QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

AS MESMICES DE SEMPRE DO NOSSO COTIDIANO


PÔ, MEU! - NÃO DÁ MAIS!

        Olha gente, esse assunto do noticiário que é repetitivamente mostrado pelos meios de comunicação, principalmente o televisado, já está enchendo o saco. Todo dia procuram dar um enfoque diferente para as mesmices coisas de sempre e nada acrescentam em termos de informação ao público que fica antenado na telinha. Se a programação televisa já é um lixo de uma péssima qualidade, imagine só se enfocar um assunto criminoso de ampla repercussão, como esse do goleiro do Flamengo, Bruno, acusado da morte da amante, Eliza Samúdio,  e do advogado Mizael Bispo, da mesma forma responsabilizado pela morte da advogada Mércia Nakashima, fossem os únicos assuntos a se mostrar. Não dá mais para aguentar tantas ilações que o meio jornlístico marron procura fazer no sentido de distorcer a realidade, criar fatos novos e a pressa de informar, da mesma forma, os delegados de polícia, promotores de justiça, entre outras, que gostam de aparecer diante de luzes e câmaras, ação!, como se fossem figurantes de um filme nacional de segunda categoria. Os repórteres e jornalistas, ávidos por alguma novidade, parecem até urubus na carniça sempre querendo dar uma manchete em primeira mão. Para eles não importa se condenados ou não os acusados, pois pela força da mídia eles já foram julgados culpados por antecipação. Se o crime for da competência do Tribunal do Júri Popular, mesmo em tese, os acusados serão fatalmente condenados sem contemplação, pois no inconsciente coletivo do povo, eles já estão lascados mesmo! - Acaso não seja da competência do júri a responsabilidade de julgar a batata-quente, da mesma forma o juízo criminal que vai julgar a cada um, já tem em mente um juízo de valor formado e dificilmente da mesma forma, se livrarão de uma pesada condenação, esta é a realidade dos fatos e é assim que a mídia age. Não importa, se é pra lascar, não importa quem quer que seja, a imprensa lasca mesmo e priu! - Na verdade, camaradas, não tem quem aguente mais esse tiroteiro cerrado do samba de um anota só, pô! - Tá mais do que na hora de mudar a letra da música, gente!


SEM LIMITES

         Que me desculpem quem não gostar ou da mesma forma que não me desculpem, mas Buíque, minha gente, é de uma desorganização que não está nem no gibi, disso ninguém tem dúvida, ou tem? - Ora minha gente, não dá para aguentar essa desordem escancarada do trânsito sem que se tome nenhuma providência, pô! - Que lugar da p...é esse, que nem essa m... do trânsito se organiza, hem? - A gente vê a hora de acontecer algo pior, trágico com essa desorganização do trânsito de Buíque, que não tem limites. Às vezes ficamos como malucos no meio dessa desordem sem saber se estamos na Índia, na Inglaterra ou em alguma cidadezinha dos Estados Unidos, porque  ora se dirige do lado esquerdo em sentido contrário, ora do lado direito, ora no centro, ora no meio do povo que não aprendeu que no meio da rua não é lugar do tráfego de pedestres, quer dizer, a gente fica como barata tonta envenenada, só esperando atropelar alguém, sofrer uma abalroada ou bater em outro veículo ou numa moto dirigida por algum motoqueiro amalucado. É uma desgraça dirigir nessa p...desse trânsito de Buíque. Agora, camaradas, não pensem que isso vem de hoje não senhor! - O erro vem bem lá de trás! - Blésman até que tentou organizar esse trânsito, quando foi prefeito pela segunda ou terceira vez. Colocou sinalização em todas as ruas, mas da mesma forma, ninguém respeitava p...nenhuma e essa m...continua a mesma coisa! - Até parece que nesse balangandã, se está mesmo numa terra em que cada um faz a sua própria lei, pelo menos a de trânsito dá a entender isso. Os motoqueiros também da mesma forma, abusam à vontade! - Não estão nem aí, principalmente aqueles que trabalham de moto-taxistas. Pô Cara!, alguma coisa tem que ser feita! - Quer venha a agradar ou a desagradar alguém, as regras que existem devem ser cumpridas, ou diferentemente de outras cidades, somos nós mesmos que ditamos as próprias regras, hem?


CONTINUAR MENTINDO, EU???

           A minha formação de vida que honrosamente veio de berço, de meus pais, mesmo frutos da humildade e simplicidade em que viviam, não me ensinaram eles a mentir, nem a me calar diante das inverdades, das injustiças e das mentiras que a gente vive frequentemente a se deparar, se bater de frente. A verdade dói? - Pode doer sim, mesmo assim, temos que dizê-la em alto e bom tom, porque uma vida de farsas, de mentiras não faz o menor sentido. Ser ou não ser, eis a questão, bradou o grande escritor, dramaturgo e teatrólogo inglês, Sheakeaspere, e por isso mesmo, a gente deve na vida fazer uma opção. A gente deve assumir a nossa posição, seja ela qual for, senão somos o que? - Covardes? - Vermes putretafos a rastejar nas valas comuns, ou o quê? - Viver com dignidade, com honestidade e se pautando por uma conduta exemplar, pode não agradar a muitos, pode agradar a poucos, pode não agradar a ninguém, mas e daí! - A vida, camaradas, a cada um pertence e na liberdade que nos é dada pela dádiva divina, não nos é dado a imposição do cerceamento de emudecer, de não nos expressarmos, só se nos cortarem a língua para não falarmos ou as mãos, para não escrevermos, mesmo assim ainda podemos nos comunicar através de gestos, ou não? - Ninguém é dono da verdade, nem a mim mesmo, posso eu me arvorar como dono da verdade, afinal de contas sou humano, e por assim o ser, sou também vulnerável aos pecados mortais dos demais humanos, ou deveria ser de forma diferente! - Não existem santos, nem imaculados, nem tampouco pregadores da verdade absoluta, mas uma coisa é ter um dom da verdade, outra é sempre procurar mentir descarada e deslavadamente como se ninguém merecesse respeito e eu, camaradas, não nasci, não cresci, não adquiri uma formação de vida dessa natureza. Que me desculpem ou não, os desafetos, mas continuarei na minha linha de "livre pensar é só pensar" como bem acentuou o carioca Henfil, ok!


USO DE INSTITUIÇÃO COMO TRAMPOLIM

        Claro que nada tenho contra o ex-presidente da OAB-PE, o procurador do Estado, Jayme Asfora, que dirigiu através de e-mail, pedido de votos aos quase 29 mil advogados inscritos na ordem em nosso Estado, para a sua candidatura a deputado estadual. A justificativa apresentada é que foi ex-presidente da classe, fez um bom trabalho a frente da nossa Ordem, defendeu intransigentemente os interesses dos advogados, os direitos humanos, do exercício pleno da advocacia e da democracia, etc e tal. Esse blá-blá-blá de todo político, já estou mais do que acostumado a ver e ouvir. Agora digam se tenho razão ou não: isso é uso ou não da instituição a qual presidiu para angariar votos para a sua campanha, ou é o quê? - Se estiver errado, que digam aonde estou, que tranquilamente dou a minha mão à palmatória! - Na verdade, não é a primeira vez que a OAB-PE é usada como trampolim para ex-presidentes se tornarem políticos. Isso não é ilegal, nem tampouco proibido por lei. Agora se ético ou moral, é outra coisa. Como  bem o disse noutra matéria sobre o assunto, é muito comum se usar sindicatos, instituições de destaque para promoções de ordem pessoais para se chegar a determinados objetivos previamente ordenados na mente de cada um. O principal é o destaque dado a certo e determinado cargo que se vai ocupar; o outro é o político e, outro mais, é se galgar algum cargo em alguma Corte Jurídica ou de assessoramento dos legislativos estaduais ou federal, além do destaque que se é dado na mídia. Dificilmente quem está a frente de alguma instituição ou de um órgão de classe, não gostar de aparecer nos flash das câmaras ou nas manchetes de revistas ou jornais, estou mentindo? - O pior é a pessoa dizer sem a menor cerimônia, que precisa do voto do "colega" porque a classe precisa de um representante no Legislativo Estadual. Até que seria bom se ver os advogados, representados por um dos seus na esfera do poder, mas será que eleito, a nota não muda de tom? - Como bem o disse um ilustre jogador de futebol, não sei se daqui mesmo de um dos times de Pernambuco ou de outro Estado brasileiro, saiu-se ele com essa pérola: "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa". Será que dá para acreditar, hem gente?



CHARGES DO DIA






Nenhum comentário: