QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

NINGUÉM PODE SER ACUSADO QUANDO SE É O OBJETO ATINGIDO, NA INVERSAÇÃO VALORATIVA DOS FATOS


        Ora, em muitas circunstâncias na vida da gente, somos vítimas de alguma vindita, de um ataque inesperado, seja de que forma venha a ser, porém como é que de vítima se pode passar a autor do fato?
       Em muitas ocasiões a gente, mesmo sem querer, em certas situações inesperadas, a reagir por algo que surge assim de repente e o sujeito, abestadamente, reage por impulso e, como se prevê conduta dolosa numa situação dessas, quando o ato é cometido fruto de uma reação natural?
         Não minha gente, como se incriminar alguém por conduta antijurídica que não cometeu intencionalmente. Só os casos em que haja dolo é que poderão ser fruto de uma condenação, isso se não restar comprovado que o que houve pode ter sido culpa, menos conduta dolosa e, em caso tal, não existe a figura típica do crime.
            No geral, muita gente vê conduta dolosa em tudo na vida, mas não é assim que os fatos devem ser levados a termos para se condenar uma pessoa inocento e, as delegacias de polícia, que não gostam muito de investigar à funda, a Promotoria de Justiça, que mesmo a coisa um tanto sem nexo, denuncia sem lógica e, quando chega a vez da justiça, na instrução processual, não se tem o devido cuidado de se ir à fundo, no âmago da questão, para que as coisas venham realmente a se esclarecerem como deveria ser, mas na verdade, na maioria dos casos, o pré-julgamento já vem bem antes da instrução processual, que poderá ou não condenar ou absolver muitos acusados.
         Por isso mesmo é que existem muitos condenados sem que se tenha realmente comprovado o nexo causal entre o fato e o tipo criminoso propriamente dito e nisso, a injustiça neste país é muito grande. Há de se acreditar que se pratique mais injustiça do que propriamente a verdadeira justiça, por conta de muitos fatos que são interpretados ou levados à cabo sem muita seriedade, esta é a verdade que nos salta aos olhos.

Nenhum comentário: