QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ADVOGADO QUE SE PREZA

              Desde a época do Brasil Império, que este País tem no advogado, uma das classes mais valorizadas, importantes e que de todos os movimentos sociais de interesse do povo, participaram ativamente. Desde bem antes da indpendência do Brasil até à dituadura  militar de 64, o advogado nunca se omitiu e sempre participou atividamente pelo pronto restabelecimento das liberdades democráticas. Atualmente, advogado que se preza, não anda por aí oferecendo os seus préstimos profissionais como se fora numa feira de mangaios, mas sim, respeita a ética, a dignidade profissional e aguarda que o cliente o procure para lhe consultar ou lhe entregar nas mãos o seu problema, a sua causa. Advogado que se preza, respeita o próximo, sobretudo o colega de profissão, não pratica concorrência desleal com o fito de desmerecer outro colega, mas antes de tudo e acima de qualquer coisa, o respeita à altura do profissional que cada um procuda dar de si, no respeito ao nosso Estatuto e à Ética que prima pela conduta com dignidade do profissinal do direito. Outra mais, advogado que se preza, não "come dinheiro" de quem quer que seja, como pejorativamente muitas se reportam à verba honorária que o advogado ganha ao patrocinar uma causa ou uma defesa. Por seu turno ainda, advogado que se preza não faz propaganda de si mesmo, nem fica aliciando clientes nem tampouco agenciando causas. Fico indignado quando um cliente chega para mim e diz: "advogado tal ou qual já me comeu tanto em dinheiro e não resolveu o meu problema". Desse tipo de desinformado, acho bom não me procurar, porque, caros camaradas, eu não "como" dinheiro de quem quer que seja, muito pelo contrário, faço o meu trabalho no respeito à ética e a profissão e ganho honorários pelo trabalho que executei em favor de alguém que me constitui. Agora, ganhar, soltar um recluso ou não, a história é diferente, mas o meu trabalho o fiz e o fiz dentro das regras que devem reger o bom militante do direito, esta é a realidade. Tem mais, advogado que se preza, não entra em processo patrocinado por outro advogado, sem a aquiescência daquele, pois não está sendo ético, nem tampouco profissional, afinal de contas, na qualidade de ser o advogado uma das categorias profissinais mais importantes do Brasil, o mau advogado deve mesmo procurar uma outra profissão, que bom advogado ele jamais será e estamos conversados, afinal de contas o respeito à toga não é para qualquer um. Como se deve separar o joio do trigo, também deve saber se escolher os bons dentre os tantos maus profissionais que existem e isto não é só na categoria de advogados não senhor! - Em todas as profissões existem os que prestam e os que não se prestam para nada.

Nenhum comentário: