QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 31 de outubro de 2010

BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa não senhor, é prego batido, ponta virada!
UM ANO DESTE BLOG - Há um  ano, dava início a publicação deste blog. Meu projeto principal era de publicar um jornal voltado para os problemas de Buíque, mas com foco em assuntos também, de interesse universal, porque os problemas de um determinado nicho populacional, em muitos casos, são bem parecidos com os demais de toda a humanidade. Depois, ao me iniciar com mais habilidade no mundo internetário, descobri o blog, que é uma espécie de jornal eletrônico e que a gente busca se comunicar com o mundo de forma mais ágil e com um custo bem menor do que a publicação de um jornal. O jornal, além do custo, não teria condições de ser editado diariamente, mas sim, teria que ser mensal,  mas trabalhoso e de um custo que dependeria de patrocinadores para a circulação regular de um informativo de formato de um jornal mural. Na questão do blog, primeiramente, criei um blog denominado de Blog de Buíque, depois, Blog do Modesto, para, enfim, ficar em definitivo dom o Blog do Manoel Modesto. Não atingi ainda os meus objetivos que era o de ser bem mais acessado, mesmo assim, com um ano no ar sem falhar um único dia em que não haja postagem, agradeço os quase 14 mil acessos até a presente data. Obrigado a todos os que dão credibilidade às minhas colocações, que buscam se fixar na seriedade, na realidade dos fatos e em um trabalho de alto nível. Se falhas existem ou se tem cometido, isto é próprio de todos nós, enquanto seres humanos vulneráveis a erros e falhas. Obrigado aos meus seguidores, acessadores e a todos enfim, que mesmo por curiosidade buscam ter conhecimento do meu trabalho que tenho buscado fazer com amor, dedicação e seriedade, com o objetivo maior de levar conhecimento, ajuda e contribuir da melhor forma possível sobre vários assuntos e acontecimentos que nos circundam nesta vida e neste mundo.

HOJE É O DIA D - Não que seja o dia "D" da Segunda Guerra Mundial, mas sim, da firmação cada vez maior da democracia brasileira, com a escolha do mandante ou da mandante maior da República Brasileira. Trocando em miúdos, as duas candidaturas, em termos de propostas programáticas, não tiveram muita coisa a mostrar em termos de inovação político-administrativa, pois enquanto a candidata Dilma focou suas propostas no Governo do Presidente Lula e na continuidade do seu modelo, o candidato Serra, da mesma forma, tomou como base o modelo de Lula, prometendo fantasiosamente avançar ainda mais, o que em algumas dessas propostas, a demagogia, o populismo e o impossível de ser implantado, sempre esteve patente, por não condizer com a realidade brasileira em que se vive no momento. Na verdade, o eleitor vai votar no modelo mais adequado para se continuar governando o País.

MODELOS - Existem duas formas de governar este País, se outra acaso venha a ter, está em fase de gestação, pois nesse mundo globalizado, impossível se implantar uma nova forma de governo sem que haja uma ruptura política radical na mudança de regime. Ambos, do ponto de vista filosófico, tem focos administrativos, na social democracia, diferindo um do outro, na forma de adoção de condução da coisa pública e a sua destinação de benefício final. Não há como romper com o regime capitalista por uma questão muito simples de que o mundo está sustentado numa rede de globalização econômica, em que se um fio quebrar, pode arruinar a economia dessa cadeia selvagem que se criou em todo o mundo. Não que alguns países não possam ser auto-suficientes para andar com os seus próprios pés. Aqui mesmo na América Latina, existem países que vão muito bem obrigado, independentemente de estarem vinculados estritamente a essa cadeira do capitalismo selvagem que se formou pelo mundo afora. O Brasil mesmo, nessa última crise econômica que abalou a economia do mundo europeu e dos Estados Unidos, saiu praticamente ileso e a sua economia, diferentemente do negativismo que se apostava, cresceu, contrariando a teoria do fio da  cadeia econômica do capitalismo selvagem. A questão dos modelos, é que o de Dilma, se foca na continuidade administrativa do Governo Lula e voltado para as questões mais cruciantes do País e com fortalecimento dos menos favorecidos e, no de Serra, a questão de pano de fundo, é o de tirar o Estado da economia, privatizar as riquezas nacionais e fortalecer cada vez mais o capitalismo selvagem. Subliminarmente, estão aí as diferenças entres os dois modelos, um, prima mais pelo social, sem deixar o capitalismo de lado, já o outro, prima mais pelo capitalismo e pelo fortalecimento cada vez em maior grau do capitalismo selvagem e desumano, em detrimento da maioria desassistida da sorte.

A IDEOLOGIA - Há de se destacar duas formas ideológicas de princípios filosóficos a orientar as duas formas de governo. A de Dilma Roussef, se foca no socialismo democrático com um misto de capitalismo social, já Serra, busca a sua fonte ideológica a ser adotada, no capitalismo selvagem do "laissez-feaire" vigente em fins do século XVIII e XIX no mundo europeu e que se disseminou mundo afora, em que prima esse preceito filosófico de modelo de vida, no fortalecimento do capital e do privatismo puro, em detrimento do social, ou seja, no capitalismo desumano e puramente selvagem. Claro que nos moldes atuais nem um nem outro, poderia, na estrutura em que está assentada a economia brasileira, ser completamente implantado, mas aí, para se continuar com o projeto iniciado por FHC, meio caminho já poder-se-ai estar andado em caso de uma suposta vitória de Serra, afinal de contas, os grandes interesses econômicos nacionais e internacionais estão fixados e apostando nisso, o que certamente, não virá a acontecer.

OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS - Basta observar que os grandes grupos nacionais, de capital misto e internacionais, estão dando apoio explícito à candidatura de Serra, pois até hoje não se conformaram em ter o primeiro operário, Luis Inácio Lula da Silva, como Presidente do Brasil. Para ficar somente em alguns, basta citar a Rede Globo de Televisão, a Rede TV, a Revista Veja, o Jornal Estado de São Paulo, entre outros grande conglomerados nacionais. Os maiores grupos de comunicação, que para o seu funcionamento dependem de concessão estatal, estão concentrados em mãos de tão-somente seis ou sete famílias poderosas, o que atenta contra a inteligência brasileira e os interesses nacionais. Num futuro governo, é bom se pensar na quebrar esses monopólios para democratizar mais esses meios de comunicação que costumam disseminar muitas inverdades em detrimento dos interesses nacionais, inclusive influindo de forma extremamente degenerativa e destrutiva na vida das pessoas. Até reuniões secretas se tem conhecimento que houve em Foz do Iguaçu entre FHC e grupos internacionais com interesse na eleição de Serra, de olho em uma possível negociata da desnacionalização da nossa economia.

O PAÍS QUE SERRA PROMETE - Fantasiosamente, o candidato Serra, promete salário mínimo de R$ 600,00 (seiscentos reais), o que não seria de todo ruim, se não viesse a provocar uma quebradeira em cadeira dos entes públicos, principalmente a Previdência Social, não que não seja justo um salário digno, mas para isso, seria necessário maior responsabilidade políticos dos gestores públicos; aumentar o Bolsa-Família e 13º  a esse título. Primeiro, o programa visa a atender pessoas em situação de risco, de emergência e não se constitui salário, mas sim, numa ajuda transitória, provisória, afinal de contas, ninguém gosta de estar recebendo uma esmola. O programa deveria ser encarado como uma ajuda até que em conjunto com outros programas sociais, viesse o cidadão a andar com os seus próprios pés. Incrementar mais investimentos em saúde, educação, proteção do meio-ambiente, é muito importante, desde que, se saiba como fazê-los para que não haja desperdícios de recursos públicos indevidamente no meio do caminho. Claro que o problema maior para consecução de objetivos e sucesso numa administração pública, é o combate em primeiro lugar, à corrupção, coisa que está longe de se acabar.

O PAÍS QUE DILMA SE COMPROMETE - Já a candidata Dilma, promete dar continuidade aos projetos em andamento implementados no Governo de Lula e dar mais impulsos no fortalecimento de outros programas de maiores alcances sociais. Outro calcanhar de aquiles também do qual padece todos os governantes, é a questão da malversação de dinheiros públicos, a corrupção escancarada, o desperdício, fatores estes, se reconheça, que não foram bem cuidados no Governo de Lula, apesar de que todos os focos de denúncias foram investigados pelas autoridades, mesmo assim, não foi o suficiente para dar um golpe mortal de vez na corrupção, pois anda ela a todo vapor em todos os recônditos nacionais. Onde  há ente público, há forte cheiro de podridão da corrupção. A corrupção ainda é um dos maiores males a ser combatido por todo e qualquer governante deste País e, embora seja coisa difícil de ser debelada, mesmo assim, deve ser combatida diuturnamente e com veemência e sem contemplação. A corrupção é a principal responsável por grandes problemas na saúde, na educação, na melhoria social, da falta de uma melhor qualidade de vida e da degeneração do meio-ambiente. O combate à corrupção deve ser uma constante de qualquer governante, seja ele de qual coloração for.

AS PESQUISAS - A se confirmarem as pesquisas realizados por todos os institutos envolvidos nesta campanha presidencial, Dilma vencerá esta eleição, inclusive dos que são contra Lula, a exemplo do IBOPE, que é da Globo e do DATAFOLHA, que é ligado ao Jornal Estado de São Paulo. Só se todos os institutos estiverem errados, Serra será o vitorioso, ou então, se a zebra pintar em todos os quadrantes do Brasil. Caso contrário, Dilma será a vitoriosa.

O MÉRITO - Se confirmada logo mais a vitória de Dilma, com toda certeza o mérito é único e exlusivo do Presidente Lula, pois uma mulher que ninguém conhecia até então, chegar a ser eleita a primeira Presidenta do Brasil, só vem a confirmar o prestígio do maior Presidente de toda História do Brasil. Quem estrebuchar que aguarde o legado que ficará na nossa história para os pósteros.

A POPULARIDADE DE LULA - Interessante é que existem alguns desavisados ocasionais, que certamente estão na margem dos 3% que acham Lula um péssimo governo, que consideram a aprovação do seu governo por mais de 80% de manipulação dos institutos de pesquisa. O mais interessante, é que pessoas com essa mentalidade hipócrita, não procuram observar com mais atenção, de que esses institutos de pesquisa trabalham justamente para grupos econômicos que são abertamente contra o Governo do Presidente Lula. É esse um tipo de gente que sofre de eterna miopia, posam de auto-suficientes, se acham o máximo em intelectualidade como se foram os donos da verdade e são preconceituosos com relação aos próprios patrícios e não aceitam de jeito nenhum em que pela primeira vez, uma pessoa saída da classe operária, a exemplo de Lula, chegasse a ser o Presidente da República e, diga-se de passagem, o maior que o Brasil já teve.
OBRIGADO POR UM ANO DE BLOG
           Por hoje, é só. Espero sinceramente, que todo mundo vote certo e consciente. Quero mais uma vez aproveitar esta oportunidade, para agradecer de todo coração, aos que procuram acessar as matérias que diariamente, mesmo acordando nas madrugadas, procuro publicar com a melhor das intenções, de que é informar as pessoas, os que me lêem e assim, dar a minha contribuição para esclarecer e ajudar de alguma forma, na formação opinativa de meus semelhantes na busca de um mundo melhor, mais humano, mais amigo e mais fraterno. Não espero com isso, alguma espécie de retorno em forma de compensação, mas sim, o reconhecimento de um trabalho sério, com que busco fazer com sentimento, humildade, desprendimento e acima de tudo, por amor à arte de escrever e poder contribuir com o meu próximo. Espero não estar sendo incompreendido, que as minhas palavras, as minhas escritas, possam de certa forma servir de lastro para alguma espécie de aprendizado na vida de cada um dos que acessam este blog e lêem as minhas matérias. Obrigado por um ano viajando nesse mundo internetário que não tem limites.

Nenhum comentário: