QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 23 de março de 2010

I CONERÊNCIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL - DELSINHO MODESTO E Dr. KERLEY REPRESENTARÃO BUÍQUE

              As principais metas da I Conferência Nacional de Defesa Civil, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, é de avaliar a situação da Defesa Civil hoje, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. São estes os principais objetivos dessa Primeira Conferência Nacional, que ocorrerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento terá a presença de representantes das Coordenadorias das Defesas Civis de 113 cidades de Pernambuco que se credenciaram e, Delsinho Modesto e Dr. Kerley, vão representar, a trancos e barrancos o nosso Município, porque colocaram muitos entraves para que Buíque pudesse vir a ser representado em Brasília. A importância do evento está no foco de discussões de políticas públicas de defesa civil, criação de metas e metodologias preventivas em caso de situações de risco, de desastres naturais e porque não dizer, no sentido de aproximar as ações do governo junto à sociedade civil na ajuda e cooperação voluntariosa visando equalizar soluções em situações de risco, a exemplo dos que vêm ocorrendo com certa frequência em vários recônditos do País. Entre os temas que serão debatidos destacam-se a reativação do Fundo Nacional de Defesa Civil, a criação da carreira de Agente da Defesa Civil e o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).
            O evento reunirá mais de mil delegados, escolhidos durante as etapas municipais e estaduais. Eles trarão para Brasília suas contribuições e desafios locais, a rotina do trabalho de quem está na ponta e os anseios para uma efetiva cultura de Defesa Civil.
           “Estamos acompanhando frequentemente as mudanças climáticas globais que vêm acarretando o aumento do número de desastres em todo o Brasil. É necessário fortalecer as ações que visem a redução dos riscos e construir comunidades mais seguras”, destaca a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente. Na avaliação da secretária, essas metas somente serão alcançadas quando os municípios, os Estados, o governo federal e a sociedade caminharem juntos, criando um compromisso consciente diante das diferentes responsabilidades propostas. “Esse esforço só é possível com mudanças de atitude e o incremento de recursos técnicos e materiais, além do engajamento dos gestores sociais”, esclarece Ivone Valente. Uma mobilização nacional é de fundamental importância. Por isso, idealizou-se a conferência que servirá como um espaço para se discutir as realidades das defesas civis de todo o País. Serão analisados, entre outros assuntos, as estruturas de trabalho e propostas de iniciativas que ajudem a reduzir as vulnerabilidades de cada região. “Precisamos estar mais preparados para lidar com os desastres e as consequências que eles acarretam. Tanto as atividades de prevenção como as de resposta se tornam mais eficientes com a potencialização das sociedades e a organização no sentido da promoção da qualidade de vida”, explica Ivone Valente.
             Apesar das dificuldades e dos esforços envidados por Delsinho Modesto junto com o Dr. Kerley, finalmente nesta terça-feira vão embarcar para Brasília, onde vão participar desse importante evento para fortalecer e cuidar de políticas públicas de defesa civil em função das várias alterações ambientais provocadas pelo próprio homem, maior responsável pela depredação da natureza. Sucesso para os representantes de Buíque em nosso Estado de Pernambuco lá em Brasília.

Foto da Secretaria Geral da Defesa Civil, Ivone Valente.





Nenhum comentário: