QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UMA OLHADA SOBRE OS FATOS QUE ACONTECEM

1. - A polícia em atuação conjunta e previamente planejada, fez um trabalho bem feito no Rio de Janeiro, o que já deveria ter sido feito há muito tempo para quebrar as pernas do tráfico e da bandidagem que até então vinha fazendo as vezes de um Estado paralelo do anarquismo e praticando barbáries na Cidade Maravilhosa. O Estado politicamente organizado não pode se ajoelhar diante da bandidagem. A lei e a ordem devem prevalecer sobre a desordem até mesmo com a conivência de determinados setores da própria segurança do Estado.

2. - O perigo é esse pessoal se debandar para Estados de outras regiões, a exemplo do Nordeste, o que deve fazer com as nossas autoridades fiquem em sinal de alerta e de prontidão para barrar que eles venham praticarem as desordens e práticas criminosas em nossa região. Mais do que nunca nossa região deve permanecer preparada para combater esses possíveis bandidos que migrarem para a nossa região, bem como noutras regiões brasileiras.

3. - Estive numa audiência em União dos Palmares, em Alagoas, semana passada. Pela primeira vez me deparei com um Juiz de Direito extremamente democrático e cordial. Até parecia que a gente não estava lidando com um Juiz, pelo informalismo com que ele conduzia a audiência, sem quebrar, claro, os preceitos legais que devem reger a conduta dos que estão envolvidos na condução de um audiência num Juízo de Direito. Apesar dos pouco mais de 28 anos de idade, o Juiz demonstrou uma cordialidade e uma maturidade dantes nunca por mim vista nos meus vinte anos de profissão, na pessoa de um Juiz de Direito. Que bom seria que se pelo menos parte dos Juízes de Direito fossem como aquele de uma das Varas da Comarca de União dos Palmares, talvez assim, a gente não se deparasse com tanto Juiz querendo ser Deus, se sentindo Deus de verdade ou querendo dar  uma de Deus. Parabéns ao magistrado. Outra mais que me deixou orgulhoso, é que ele é pernambucano.

4. - O que mais nos constrange como advogados, operadores do direito no nosso dia a dia, é nos depararmos com uma série de juízes que se acham acima do bem e do mal. Na verdade, isso só nos deixa indignados diante de pessoas que antes de tudo, deveriam entender que na realidade, não passam eles de meros seres humanos, com uma única diferença, que é a de apreciar feitos  jurídicos e julgar. Nada mais, nada menos. Outra mais, tem muitos que julgam muito mal e numa convicção que ninguém sabe de aonde vão buscar para fundamentar os seus julgamentos. Tem julgamento de arrepiar e o pior é que as Cortes Revisoras, dificilmente mudam os erros crassos que são cometidos pelos julgados singulares. Assim não dá para acreditar nessa Justiça capenga.

5. - Acredito que pelo andor da carruagem, com os rumos que vem tomando a política buiquense, muita coisa vai ser mexida daqui para o ano que vem. Evidentemente, que o jovem prefeito Jonas Neto, cheio de boas idéias para Buíque, com certeza vai operar modificações para melhorar e eficientizar o seu governo, o que é uma necessidade urgente para que as mudanças prometidas realmente aconteçam. 

6. - Apesar do curto espaço de tempo que ainda lhe resta, muita coisa pode ser recuperada, inclusive se ter uma virada para melhor. É esperar para ver. O pacote que ele trouxe de Brasília nesses dias que por lá passou, acredito que vai dar uma reviravolta na política de Buíque. É esperar para ver.

7. - A Presidenta Dilma Rousseff, pelo que tudo indica, vai primar mais por uma equipe técnica no que estiver mais para uma área técnica e, na política, nos ministérios que assim se fizer a necessidade de ocupação de espaço político, afinal de contas, é assim que deve funcionar um governo equilibrado.

8. - O Governador Eduardo Campos tem sido um dos mais influentes na formação do governo da Presidenta eleita. Eleito com uma votação recorde no Estado de Pernambuco, Eduardo Campos pode se constituir num político com vôos mais altos no futuro, afinal de contas, ele ainda é bastante jovem e tem muito caminho a andar na política brasileira.

9. - Já o Senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves, acho que está em baixa para uma futura disputa para presidente da república. O fato é que ele é oposição e se não souber bem se articular, a tendência a cair no ostracismo político o que poderá ser negativo para ele. Vai depender a sua atuação dos eventuais erros que o governo da Presidenta Dilma vier a cometer, caso contrário, ele não alçará o vôo pretendido.

10. - Quanto a Zé Serra, acho que se for candidato novamente, não repetirá Lula, que de tanto insistir chegou a se eleger e reeleger Presidente da República e se tivesse uma terceira vez, com certeza ele levaria. Ele deu luz a um poste que foi Dilma, quiçá ele mesmo o candidato, hem!

Nenhum comentário: