QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 11 de julho de 2010

COLUNA DE DOMINGO


A TROMBETA DA SERPENTE


TENTAÇÕES

          Ao longo da história, tem ela nos demonstrado, a vulnerabilidade humana à frente das tentações. Isto evidentemente vem desde que o mundo é mundo e passou a viver em sociedade organizada e nas divergências próprias do ser humano.  Com a vida em sociedade organizada, vieram o ponto crucial da vida dos seres humanos,  passou as diferenças existentes em cada pessoa. Segundo a própria Bíblia, Adão e Eva foram tentados pelo pecado da serpente e partir daí a vida tranquila, bela, serena e pujante do Paraíso do Éden, deixou de ser o que Deus houvera criado para o homem e a sua perfeição divina. Não que comungue inarredavelmente dessa idéia bíblica, mas que o homem, dotado das suas imperfeições próprias, é sempre vulnerável às tentações e instável em tudo na vida que faz ou de que venha a fazer. Por vezes nos enroscamos em armadilhas que jamais imaginávamos que a vida nos fosse pregar, mas nos tornamos presas fáceis em determinados momentos e, para nos livrarmos pode até demandar tempo, dor, angústia, sofrimento e muito trabalho. Quando erramos, é muito comum muita gente nos virar as costas, como se nada na vida fóramos e a partir daí se não tivermos uma certa e boa estrutura de vida, definhamos de vez. Independentemente do veneno da serpente de Eva e Adão, que segundo a Bíblia pecaram ao provarem da macã envenenada, na verdade todos nós somos passíveis de erros, quer conscientes, quer inconscientemente e não raras vezes estamos provando da maçã envenenada. Se conscientes e por vontade própria se comete um erro crasso e irreparável, aí sim, devemos nos submeter à Justiça da Lei criada pelo homem vivendo em sociedade juridicamente organizada, se inconsciente o erro, sem vontade de vir a cometê-lo, não há como humanamente a pessoa vir a pagar impiedosamente por aquilo que não quis cometer nem tampouco previu o resultado, é esta a minha opinião, afinal de contas, não estamos vivendo em tratados de vida social arcáicos e do período da Idade Medieval. No mundo moderno o nível de intenção de algum erro é mensurado não do ponto de vista da objetividade de como ocorreu o fato, mas sim, do ponto de vista subjetivo lá de dentro da profundidade do interior de cada um e é nisto que devemos nos focar para poder se punir alguém.


PEDAÇO DE VIDA


       Mesmo que a vida nos seja insana e cruel em um determinado momento, ainda assim não devemos nos curvar diante do que de ruim e negativo ela pode nos proporcionar e buscarmos sempre uma fonte de inspiração e de esperança para nos fortificar. Espelho-me muito, entre outros, no grande líder sul-africano Nelson Mandela, que apesar das injustiças das quais foi vítima, do sofrimento insano pelos quais passou, das torturas humilhantes e degradantes as quais foi submetido nos porões da ditadura branca do apartheid de seu País, por lutar pelos direitos de igualdade entre o seu povo e os dominadores, permanceu um grande pedaço de sua vida nos porões, nas masmorras das prisões do seu País, em nome da liberdade, democracia e pelos direitos de igualdade de seu povo, mesmo assim nunca capitulou dos seus ideais e sempre acreditou por aquilo que imaginava ser o correto na vida pela qual nunca deixou de lutar. Libertado, se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul e pacificou parte da segregação racial da qual os negros eram vítimas dos brancos, porque imaginava ele, apesar do que sofreu, da parte de vida que perdeu nas masmorras das imundas prisões, mesmo assim a outra parte de sua vida que sobrou, valeu por toda sua vida inteira e se tornou um dos grandes líderes, ícones da história mundial. Nelson Mandala provou assim, que ninguém deve nunca desistir, nem desanimar, porque o que ora se perde na vida num determinado momento, pode-se perfeitamente ganhar noutro aquilo que a vida inteira queria para cada um e, pela lição que deu ao mundo, nunca se deve deixar de sonhar, pois cada um de nós pode fazer desse sonho uma realidade, desde que sonhe com o coração e procure fazer a sua própria história. As costas que hoje nos dão, pode um dia se tornar motivo de arrependimento para quem ela nos voltou e o alimento para que a cada dia  venha a nos sentirmos fortalecidos em nosso coração. Na vida, mesmo atordoados por alguma pedra que se colocou no meio do caminho, não devemos nos curvar diante da barreira, nem tampouco nos amorfinarmos como covardes, mas sim, fazer da fraqueza um muro de fortaleza para que possamos a partir daí, buscarmos a nossa fonte de inspiração de luta em favor de sempre procurar fazer o bem, sem olhar a quem. A vida não deve nunca ser transformada numa fonte de torrentes de vinganças e de mortificações, mas sim, de sempre se lutar por mais justiça, mais igualdade, mais amor, mais paz e bondade entre aqueles que da gente precisa.










DEPUTADOS LEITE-NINHO



         Pelo visto, o legislativo pernambuco, com um número expressivo de candidaturas na casa dos vinte e poucos anos de idade, não vai ter muito a oferecer no debate de temas importantes, se uma parte desses jovens for eleita. Não que o jovem não mereça credibilidade, confiança e não tenha o sagrado direito constitucional de ser candidato e eleito, isto não tenho e não faço nenhuma objeção ou restrição. O problema dessa juventude, principalmente quando já vem de uma estirpe política tradicional, é que pouco ou nada tem a oferecer à população quando assume um cargo de relevância e que exige responsabilidade daquele que vai representar o povo de Pernambuco a nível de legislativo estadual. No geral , sem rotular A, B ou C, parte desses jovens são criados na boa vida, na liberdade sem limites, na farra e achando que pode fazer o que bem entender ou vier na telha. Só não sai mesmo alguns deles nas manchetes das colunas da imprensa policial, porque muita coisa é feita e intramuros e a imprensa não divulga por compactuar em parte com o errado que eles praticam mundo afora. Não quero com isso, rotular o jovem que tem a devida responsabilidade para o cargo eletivo que vai assumir, a exemplo de alguns dos jovens pernambucanos que vêm assumindo mandatos eletivos, quer em câmaras de vereadores, quer a nível do legislativo estadual ou mesmo no executivo, que vem dando conta do recado com a devida responsabilidade inerente ao cargo de cada um. O fato de ser jovem não é empecilho para a ocupação de cargos eletivos para os quais a Constituição Federal permite que se candidate, o detalhe ao qual procuro alertar, pontuar, é a questão da responsabilidade exigida pelo cargo que muitos desses deputados "leite-ninho" não têm a devida estrutura e jamais vão ter, para o enfrentamento de determinadas situações que o cargo exige, né mesmo camaradas!

FOI ABERTO O VESPEIRO


        Mesmo tendo sido dada a largada inicial da política, parece que o vespeiro ainda está em panos mornos e não se assanhou o suficiente, o que é comum em se tratando de campanhas políticas para ocupação de cargos legislativos estaduais, federais e dos executivos, tanto estadual quanto federal. A política só empolga mais o povo quanto se trata de eleições locais. Desde o dia 06 do corrente mês, que pela Lei das Eleições, a largada já foi dada, mesmo assim, a coisa está um tanto quanto fria, sem nenhuma empolgação, mesmo a nível de candidaturas à presidência da República Federal. Aqui mesmo na província pernambucana, a coisa não está lá muito atrativa, com a reeleição de Eduardo praticamente garantida e, sem nenhuma novidade com Jarbas Vasconcelos na oposição para pura e simplesmente marcar presença e sair dessa chupando o dedo, pois mesmo que diga o jornalista Magno Martins que ele é um "expert" no enfrentamento das adversidades, se o é que já foi em passado recente, não é mais hoje, o mesmo que se pode dele dizer. Na verdade a oposição lhe entregou uma grande batata-quente nas mãos, para alguns deles mesmos, gatos pingados, não ficarem sem palanque político e não se elegerem, definharem politicamente. Jarbas que tinha mais quatro anos de mandato no Senado da República, parece que desencatado, se submeteu aos clamores e chamamento dos seus "mui amigos" e se submeteu ao "sacrifício", que poderá deixá-lo no ostracismo político por quatro anos e mais, sem salário, se bem que, há muitos anos atrás ele pegou uma boquinha de Procurador da Assembléia Legislativa do nosso Estado da qual, me parece,  já se encontra aposentado. Mas só tenho a dizer ao "carranca-do-são-francisco", que ele não desanime, que em 2014, quando o Brasil se tornar "hexa", ele poderá, quem sabe, estar voltando, como no mote que ele fervorosamente defendeu na volta do exílio de Miguel Arraes de Alencar, em 1976, que lembro muito bem quando o Recife se encheu de lemas em cartazes, outdoors e pichações por todos os cantos da cidade, com os dizeres: "ARRAES TAÍ", "ELE ESTÁ VOLTANDO", ARRAES TAÍ DE NOVO", cujo fecho final se deu com um grandioso comício no Bairro de Santo Amaro, em que até mesmo Leonel Brizola compareceu e que lá estive também. 

UM TRABALHO SÉRIO

           Só espero minha gente, que com esse meu trabalho de blogueiro que estou me empenhando em fazer, esteja de certa forma ajudando no mister de informar, noticiar e ajudar a quem ler minhas matérias, no sentido de que cada um venha a melhorar como ser humano. Digo com toda sinceridade, que não é o meu objetivo agradar a gregos e troianos, pois isso nem mesmo Jesus Cristo chegou a fazê-lo. Não é meu objetivo que todo mundo concorde comigo, afinal de contas, como bem dizia o escritor, dramaturgo e teatrólogo Nélson Rodrigues, de que "toda unanimidade é burra", por isso mesmo é que não ando atrás de que todos concordem com o que venho postando no meu Blog ou com as minhas opiniões e pontos de vista. Não tenho interesse alguma em escrever somente para ser agradável com quem quer que seja. Se alguém se sentir atingido, pô, que me desculpem por não procurar ser agradável, porque para mim o que importa é poder jogar o que sinto para fora e priu! - Tenho o dever e o direito, como ser humano dotado de liberdade e do "livre pensar" que a Constituição me garante, de ter o devido direito de expressão e é por isso mesmo, que no domínio desta habilidade de escrever essas "maus-traçadas linhas", é que por isso mesmo escrevo. Não o faço para ganhar dinheiro, notoriedade, reconhecimento ou para enriquecer, mas pura e simplesmente por dever e sacerdócio de gostar do que faço. Na vida da gente, se pode tirar tudo de um cidadão: os seus bens, seus sonhos acalentados, arrancar as flores do seu jardim, derrubar a sua casa, até mesmo  se atentar contra a sua vida, mas nunca se poderá calar a voz, nem apagar o que ficou escrito nas estrelas e nas mentes das pessoas. Foi assim com Jesus Cristo, que mesmo após a sua morte há mais de dois mil anos atrás, o que ele disse ainda é propalado pelo vento e pelo tempo para séculos sem fim amém. O dom da palavra pode até incomodar alguns, pode até incomodar milhares, mas calar a minha voz, isso jamais!












Nenhum comentário: