QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 17 de janeiro de 2010

TANATOLOGIA OU A CIÊNCIA DA MORTE


            Tanatologia é a parte da medicina legal que se ocupa da morte e dos problemas médico-legais com ela relacionados. É uma palavra de origem grega: Tanathos - o deus da morte e Logia - ciência, portanto é a parte da ciência que estuda a morte e as suas causas. Na verdade, caros amigos, é triste termos a certeza única da vida que chegará um dia, ou mais cedo ou mais tarde, que fatalmente virá àquela caveira amedrontadora, com a sua foice afiada feita uma navalha, que nós levará para o bucaro de sete palmos. É realmente estarrecedor se formos nos fixar na morte inexorável, na morte impiedosa, que não poupa ninguém, nem pobre, nem rico, nem o mais ferrenho religioso, ninguém, mas ninguém mesmo ela dá uma chance e não o leva seja lá para onde for. Só sei mesmo que o sono da morte é eterno. É o dormir derradeiro para sempre e sem mais volta à vida. Difícil mesmo, acredito, que são poucos os que não tem medo da morte. Necessário se faz, para tanto, está bem preparado e acreditar que está partindo desta para uma melhor, só que até agora ninguém voltou para fazer um relato da experiência tanatológica. Quando infartei em Maceió, so me vi em seguranaça quando estava sob os cuidados de uns quatro médicos, na maca onde me fizeram uns procedimentos médicos e eu a tudo observando por um vídeo, com um cateter circulando pelas minhas artérias. Nada senti, mas tive medo, medo de fechar os olhos e não mais abrí-los! - Mas de uma coisa se pode ter certeza, a morte é imutável e virá a qualquer tempo, se cedo ou tarde, só as circuntâncias da vida são quem dirão.

Nenhum comentário: