QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UM VÔO SOBRE OS ACONTECIMENTOS

SIBONEI, O ROMANCE DE WILLIAM


      Li no Blog do William Pôrto, o que ele diz se chamar um romance de sua autoria, mas que ainda está em construção. O nome "sibonei", pode ter alguma coisa relacionada a charuto cubano, vida boêmia, truculência da ditadura, apimentada vida mundana, de amor, ódio e vingança, principalmente porque, pelo que pude perceber na mostra da leitura publicada no seu blog, a história tem início com a morte de um tenente saído da casa de sua jovem amante e que, emboscado, tem a sua vida ceifada de forma cruel e violenta. Pelo visto vai ser uma  história emocionante. Só espero que o nobre amigo vá em frente com o seu projeto e se o formato da capa for o mostrado, ficou de um excelente visual. Que tenha êxito em seu projeto, pois você como um grande escritor que é, precisa ir além das obras Baú de Arcoverde e Combate Popular. Infelizmente nós que somos figuras pardas da escriba, tanto você, quanto eu, temos dificuldades de ter um patrocínio seja ele de qual natureza que venha a ser. Entretanto, quando se trata de promover lixo literário, basta o beneplácito de algum político, que o poder público financia sem pestanejar a fundos perdido. Um dos exemplos é que o nobre escritor "jornalista matuto", como ele mesmo se auto-denomina, até o presente momento não conseguiu publicar um outro grande livro de sua autoria, "Recuerdas de Canaã", que traça um perfil amargo da época da ditadura militar. O recado que posso dar ao nobre amigo William Pôrto, é que não desista, seja sempre o "socialista de mesa de bar" persistente que sempre foi, que quem sabe, um dia a gente chega lá, né mesmo camarada William!

A BANALIDADE DA VIOLÊNCIA
          Sinceramente, é de se ficar pasmo, boquiaberto com a banalidade a que chegou a prática desmedida e sem limites da violência. É filho  matando com truculência e com resquícios de crueldade pai e mãe; é pai ou mãe que em momentos de desequilíbrios nos seus interiores, ceifam impiedosamente com os mesmos requícios de violência e crueldade filhos que sequer ainda tiveram o direito à vida; são pessoas dominadas por desvios sociais, que possuídas de revolta, de maldade e de vingança, tiram a vida de inocentes sem o menor sentimento humano ou remorsos, como se o ente humano não passasse de um animal no corredor da morte. Estamos vivendo num mundo em que alguma coisa está estupidamente errada, aonde não há fatores limitativos, impeditivos e refratários para frear determinadas atitudes praticadas por seres humanos contra outros da mesma espécie. Afinal, em que mundo estamos? - O que está faltando? - O amor, a ternura, a paz entre homens e mulheres, acabou de vez, ou o quê? - Muita coisa está faltando, talvez a principal, venha de formação moral, de origem social e de temor a Deus, que é o que acredito, está faltando na alma do ser humano, que se deixa dominar pelas maldades e violência de forma ilimitada para tornar este mundo no inferno em que vivemos. Pelo visto, a paz, o amor e a vida em harmonia, jamais chegará e isso vem se protraindo desde que o mundo é mundo. A violência sempre foi uma marca da humanidade, conforme tão bem nos mostra a própria história e nesse mundo globalizado e internetário da pós-modernidade, a tendência é cada vez mais recrudescer, se renovaram, se sofisticarem as práticas de violência de todos os matizes de onde venham, se tornou esta de vez em uma extrema banalidade em que até parece que a sociedade até já se acostumou a conviver com esse submundo paralelo de uma sub-sociedade sem regras, da lei do mais forte e sem temor a Deus.

PASSEATA DE ARQUIMEDES EM BUÍQUE
       Neste sábado último, o ex-prefeito Arquimedes Valença, promoveu uma passeata pelas ruas de Buíque e na feira-livre, com os seus candidatos à estadual, Marcantônio Dourado e, à federal, Jorge Côrte Real, que diga-se de passagem, foi um tremendo fiasco. Diferentemente dos movimentos anteriores, quando estava no poder, o povo se aglomerava em volta do ex-prefeito e fazia questão de ir de encontra a ele e dar às mãos aos seus candidatos. Agora fora do poder, a coisa mudou de figura. O movimento ocorreu sem a menor emoção, sem vibração nenhuma e, diferentemente de quando estava no poder, Arquimedes e seus candidatos, é quem se dirigiam aos poucos populares para poder dar um aperto de mão e um tapinha nas costas, o que se comprova indiscutivelmente que, no ocaso do poder, a tendência é o político ser escanteado  impiedosamente pelo eleitor. Antes no poder, era um deus-nos-acuda, agora fora dele, o povo faz-de-conta que vota, que vê e depois dá mesmo é uma banana, é como o diabo fugindo da cruz. É a velha história de "um dia é da caça, outro do caçador". No ocaso do poder, a tendência de Arquimdes, pelo que se pode observar, é também pendurar as chuteiras, a exemplo de outros ilustres buiquenses, em que o povo não está nem aí mais para eles, independentemente do julgamento da história, que sempre tenho dito, será a senhora da razão.

O FIASCO DE JARBAS EM BUÍQUE
           Candidato de oposição quando o poder de mando é cada vez mais forte, é mesmo para definhar e sofrer as amarguras de uma candidatura ao governo do estado, que desde o princípio já apareceu natimorta. É assim que se pode observar o movimento político patrocinado pelo que restou da oposição a Eduardo Campos, ocorrido no último sábado em Arcoverde e Buíque. No fundo do poço das pesquisas eleitorais e com pouco mais de 30 dias das eleições, dificilmente Jarvas Vasconcelos vai virar o jogo a seu favor. O vira-casaquismo é um fenômeno incontrolável para quem está no poder de mando, se bem que, não é este o fator determinante para se ganhar uma eleição, pois ao derrotar Miguel Arraes, Jarbas era oposição, mas o que contava era o prestígio que adquiriu quando prefeito do Recife e o povo também já tinha cansado de Arraes no poder. Desta vez, o maior erro de Jarbas foi o de  assumir o auti-lulismo raivoso em Pernambuco, coisa que nem o próprio Serra chegou a assumir e, desta feita, deu um tiro certeiro na própria nuca e não tem jeito mais de reviver e virar o jogo político destas eleições a seu favor. Além do mais, o povo já cansou da cara carrancuda de Jarbas Vasconcelos, pois já foi o bastante ser governador de Pernambuco por duas vezes, não que Eduardo Campos seja uma renovação, mas pelo menos é mais simpático, transparente e de certa forma, projetou o Estado, até porque, é amigo do Presidente Lula, o que conta também a seu favor.


QUEM PODE GANHAR, QUEM PODE PERDER
      Os candidatos apoiados pelas lideranças políticas locais, acredito que Marcantônio Dourado não terá chances de se eleger nestas eleições, isto pelo fato puro e simples de que na anterior, ele só foi eleito com os poucos mais de 6 mil votos recebidos em Buíque, com o apoio de Arquimedes Valença, o que não se repetirá na atual eleição mesmo apoiado pelo ex-prefeito. Júlio Cavalcanti, irmão do prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, que é apoiado pela ex-vice de Arquimedes, Miriam Briano, se não sair de Arcoverde com uma votação acima dos 15 mil votos, dificilmente chegará à Casa de Joaquim Nabuco, porque aqui também não vai ter lá essa votação. Se acaso obtiver em Arcoverde a votação que se espera pela mega-campanha que está promovendo, com os votos amealhados noutros municípios onde buscou apoio, poderá ser eleito entre os últimos colocados, pois a sua legenda é muito alta no chapão de Eduardo. Outro que vai ter alguns votinhos aqui na aldeia buiquense, é o Secretário-deputado Ângelo Ferreira,  que se não tiver uma grande votação em Sertânia, sua terra e noutras paragens, poderá também amargar uma derrota, por também ser alta a sua legenda que também integra o chapão. Zé Marcos, sei não, só se for com votos de Jaboatão, do Recife e de São José do Egito, porque nesta bandas, não se fala nele. Dos federais, se esse tal de Jorge Côrte Real se eleger, será no roçado já plantado por Armando Monteiro, vez que, por ser um ilustre desconhecido, acredito que tem tudo para não cair na graça popular. Sérgio Guerra, embora seja jarbista e serrista, pois é coordenador nacional da campanha presidencial, eleito senador junto com Jarbas, pelo prestígio que alcançou a nível nacional, com certeza terá uma cadeira garantida na Câmara dos Deputados, em Brasília. Quanto a outros novos nomes que aparecem por aí, acredito que não chegarão lá não senhor! - Taí! - É mais fácil João do Skate se eleger do que muitos figurões que acreditam de cara que estão com a eleição garantida, isso porque João é uma pessoa humilde e está candidato como um franco-atirador, não importando ganhar ou perder. Mas pelo rolo compressor do governador Eduardo Campos, com certeza fará a sua maioria esmagadora, inclusive dos 25 federais de Pernambuco, se presume que fará de 19 a 20, enquanto que a oposição poderá fazer tão-somente de 05 a 06 deputados federais, o que representará a maior vitória de eleição de deputado federal da história de Pernambuco. Com o apoio que tem, com certeza Claudiano Filho, com o apoio do Prefeito Jonas Neto, será o majoritário de Buíque e, além de ser o mais jovem, tem cadeira garantida no Legislativo Estadual.

 A POLÍTICA NACIONAL
         Nacionalmente, a política entrou em parafuso em desfavor de Serra. Nem ele mesmo sabe se está a favor ou contra a ele mesmo. Até da imagem de Lula ele também está se valendo em sua propaganda eleitoral. Na verdade nenhum dos três mais importantes candidatos, apresentaram até agora, nada de novo em termos de inovações propositivas que dê uma nova roupagem ao capitalismo selvagem que domina a nossa economia; ninguém procurou apresentar uma fórmula efetiva de melhorar os níveis de saúde, de educação, da pobreza vir a diminuir com maior velocidade e de um programa de refreamento da violência alarmante em todos os cantos do País; ninguém até agora apresentou uma fórmula para que haja maior distribuição de renda entre as camadas sociais mais pobres e para que os ricos e bancos deixem de ganhar tanto, e ficarem cada vez mais ricos em detrimento de toda a população, principalmente os que ainda sofrem sem uma casa, sem um lar, que vivem na sarjeta, jogados às suas próprias sortes e sem sequer ter ainda um pão na mesa para comer. Não apareceu ninguém também que apresentasse uma proposta de reforma política séria em que ou fortalecesse os partidos políticos ou acabasse com eles de vez, porque no atual formato, não se prestam para nada, a não ser como trampolim político para um bocado de picaretas e sanguessugas que só querem mesmo tirar vantagem da política. Não pareceu ninguém para dizer a verdade, mesmo diante da popularidade de Lula, que mesmo com os avanços sociais que houve em seu governo, mesmo assim, muita corrupção também houve e, diga-se de passagem, as mais escabrosas possíveis. Também não apareceu ninguém para dizer que a política que se pratica hoje em nosso país é a política em que todo mundo só quer mesmo tirar vantagens de tudo e de todos. Que o idealismo acabou e deu lugar ao "salafrarismo político" de sempre se dar valor a quem não merece ter a menor credibilidade. Não apareceu ninguém que verdadeiramente, nesse mundo político imaginário, viesse a ter a coragem e decência de dar o mea culpa de dizer "sou corrupto, não mereço seu voto, portanto não vote em mim". A política nacional, camaradas, está de cabeça para baixo e consertá-la, acho que nem mesmo Jesus Cristo que veio para salvar o mundo, menos o Brasil.

Nenhum comentário: