QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 2 de julho de 2010


             COLUNA DAS SEXTAS          


             O OLHAR DA TARÂNTULA        



AS PEDRAS ESTÃO ROLANDO


 DIA DE EMOÇÃO



            Para os aficcionados de futebol, hoje é mais um dia de emoção. Mais ainda, é um dia em que rolará sentimentos de paixão cada vez maior, a ponto de cada brasileiro ficar com o coração na mão. Brasil e Holanda, certamente vai ser um grande jogo. Pode-se dizer "um duelo de gigantes" e nas pedras que vão rolar", vamos ver que bicho vai dar. Acredito que o corpo a corpo vai ser a grande marca do tempo de jogo e quem ganhar não vai ser por uma goleada, coisa que, contratiando expectativas, pode hipoteticamente, surpreender, o que não é impossível em se tratando de futebol, afinal de contas, trata-se de mais uma modalidade de jogo e quando se trata de uma disputa desportiva, um tem que ganhar e o outro, evidentemente, perder. É a lógica, não existe outra saída. Mas como bons brasileiros, vamos todos torcer pelo Brasil para vencer aqueles galegões dos olhos verdes, ok minha gente!

TRIBO SÓ DE CACIQUES


            Em  toda tribo que se preze tem que ter índio, mas tribo composta só de cacique não pode dar certo. Em toda organização, da mais simples e humilde que seja, a mais sofisticada e pujante, tem que existir comandantes e comandados, senão inexistiria sociedade devidamente organizada. Foi assim que as civilizações se organizaram em sociedade formada por núcleos familiares. No PSDB que só existia cacique comandando, não existia nenhum índio a ser comandado, mas eis que de repente arrumaram um índio para tapar o buraco do Serra, o vácuo político, e do índio saído da toca de uma tribo carioca, tiraram das  mangas o s eu para complementar a sua chapa à Presidência da República, pela união dos DEMOS junto à prata da TUCANATA. Só  vamos ver no que vai dar essa miscigenação da "cacicada do PSDB com o índio do DEM". Segundo o índio escolhido, promete ele mobilizar o Brasil, principalmente a juventude, coisa que acho pouco provável para um ilustre desconhecido, que só agora, de última hora, veio a sair da oca.


ORA CAMARADAS....


           Sei não camaradas, mas o também "cara-pálida" de Pernambuco, para ocupar a vaga faltosa ao senado na chapa de Jarbas Vasconcelos, mesmo que tenha ele dito o contrário, na verdade ele apareceu de última hora, sem sequer ter sido convidado, para justamente tapar um buraco que ele pensa que não foi uma pedra tapa-buraco. Ora camaradas, só se o cara for um "abestado" para acreditar nessa deixa de consolocação a falta de outro nome. Apesar de Raul Jungman ter sido bem votado na capital do Estado, mesmo assim, acredito, que as suas chances de uma nova reeleição estava deveras comprometida. Como não tinha outra saída, aceitou o sacrifício de tapar ser o tapa-buraco de Jarbas, a falta de quem quisesse aceitar o sacrifício. Nem mesmo o autosuficiente Roberto Magalhães deu a menor bola ao convite de Jarbas, que via nele o seu preferido para a disputa à vaga do senado pela sua chapa. Por falar em Jarbas ele alfinetou Eduardo pela sua mega convenção, alegando que a fez grande por fazer uso da máquina. Agora na minha santa não ingenuidade política, indago: Ô Jarbas, e quem não usa e abusa da máquina estatal quando está no poder, hem? - Você mesmo, "carranca-do-são francisco", será que não fez uso da máquina na sua convenção de sua própria reeleição? - E parte do dinheiro da venda da CELPE, no pool de grandes empresa que tocaram a obra da duplicação da BR 232 até São Caetano, será que nada saiu para patrocinar a campanha de A, B ou C do seu lado? - Ora ex-camarada Jarbas, vamos deixar de  hipocrisia que ninguém mais é besta para acreditar em história da carochinha, tá certo seu cacique de Pernambuco. A exemplo de Serra, caro Jarbas, você deveria também ter ido procurar um índio dos Xucurus de Pesqueira, dos Kapinawá de Buíque ou dos Fulni-Ô de Água Belas para também ser o seu vice ou até mesmo tapar o buraco da vaga de senador, e assim, a sua chapa deixar de ter tanto cacique, ok camaradas!


CONVENÇÃO DE EDUARDO


           Por ser a política um jogo que envolve muitos interesses, também do lado situacionista, tiveram da mesma forma, as xispas de puxa-encolhe de saco de gatos, para as acomodações de gatos pingados já existentes e dos que vieram para terminar de encher o saco, afinal de contas, quem está no poder de mando é quem enche mais o seu saco de gatos pingados da política, como já está mais do que provado e sacramentado. Quando a vez era de Jarbas, todos os gatos pingados estavam no seu saco. Agora sendo a vez de Eduardo, os gatos dantas "jarbistas de carteirinha" hoje sem a menor cerimônia migraram para o saco "socialista de mentirinha" de Eduardo Campos, afinal de contas, poder é poder, meu caro. No poder, diz "abestalhadamente" o dito popular: "manda quem pode e obedece quem tem juízo". Não sou imbecil a ponto de seguir essa idiotice, que está mais para os profissionais do bajuladorismo e do puxasaquismo do que para homem sério, de palavra e que tem retidão de caráter. Homem que é homem não se vende, não faz barganha espúria e nem se troca, mas em política, o que vale mesmo é máxima de que deve sempre se ganhar, "não importante os meios ou as pessoas com quem se deva aliar". Lula e Maluf no mesmo palanque, pode? - É aí camaradas, que não concordo com essa lógica estapafúrdia da política. Mas nesse jogo que não é diferente em nada do que disse, Eduardo fez a sua convenção com a chapa completa e pelo que se noticia, foi bem maior do que a de Jarbas, o que era de se esperar. Após xispas prá lá e prá cá, finalmente o não menos "carrancudo" da Terra do Mestre Vitalino, foi confirmado como o vice de Eduardo e assim, a novela política eduardista chegou ao fim. Só resta agora o embate da campanha, que pode ser emocionante ou não, a depender do mote que será dado no decurso dos debates políticos.

DEU NA COLUNA FOGO CRUZADO


           Segundo foi noticiado na Coluna Fogo Cruzado, de Inaldo Sampaio, no Jornal Folha de Pernambuco de ontém, por medida de precaução para não ser alcançado pela "Lei do Ficha-Limpa", o deputado Claudiano Martins do PSDB pernambucano, não mais vai disputar à reeleição a deputado estadual. Em seu lugar vai colocar, Claudiano Martins Filho de apenas 22 anos de idade, que é estudante de Administração. Segundo ainda o colunista, Claudiano quer ser Prefeito de Itaíba em 2012. Se o noticiado se confirmar, Claudiano Martins que é o candidato do Prefeito Jonas Neto, de Buíque, certamente pela lógica, vai apoiar essa candidatura também.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS


         Como tudo que é produto da criação humana, tem lá suas imperfeições e nada pode ser considerado pronto e acabado. Perfeito mesmo só Deus e a própria máquina humana, Sua criação, que funciona sem parar por quase ou até mais que uma centena de anos, se bem que, aqui, acolá precisa se dar uma remexida, uma sacolejada, senão ela pára de vez. Assim também é a formulação, criação e aplicação da lei feita pelo homem. Como todas as leis em vigência, a denominada "Lei da Ficha-Limpa" também vai ter os seus "dois pesos e as suas duas medidas", a depender de quem a vai interpretar, de que a vai apreciar cada caso e de quem vai julgar quem. A aplicação da lei em muitos casos pode ser justa ou injusta, a depender da temperatura do momento em que ela deva ser aplicada e da consulsão social que se imagina ter sido por ela alcançada. Geralmente se aplica a lei pela cara de quem vai aplicar, pela cara de quem vai receber a penalização e por fatores circunstâncias fenomênicos sociais momentâneos. Assim pode-se estar agindo o aplicador da lei dentro da verdadeira Justiça ou sendo um carrasco justiceiro e mero aplicador de um arremedo de justiça. Tudo depende de muitos fatores volitivos e ocasionais. Assim é que, a própria lei que entra para tentar limpar quem tem a ficha política suja, vai com certeza ora pender para um lado, ora para outro, fazendo justiça para uns e injustiça para outros. Veja que já se deu bem o Senador Heráclito Fortes, do PI, em que uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitirá que o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) possa fazer registro de sua candidatura para as próximas eleições. Gilmar Mendes concedeu efeito suspensivo a um recurso extraordinário do senador contra a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que condenou o parlamentar por "conduta lesiva ao patrimônio público". Com essa decisão, segundo nota divulgada pelo STF, "ficam suspensos os efeitos da condenação imposta ao senador para efeitos da Lei Complementar 135", a chamada Lei da Ficha Limpa, até que a 2ª Turma do STF conclua o julgamento do recurso extraordinário apresentado pelo senador, que foi interrompido em novembro do ano passado por um pedido de vista do ministro Cezar Peluso, hoje presidente do STF. "Assim, não podem ser impostas a ele as condições de inelegibilidade previstas na nova legislação", afirmou a nota do STF. A Lei da Ficha Limpa definiu que a condenação judicial por órgão colegiado torna inelegível o candidato, e, recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que a lei tem aplicação imediata, valendo para as eleições deste ano. Aí já se inicia a tendenciosidade de quem da lei vai fazer e de quem por ela possa vir a ser atingido. É a lógica dos dois pesos e duas medidas das imperfeições humanas e das "safadages" políticas.

Nenhum comentário: