QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

NADA CONTRA. É ATÉ DEMOCRÁTICO, MAS UMA TERCEIRA VIA EM BUÍQUE, ATRAPALHA MAIS DO QUE CONTRIBUI NO PROCESSO ELEITORAL


     Acredito que num processo de disputa democrática, quando mais candidaturas melhor, mas aqui em Buíque, uma terceira via, nessa política viciada da bipolarização, atrapalha bem mais do que contribui para o aperfeiçoamento do processo democrático e eleitoral.
       Ainda estamos vivenciando as mesmas velhas políticas do século XIX e isso, dificilmente vai mudar. As práticas nocivas, sem sobra de dúvidas continuam comendo no centro, agora com tons de sofisticação ainda mais avançados do que nas políticas praticadas nas décadas de 50, 60 e por aí em diante. Os meios corruptores se sofisticaram e, em muitos casos, ou digamos, na maioria, só ganha mesmo se houver investimento pesado e não é pouco para se ganhar uma eleição seja em qualquer município do Brasil. Nosso eleitorado, infelizmente, está viciado. Chegou algum candidato, por mais bem intencionado que seja, a pedir um voto a alguém, a maioria absoluta, indubitavelmente, pede alguma coisa, seja lá o que for, mas não deixa de pedir. São poucos os que buscam votarem livres e conscientemente.
       Pior é o fato de que, não sabe o incauto eleitor, que o que ele está pedindo, só vai lhes servir naquele momento. E durante os quatro anos de mandato de quem se elegeu com o voto comprado!? – Afinal de contas indago: será que ele terá compromisso com àquele eleitor e com a municipalidade? – No meu ponto de vista, acredito que não, porque não tem a menor satisfação a dar à população, quando se compra a sua própria eleição.
       Então minha gente, pense bem na hora de votar. Com esse tipo de atitude, o político eleito, já é um corrupto de carteirinha, o eleitor que vendeu o voto é da mesma forma, corrupto passivo e termina por prejudicar não somente a si próprio, mas de quebra, a própria comunidade da qual faz parte. Por isso mesmo é que temos os políticos que merecemos, por culpa de uma maioria ignara que ainda teima em vender o seu voto como se fora  uma simples mercadoria de feira de mangaios ou de troca-troca, onde se tem de tudo que não presta e de origem duvidosa. O interessante é o fato de que o povo vê esse filme passar, ser reprisado de tempos em tempos, mas não faz questão de mudar. A pisada é uma só. Vender o voto para o político só tratar de lhes roubar mais na frente. É assim a pisada política e, essa questão de mais uma candidatura, em municípios de política bipolarizada como a nossa, só serve mesmo para atrapalhar um dos dois lados, senão em votos, que geralmente não tem, pelo menos na montagem dos eventos políticos de cada um dos lados. Mas positivamente também, contribui a partir do momento, que proporciona menos tempo para cada lado e, evidentemente, menos gasto de campanha. Só para isso mesmo serve uma terceira mão, menos para que o eleitor livre e consciente vote, porque a quantidade de votos será sempre ínfima, enquanto houver o comando das políticas dos coronéis de terno e gravata. É assim mesmo que acontece, ou não?

Nenhum comentário: