QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ASSUNTANDO FATOS E ACONTECIMENTOS

A POLÍTICA E A MÍDIA
       Diferentemente do que se pensava, a propaganda político-eleitoral na televisão, parece não ter acrescentado grande coisa a muitos candidatos a cargos majoritários  nos estados da federação e à presidência da república. Aqui em Pernambuco, se dizia que Jarbas iria reagir quando o debate começasse a ser veiculado pelos meios eletrônicos de comunicação, o que não vem demonstrando os gráficos das pesquisas realizadas por todos os institutos. A nível federal, Serra continua em queda livre e Dilma, que se iniciou lá por baixo das pesquisas, hoje está com uma vantagem confortável. Manter essa vantagem, aumentar ou diminuir a ponto de levar a um segundo turno, só mesmo se aparecesse um fato novo que causasse um grande estrago político, o que dificilmente acontecerá a essa altura do campeonato. Em Minas Gerais, veja as contradições, o candidato de Aécio Neves, que foi governador bem avaliado pela população, o seu candidato está ameaçando o do Presidente Lula, enquanto que Dilma, apoiada por este, desponta com folgada vantagem nas pesquisas eleitorais frente ao candidato Serra. Ora, se houvesse sintonia na população, o certo era que ambos, tanto Anastacia, quanto Serra, pontuassem nas pesquisas eleitorais com vantagem folgada, mas isto não vem acontecendo. Uma coisa é a candidatura local, outra é a parada federal. Claro que Dilma parte na vantagem de Lula ser o Presidente ainda em exercício, estar bem situado na graça do povão e vincula a sua candidata à sua própria imagem. Se acaso Lula estivesse avaliado negativamente, com certeza ele não conseguiria de forma alguma levantar a sua candidata Dilma nas pesquisas, mesmo bem articulado na televisão e falando a língua que o povo humilde gosta de ouvir. Aqui mesmo em Pernambuco, Arraes, candidato a reeleição contra Jarbas Vasconcelos na oposição, não adiantou absolutamente nada que o impedisse de perder fragorosamente para seu opositor, o que implica em dizer que, em política, se o candidato não estiver na mesma sintonia popular, não tem santo que levante ninguém, nem mesmo a mídia, como acontece com Serra, que até agora não marcou posição nesse jogo que a cada vez mais fica desfavorável para ele e pelo visto, a definição do jogo vai ser logo no primeiro tempo. Veja que nem mesmo em São Paulo, onde Serra era governador, ele está emplacando nas pesquisas eleitorais, embora o seu candidato Alckmin tudo indica, vencerá logo no primeiro turno, derrotando o candidato de Lula, Aloísio Mercadante.

DEPUTADOS PROVÁVEIS ELEITOS DE PERNAMBUCO
       Político em desgraça não carrega mais o séquito de seguidores e dificilmente consegue eleger uma grande bancada de oposição, é o que tudo indica, vai acontecer em Pernambuco. Das 25 cadeiras de deputados federais do nosso estado, a situação ligada a Eduardo Campos, provavelmente, fará de  19 a 20 cadeiras, o que se constituirá numa vitória nunca vista em Pernambuco e, a oposição, se muito fizer, será de 5 a 6 cadeiras. Já na Assembléia Legislativa, das 49 vagas de estaduais, tudo indica que a ala aduardista, fará em torno de 35 cadeiras e, a oposição, uma média de 14, se bem que,  tem oposição que não é bem oposição, o que implica em dizer, que a situação fará bem mais do que o previsto.

ENTREVISTA DE PEDRO EURICO
       Li uma entrevista do deputado estadual Pedro Eurico do PSDB-PE, no Jornal Folha de Pernambuco, em que ele desanca Jarbas Vasconcelos por numa entrevista tê-lo chamado de mau-caráter e elogia a forma diplomática de Eduardo fazer política e o seu jeito de governar. Não se colocando como situacionista, mas sim, um opositor consciente de que há uma necessidade de se repensar a política após estas eleições e de se definir realmente posições sobre quem é quem na política pernambucana e levantando a possibilidade de se fazer uma reforma política de verdade. Não sou eleitor de Pedro Eurico, que entrou na política na época que posava de esquerdista ligado à Igreja Católica e a Dom Hélder Câmara, mas de uma observação dele achei perfeitamente pertinente, quando ele se refere ao nepotismo existente na própria política, quando familiares de políticos são apontados para lhes sucederam, sobretudo por jovens que nada entendem de política, o que só vai baixar o nível do debate político e na forma de legislar por quem não tem a menor experiência para tal tarefa, o que na verdade é uma realidade. Essa questão do bastão ser sempre entregue a outro da mesma linhagem familiar é por demais nocivo para o processo e em nada vem a renovar a política, não se constituindo no instituto democrático da alternância do poder, sendo como o deputado acentua, "uma verdadeira capitania hereditária", que é passada de pai para filho e assim por diante. No geral temos exemplo de filho de ex-deputados que investidos noutros cargos pomposos para se aposentarem com salários confortáveis, que em seus lugares colocam os seus filhos, que na vida só aprenderam mesmo a viver numa vida boa e de boemia, sem sequer ligar para estudos ou de se preparar para a vida ou até mesmo para suceder o próprio pai na carreira política. Na verdade, embora repito, não vote nele, concordo com essa afirmativa do deputado Pedro Euríco, quando diz tratar-se a nossa Assembléia Legislativa, de uma verdadeira capitania hereditária, que será em parte composta por analfabetos no processo legislativo.

A VERDADE NEM SEMPRE É A PRIMEIRA QUE APARECE
          A cada dia que passa fico mais decepcionado com as pessoas à minha volta. Não porque não goste de pessoas, disto de jeito nenhum. Sou por demais sociável e adoro estar trocando idéias com os meus pares. A verdade pode até não ser recíproca, mas a mim pouco importa. Sei que não sou o dono da verdade, mas a minha verdade só a mim me pertence. Não sou o dono da verdade para o mundo exterior que me rodeia, nem tampouco posso impor a minha verdade a quem quer que seja, mas de uma coisa tenho consciência, não procuro vender ilusões nem tampouco o que aparenta ser verdade. Não procuro mascarar a verdade ou dissimular, falsear, tentar convencer de algo que foge do meu domínio e daquilo que não está em minhas mãos, para única e exclusivamente com esse gesto obter algum tipo de vantagem. Não sou desse tipo de gente, nem é assim a minha conduta profissional. Quem tiver alguma admiração pela minha pessoa, é pelo que sou e não por aquilo que não aparento ser ou de que jamais serei. A pior coisa com que tenho me deparado, é com a indiferença de muitos diante de situações que circunstancialmente aparecem na vida e não sabemos que rumo tomar e diante de tais situações, muitos dos que se diziam "amigos", sequer procuram saber o que acontece e se até por uma questão de educação e de se comprazer com uma situação, e se colocar de forma prestativa, mesmo que não se preste para absolutamente nada. A gente só é útil mesmo até o momento em que podem da gente tirar alguma coisa, alguma vantagem. Depois muitos se esquecem das vacas magras. Mas de vacas gordas, o pasto também pode faltar e as vacas virem novamente a emagrecer, ou não? - Não desejo mal a quem quer que seja, mas na vida, quem com o "ferro fere, com o mesmo ferro será ferido". É a mais pura verdade que a Bíblia nos ensinou na construção da humanidade. Ninguém nesta vida fica sem troco. O próprio dom Divino da condução humana, se encarregará de concretizar essa missão. As coisas camaradas, nem sempre são como aparentam ser ou como a primeira vista se pensa que são. A realidade é logo mais adiante. 

SER VERDADEIRO, É SER TRANSPARENTE
         Não se pode viver num mundo de ilusões, pois nem tudo que reluz é ouro. A gente na vida tem que ser verdadeiro para que possa ser transparente. Quem assim não age, não aprendeu que a existência da humanidade está intimamente ligada a fatores históricos, antropológicos, científicos e sociológicos. A filosofia é uma pilastra de sustentação da humanidade, sem ela não saberíamos de onde vivemos, o que somos e para onde vamos. São indagações fruto do estudo dos tratadistas da filosofia, a exemplo de Aristóteles, Sócrates, Immanuel Kant, Savigny, Ilhering, Santo Agostinho, só para citar alguns, apesar de muitos outros de igual ou ainda maior importância que estudaram a humanidade, o comportamento humano e delimitaram tratados para o refreamento de pesos e contrapesos de construção da sociedade. A filosofia nos ensina várias vertentes fundadas em tratados firmados por estudiosos do assunto. Não que seja fácil a compreensão humana, mas de uma coisa temos que ter a certeza, de que existimos, se existimos, temos que ser verdadeiros e sendo verdadeiros, do ponto de vista filosófico, devemos ser transparentes para que possamos viver e nos entendermos enquanto viventes em sociedade jurídica e politicamente organizada. Por isso, camaradas, tenho procurado ser na minha conduta dessa vida passageira, ser o mais humilde, verdadeiro e transparente possível, pois só assim, poderei estar em paz comigo mesmo e, quando vier a dar o último suspiro, que seja ele dormitado no sepulcro dos justos, daqueles que combateram em vida o bom combate.

Nenhum comentário: