QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 4 de julho de 2010

POLÍTICA E FUTRICAS

FICHAS-SUJAS


        Os nomes dos políticos que estão indicados na relação do TCE-PE e que foram enviadas para o TRE-PE, como "fichas-sujas", ainda não correpondem a todos elencados na lista negra. Tem mais gente da região, que ou por uma razão ou por outra, são apontados pela prática de algum tipo de irregularidade de maior ou menor gravidade em algum órgão da administração pública. Geralmente esses fatores são apontados em auditorias regulares do Tribunal de Contas do Estado, da União,  ou em auditorias especiais, em que são apurados desvios de verbas, malversação de recursos públicos e apropriação indébita do erário. No plano da presunção da inocência constitucional, todos são "inocentes", mas a realidade à olhos vistos é bem diferente do que se imagina. Só quem é tolo ou "abestado" não vê o que realmente acontece, ou ainda acredita em contos da carochinha ou de fadas com final feliz, ou então está fazendo parte do elenco do conto de ilusões como mero coadjuvante ou como um dos atores principais. Na verdade tudo que tem começo, tem fim e, no final das contas, alguém tem que pagar o pato, ou não camaradas! - A relação publicada e editada neste Blog foi parcial. Em breve serão divulgados mais nomes "fichas-sujas".


TEM CADA CARA-DE-PAU

          Pior camaradas, é que em política tem cada cara-de-pau, que mesmo surrupiando o dinheiro público, jura de pés juntos inocência e de joelhos por todos os santos que não tem ninguém mais honesto do que ele. É uma pura sem-vergonhice e descaramento que a gente está tão acostumado a ver e ouvir, que dá asco, nojo. Beira mesmo ao ridículo, ao ilário, os "ali-bá-bás" abrirem o bico e bradarem honestidade aos quatro cantos. É o mesmo que querer tapar o Sol com uma peneira. É ridículo com o que cotidianamente nos deparamos na seara da bandalheira política, não querendo, claro, generalizar, mas quem se sentir ofendido, existem carapuças para todos os tamanhos e gostos para quem quiser vestir. Tem gente desses que constam da lista, que teimam em dizer, que vai mostrar que é candidato nem que a vaca tussa e priu! - É realmente zombar do povo que confiou o voto em algum picareta, e menosprezar da Justiça, que às vezes também se monstra inócua, inoperante, injusta e irresponsável. Na verdade, só quem limpa o político "ficha-suja" é povo com o poder que tem em mãos, através do seu voto, o que acredito ainda vai demorar, uma vez que o povo ainda não está devidamente acostumado a votar em pessoas sérias, honestas, trabalhadoras e que tem boa vontade para fazer o bem.

O SACO DE GATOS DA POLÍTICA NACIONAL

         Na verdade o povo é o reflexo do que recebeu através dos ancestrais em termos de educação. Se o povo brasileiro tivesse sido bem educado, certamente saberia com certeza discernir o bom do ruim; àquele que é digno de ser votado e àquele que não. Olhando de cima para baixo, não dá para saber quem é quem no mundo da política brasileira. Uns de colorações A, B, C, D...., se aliam na chapa presidencial e não se aliam  nas que estão mais embaixo. Outros que se dizem xiitas, quando se trata de apoio político, não escolhem a cor nem a ideologia para também fazer as suas alianças, pois em política, o que importa mesmo é o voto, é ganhar a eleição, o que não é totalmente errado do ponto de vista de se buscar vencer. Mas será que vencer na bandalheira é o melhor para o Brasil, para o Estado ou para cada comunidade? - É aí que está o nó da questão, pois nem sempre vence quem realmente merece sair vencedor e é por isso mesmo que temos um Brasil que poderia já ser uma grande potência mundial e que não estivesse vivenciando ainda uma saúde pública degradante, péssima e humilhante, uma educação com indicativos sofríveis e de péssima qualidade, uma violência cada vez mais crescente sem que haja um planejamento demográfico de crescimento populacional dentro de padrões dignos de vida, e numa situação social que ainda deixa muito a desejar. Não é este o Brasil que queremos, mas é neste Brasil que precisamos plantar algumas mudanças significativas para que a bandalheira política nem sempre prevaleça sobre os bons políticos que ainda temos e que estão sobrando. O Brasil que queremos não é o de Paulo Maluf, de Roberto Jefferson, dos mensaleiros, dos cuequeiros, nem dos surrupiadores de todos os matizes dos dinheiros públicos. Queremos um Brasil sério, puro e verdadeiro, que possa reverter o que tem em benefícios imediatos e reais para a população que de tais benefícios precisa. Pode ser um Brasil dos nossos sonhos, mas não deixa de ser um Brasil possível de acontecer!

PREGADOR NO DESERTO

         Podem até me chamarem de pregador isolado, no deserto, que não ligo. Nasci assim e desta forma hei de morrer. O que não quero é decepcionar meus ancestrais nem tampouco os meus pósteros. Ser reto, honesto, digno e probo, não é uma questão de opção, mas sim, de obrigação, de princípios de vida. Se desviar do caminho certo e enveredar pelo errado, aí sim, é uma questão de opção de quem está molhado e no meio da chuva. Muitos já me disseram que deixasse de ser "besta", de ser "trouxa", que nada do que eu digo e falo vale nada, que não corresponde com o mundo real das coisas, o que é em parte verdade, mesmo assim, se tiver que mudar, que seja sempre para melhor, que para pior, camaradas, não posso mudar. Nada mais poderei ser do que além do que realmente sou e posso ainda traçar o destino do que me resta. Sou o fruto de uma árvore que não foi contaminada pelo veneno da serpente peçonhenta. Não sou Deus nem brinco de o Ser. Não se pode brincar com o Divino, afinal de contas, a cria deve por dever e obrigação adorar o Criador. Por isso mesmo, já no meio do caminho da vida, sei que muitas pedras ainda vou encontrar, mesmo assim, não vou desistir, não vou desanimar, mesmo que esteja pregando no deserto, continuarei com a minha missão de vida até o sono final. Talvez quem sabe um dia, tudo que tracei, tudo que firmei, tudo que disse, não poderá vir a ser um referencial de vida para alguém? - Isso só o tempo, senhor da razão, é quem vai e poderá dizer, certo camaradas!

NÃO SOU DE CALAR

        Aqui mesmo em Buíque e até mesmo em outras plagas em que vivi, pelas minhas posições assumidas, quiseram calar a minha voz com ameaças, com intimidações gravosas, mesmo assim, não emudeci. Continuei escrevendo e falando, afinal de contas, como me furtar de um dom que Deus me deu? - Se posso com a palavra falada e escrita ajudar ao meu próximo, então por qual razão me calar, não escrever, hem? - Vivi parte de minha vida, mas ainda não cheguei à reta final. Posso até está no meio da linha, um pouco a mais do meio ou no final,  mesmo assim, me sinto cada vez mais forte para falar e cada vez mais firme nas tintas para escrever. Não vou me calar nem tampouco parar de escrever. Sei que existem pessoas que em nada gostam do que escrevo e falo, isto porque não estou mentindo. A verdade está fluindo da minha boca e colocada no papel pelas minhas mãos, que tanto a boca quanto às mãos, há de chegar um dia, que a terra haverá de comer, afinal de contas ninguém é eterno e o que fica mesmo é o que se faz neste Mundo de meu Deus. É por isso mesmo é que acho que estou dando o melhor de mim, quer do ponto de vista pessoal, quer do profissional como Advogado.

2 comentários:

Assoc. de Cultura e Jovens de Tupanatinga-PE disse...

Parabens Manoel, seu blog está cada vez mais atrativo e interativo. As abordagens dos temas:Politica, educação e cultura, com certeza farão de seu blog um referncial nestas àreas.

Assoc. de Cultura e Jovens de Tupanatinga-PE disse...

Parabens Manoel, seu blog está cada vez mais atrativo e interativo. As abordagens dos temas:Politica, educação e cultura, com certeza farão de seu blog um referncial nestas àreas.