QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

ESTAMOS NA RETA FINAL DE MAIS UMA ELEIÇÃO EM BUÍQUE, TOMARA QUE CHEGUE EM PAZ E HARMONIA


      Bem minha gente, estamos na reta final de mais uma eleição em Buíque. Como sempre acontece, nossas eleições, a exemplo de muitos outros de nossos municípios, sempre foram recheadas de sinais de acirramentos. Às vezes até chegam a exagerar, homicídios podem chegar a acontecer, como no cotidiano da vida de um modo geral, mas no período da política, parece que o município, as pessoas ficam divididas entre dois blocos, os do cordão encarnado e àquelas outras, do cordão amarelo.
       O que acho interessante em nossa política, é o folclore que fica com essa mistura de animais de nossa fauna. A depender do número do candidatos, logo associam a um determinado animal e assim vai de início até o final de uma eleição, porém o mais fraco, sempre fica de fora dessa estatísticas dos animais. Isso praticamente em Buíque, já se tornou rotina, mas acredito que, quando esses dois grupos saírem do mapa político de Buíque, ou tudo isso vai acabar ou pode continuar em quem vier a sucedê-los. O bom seria mudar esse estilo jocoso de se fazer política, porque tanto de um lado, quando de outro, chega-se mesmo a ferir suscetibilidades, que podem até atingir o psiquismo de determinadas pessoas, principalmente àquelas que ainda não estão bem acostumadas a essa movimentação político-eleitoral.
       Mas apesar de ataques recíprocos, dá para se acreditar que essa política não foi tão acirrada quanto outras. Já tivemos políticas que se resolviam na base da pistola e da baioneta, mas isso pertence ao passado, mas pontualmente, ainda permanece incrustada na cabeça de muita gente que ainda guardam os mesmos resquícios de um passado negro de se fazer política e que teima em continuar. Pior é a compra escancarada de votos, em um eleitorado completamente viciado, o que só tem a nos envergonhar, embora não seja uma prática exclusivamente de nosso município.
       Não tenho a menor convicção que tudo isso não vai acabar tão cedo, mas haverá de se chegar um dia, que poderá se avançar, isso se tivéssemos uma educação de boa qualidade, se determinadas matérias ministradas nas escolas públicas de ensino básico e médio, levassem determinadas matérias como sociologia, filosofia, história e a própria do município à sério, ir mais fundo nessas matérias, que talvez quem sabe, pudéssemos avançar nesse quesito em termos de fazermos valer uma política mais civilizada, mas até mesmo em cidades mais politizadas que a nossa, como Arcoverde (?), a coisa pega, o bicho é feio e o acirramento entre os dois lados mais fortes, está sendo grande. Poderia não ser do jeito como está acontecendo, mas pelo visto, na Terra do Cardeal, de uma cidade referência em termos de política civilizada e progressista, já perdeu esse título de há muito tempo e não temos mais àquelas políticas que traziam grandes emoções de outros tempos passados. 

Nenhum comentário: