QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 7 de julho de 2015

A CENTELHA DE FOGO


   Sempre relacionei centelha, a uma publicação evangélica, denominada de “A Centelha”, acho que era isso. Não sei se ainda publicam, mas era de uma denominação religiosa, não lembro qual, das tantas evangélicas que existem no mundo atual. Mas nesse caso particular, falar de centelha, não quer dizer propriamente que vou adentrar no mérito de questões de religiosidade de ninguém, não necessariamente nessa ordem.
    Acredito que a centelha de fogo, está dentro de cada um de nós, quer seja para fazer o bem ou pender para o lado de se fazer o mal. A centelha no meu entender, corresponde à vida de cada um de nós, e nada melhor que bem regá-la com bons fluidos, bons pensamentos, para que possamos atingir aquilo que de fato queremos para a vida de cada nós mesmos e para muitos de nossos irmãos.
    Sendo a centelha de fogo a vida de qualquer que seja o ser vivo, a que mais há de se chamar a atenção, é a do homem e, quando falo dessa espécie, quero me referir a todos os gêneros que hoje povoam à humanidade, porque quer queiram, quer não, vivemos numa sociedade diversificada, cada qual que desta é parte integrante, por mais que cresça o mundo demograficamente, mesmo assim, cada ser humano tem a sua centelha de vida, não só os humanos, mas os animais irracionais também, porque da mesma forma que nós, eles nascem, se desenvolvem dentro de seu habitat natural e, como tudo na vida que é vivo, morre da mesma forma. Se apaga de vez e tudo vai repousar na imensa escuridão. Mas nosso foco é mais o ser humano, que é o que importa.
     A centelha de fogo no momento do nascimento, vem somente para iluminar à vida, dar os primeiros movimentos, trazer o ar que inspiramos, que respiramos, as necessidades fisiológicas que dependem das mãos de quem nos cuida e assim por diante. Entretanto, só a partir de determinado momento da vida de cada ser humano, é que essa centelha vai nos dando mais brilho, mais discernimento para fazermos nossas escolhas, tanto profissionais, modo de vida, o caminho pelo qual cada um deve trilhar e assim por diante. É uma espécie de luz-guia de cada um de nós, a nortear o nosso caminho. Uns nascem com a sua estrela de fogo que brilha, mas o brilho pode queimar muitos dos nossos irmãos; já outros, buscam brilhar para si mesmos e outros ainda, uma minoria, usar o seu brilho para fazer o bem aos demais viventes. É assim mesmo que acontece no mundo em que vivemos.
     Todos na verdade tem a sua centelha de fogo. O que se espera nesta vida efêmera, é que cada ser humano saiba e aprenda a usar o seu brilho a cintilar, da melhor maneira possível. Nada melhor do que buscar fazer o bem sem olhar a quem. Isso nos deixa com a alma mais leve, a vida mais fácil de ser levada nesta nossa caminhada, mesmo que existam muitos tanto de um lado, quanto de outro, querendo lhes derrubar, mesmo assim, devemos ser fortes como uma baraúna e jamais nos deixar abater pelos malefícios que no nosso dia a dia nos querem fazer.
      Acredito, que pode até ser que cada qual venha a nascer com a sua centelha de fogo, com uma determinação preordenada na vida, mas também, o brilho estelar de sua centelha, vai depender muito de cada um ser humano. É em cada um de nós que está a força, a centelha acesa, bastando muitas vezes que cada um acorde para despertar, que a sua centelha de fogo está acesa e pronta para brilhar o seu caminho e ajudar a muitas outras pessoas, a trilhar e encontrar o seu próprio caminho, porque quantos não são as pessoas que dependem uns dos outros por estarem alheias e perdidas em suas próprias vidas, hem? - Aliás, a gente não pode viver ilhados. Todos nós na verdade, dependemos uns dos outros, agora, tem àquela velha história, uns às vezes rastejam por não tem forças próprias para conseguir levar adiante e fazer o seu próprio caminhar e é aí, que entra uma pessoa que tenha uma centelha de fogo brilhante para ajudar ao próximo, é assim que devemos caminhar pelos descaminhos desta vida, embora não sejamos na maioria dos casos, muito compreendidos ou entendidos por muitos, mas nada disso deve nos deixar esmorecer em nossa caminhada, afinal de contas, como no dito popular, “é para a frente que se anda.” – Na verdade, por mais povoado que esteja este mundo, com tanta gente habitando este Planeta por metro quadrado nos grandes centros, mesmo assim, a gente vem a perceber, inúmeras centelhas de fogo que brilham, mas que o brilho de cada uma delas nas pessoas, estão opacos, sem transmitir luz, porque por mais que estejamos tão próximos, cada vez mais nossas centelhas de fogo estão distanciadas e se afastando cada vez mais umas das outras, esta é a realidade da falta de humanidade e insensatez humano com as quais nos deparamos nos dias de hoje.


Nenhum comentário: