - Vamos para a frente, afinal de contas, não estou no fim da vida e pretendo ser de certa forma, útil para o meu lugar, apesar das pedras que rolam no meio do caminho, mesmo assim, nunca devemos desistir de realizar o nosso sonho, mesmo que para isso, muros teremos que derrubar em nossa caminhada!


Nenhum comentário: