QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 3 de abril de 2016

QUEM NUNCA PECOU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA



         Evidentemente, que todo mundo, do ser humano mais simples ao mais estudado ou rico do estamento social, sabe perfeitamente que o título da matéria é bíblico e antigo. Vem dos ensinamentos de Jesus Cristo em suas pregações. Por isso mesmo, é que geralmente diante de uma situação conflituoso e angustiante, se costume sempre repetir, “àquele que nunca pecou que atire a primeira pedra”. Pura verdade. Não sou muito bíblico ou religioso não senhor, mas todo mundo sabe dessa parábola dos ensinamentos do mundo cristão.
       Também me insiro dentro desse mesmo contexto, porque também já pequei muito, fui censurado, sou censurado por isso, mas neste momento faço a mesma indagação aos demais que sempre me acompanham em meus escritos, fazendo de outra forma: “quem na vida nunca errou, hem minha gente?” – Acredito que unanimemente todos vão dizer que sim, porque duvido que alguém, por mais santo que pareça ser, possa dizer o contrário!
        Julgar os outros pelas aparências, sem conhecimento de causa, macular a imagem sem saber o porquê, é muito simples. O difícil mesmo é buscar saber as causas, circunstâncias que nos levam por vezes a tomar uma atitude na vida, fazer uma opção, seja ela qual for nas nossas atividades sociais, profissionais ou políticas, da vida de cada um, para poder fazer um juízo de valor. É por se julgar sem saber ao certo e com propriedade sobre o que é verdade ou não, é muito fácil, como estão fazendo com Lula e a Presidente Dilma Rousseff, somente acreditando naquilo que uma mídia golpista dominada por uma elite dominante, vem jogando para o povo e, como numa catarse coletiva, a maioria passa a acreditar de que àquele fato jogado no ar, mesmo mentiroso, vem a se tornar verdadeiro, daí toda essa balbúrdia que uma parcela imbecil e hipócrita de nosso povo vem fazendo do nosso Brasil, quando o certo deveria ser a busca de soluções e não de mais problemas.
      Por essa razão, ninguém pode julgar ou fazer um juízo de valor antecipado, contra ninguém sem saber das razões, causas e motivos, quando a gente vem a tomar uma determinada decisão na vida. As ciências sociais, é um ramo do estudo do ser humano, que ora pode se ter um entendimento, um conceito x ou y de moral ou de conduta, ora pode ter outro. Tudo vai depender da volatilidade social, porque essa ciência não se trata de uma ciência exata, mas factível de mudanças com os avanços e à medida que o tempo vai fluindo no seu curso normal. É assim que acontece.
        Então minha gente, antes de se julgar alguém, de se fazer um juízo de valor, que procurem antes se inteirar, para não se incursionar nos mesmos erros milenares bíblicos, dos “Madalenas” da vida, de que, quem pecou uma ou mais vezes, que atire a primeira pedra àquele ou àquela que nunca pecou. É a indagação que faça para reflexão, principalmente para os que estão envoltos numa redoma de vidro ou é vidraça. Um bom domingo para todos e todas!

Nenhum comentário: