QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 5 de maio de 2010


COLUNA - O OLHAR DA TARÂNTULA




OS CANDIDATOS A DEPUTADOS DE BUÍQUE

           Dona Tarântura, com seus oito olhares, esteve nos quatro cantos de Buíque e, pelo que pôde observar, apesar da pulverização de voto para deputado em Buíque, me disse ela que o candidato do Prefeito Jonas Neto, Claudiano Martins, é quem vai ser o campeão de votos, frente às candidaturas de Júlio Cavalcanti, Marcantônio Dourado, José Aglailson, Ângelo Ferreira, entre outros gatos pingados que sempre aparecem em época de política. Claudiano Martins foi na eleição passada um dos deputados estaduais mais votados no Estado de Pernambuco e, a tendência este ano é aumentar a dosagem de votos e aqui em Buíque a previsão é de mais de 6 mil votos, derrubando, desta feita, a invencibilidade de Marcantônio Dourado, candidato do ex-Prefeito Arquimedes Valença, que tem a sua liderança política dividida com Júlio Cavalcanti, o que vai tirar votos de Marcantônio, o que é positivo e vantajoso para Claudiano Martins. Vamos ver para conferir, certo Dona Tarântula?

GRACILIANO RAMOS

           O Escritor Graciliano Ramos, filho de Quebrangulo, Alagoas, quando criança, com seus familiares, segundo narra no seu livro Infância, quando ia entrando na Vila Nova de Buíque, nome da época, lembra bem de amontoados de pessoas, rodeando fogueiras para se aquecer do frio intenso, e conversarem. Descreve depois em seu livro, que é um marco histórico de nossa terra, que o povo buiquense era muito fofoqueiro. Para quem não conhece da história, Graciliano Ramos viveu em Buíque de 1894 a 1898 e aqui aprendeu as primeiras letras e, apesar de criança, com a sua mente fotográfica, descreve Buíque da época com uma precisão de dar inveja. Na verdade, na questão da "fofocagem", passados mais de 100 anos, Graciliano estava certo, pois o que mais sabe fazer o povo de Buíque, é fofocar e levar-e-trazer, não é não dona Tarântula? - Um fato lamentável é o de que a casa onde Graciano morou, que se não me engano foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade, hoje é uma loja, o que é uma pena, ou não dona Tarântula?

DEU NUM JORNAL

          Segundo leu Dona Tarântula, deu num jornal que circula em nossa cidade, que o marco histórico em Buíque, começou com o Prefeito Anibal Cursino de Siqueira, o que é uma grande inverdade. Sem demérito algum para o ex-prefeito, mas antes dele teve grandes outros prefeitos que antecederam e fizeram história em Buíque, a começar por Zé Cursino Galvão, em 1950, depois, se não me engano, Zé Emílio de Melo, em 1954, Jonas Camêlo de Almeida, 1958, Blésman Modesto, em 1962, que foi eleito o prefeito mais jovem de Buíque, em com apenas 22 anos de idade e todos eles a seu modo se destacaram e fizeram parte da história de Buíque, entre outros. Então, dona Tarântula observa que, o jornal seja mais fiel no que escreve para poder falar da história de nossa terra, ok!

Nenhum comentário: