QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

FALANDO DE FLORES, COBRAS E LAGARTOS

COMO SÃO AS COISAS - O ser humano de um modo geral, mesmo vivendo em sociedade, em sua maioria aparenta não ligar muito pelo que está em sua volta. Vivendo em seu mundinho individual, não liga lá para a vida dos outros, a não ser quando algo venha a atingir à sua própria vida ou os seus interesses pessoais. Geralmente é assim que acontece. O mundo para essas pessoas pode até cair em sua volta, mas a partir do momento que invadem a sua cerca, arrancam suas flores, destroem o seu jardim, invadem a sua casa e tiram a vida de entes seus e até a sua própria, aí então já é tarde para agir. Infelizmente ainda existem pessoas que pensam em ilhar-se em si mesmas, como se o mundo em sua volta não existisse, a não ser o mundinho medíocre de cada um que nele busca viver indiferentemente a tudo que acontece. 

PRÉ-JULGAMENTO SEM PRÉVIO CONHECIMENTO -  O que é muito comum também, é se fazer um pré-julgamento da vida alheia sem se ter o devido conhecimento de perto, a fundo sobre o que de fato acontece ou aconteceu ou como realmente se deram tais fatos. A vida é por demais complicada e por isso mesmo, ninguém pode sair por aí fazendo ilações sobre o que supostamente pôde ou não ter acontecido ou sobre como realmente certos e determinados fatos se deram ou aconteceram. Fazer um pré-julgamento sobre o que realmente não se conhece, é pura canalhice, falta de conhecimento humano, de solidariedade para com o seu próximo, quando equivocadamente se emite um  juízo de valor sem conhecimento de causa.

AMIGOS DAS HORAS CERTAS - A gente só sabe mesmo o que é ser amigo, quando de um deles precisa, senão amigo a gente não tem de jeito nenhum. É muito comum se ouvir loás de  certo fulano, sicrano ou beltrano: "olha bicho, sou teu amigo de fé, para o que der e vier, certo!" . Não é nada certo, mas arredondamente errado, pois esse tipo de gente só é "amigo" mesmo até o momento que de alguma coisa ele pode tirar e usufruir de você. A partir do momento que você precisa dele, ele lhe vira às costas com indiferença, e fazendo até pouco caso e olhando enviesado com vista grossa. Estou eu mesmo acostumado com esse tipo de "amigo da onça". Muita gente sabe me procurar nas horas em que precisa e sempre tenho procurado acudir e ajudar sem nada pedir em troca. Quando ocorre o contrário e deles preciso, não conheço um sequer, com algumas raras exceções, que até o momento não tenha me virado às costas e sequer procurado saber sobre certos e determinados fatos. Mas como diz o ditado, "a vida dá muitas voltas". O bom mesmo nesta vida, é a gente servir sem ser servido, para não ficar com o rabo preso a nenhum mau-caráter com que geralmente nos deparamos e nos peitamos no dia-a-dia desta vida do nosso cotidiano.

NA HORA DO APERTO, SÓ MESMO A FAMÍLIA - Em determinados momentos da vida, só podemos nos acudir mesmo da família, e olha que nem sempre de toda a família, mas sim dos mais próximos, porque os mais distantes, às vezes também não estão nem aí para nada, esta é a verdade. Lembro bem que num determinado momento de aperto aqui em Buíque, numa certa confusão no Bar Arizona, que ficava no local da Padaria de Toinho e Zefinha, numa confusão meio pesada que se iniciara em determinado momento, e quando a coisa começou a engrossar, de um parente que se fazia presente, quando menos se espera, não deu outra, se mandou, deu nos calos e a gente, eu, Neguinho Arnaldo do Catonho, Milvernes e Miltinho, enfrentamos à barra pesada, mas terminamos por superar aquele momento de dificuldade que ocorreu há cerca de trinta anos atrás, mas que nunca sai da memória da gente. Nessa confusão, um amigo que se fazia presente, esse sim, tomou partido a nosso favor e se impôs com bravura, que foi o velho amigo Edson de Cyrillo. Por falar em Edson de Cyrillo, quando ele foi vítima de um acidente na BR 232, nas proximidades de uma das entradas da cidade de Pesqueira, quando lá eu morava e trabalhava no BANDEPE, não o deixei na mão. Ao saber que tinha sido acidentado uma pessoa de Buíque, não medi esforços e saí em disparada para saber quem era e providenciar algum tipo de ajuda. Quando lá cheguei, se tratava de Edson e Cirilinho, que de imediato foram levados para o Hospital Dr. Lydio Paraíba e de pronto socorridos pelo médico, já falecido, Dr. Luis Gonzaga e, pelo estado de gravidade em que se encontravam, foram transferidos de imediato para o Recife e felizmente vieram a ser salvos. Amigo, camaradas, é assim. Na amizade não se mede esforços para se ajudar quem quer que seja, não importando o momento ou com que tipo de ajuda se possa dar. Infelizmente, solidariedade e reconhecimento, é coisa riscada da cartilha de muita gente que imagina que o mundo existe mesmo para esse tipo de pessoa.

O ENVAIDECIMENTO, PECADO MORTAL DO SER HUMANO - Ninguém nesta vida pode se imaginar Deus ou pensar que é Ele. Na verdade nada somos. Eu mesmo, ainda povoa no meu imaginário introspectivo, o mesmo "moleque" buchudo e lombriguento do Sítio Cigano; aquele menino tímido, acanhado, vergonhoso, parecido até um bicho bruto que nunca saiu do mato ou da toca,  que vindo do sítio à cidade para ser alfabetizado e aprender as primeiras letras, era de uma timidez extremada, isso pela criação de gente simples e humilde que recebi de minha mãe e de meu pai, lá nas brenhas do Sítio Cigano. E olha que essa timidez, esse jeito acanhado de modo de vida ainda me acompanhou por um longo período até mesmo em parte de minha juventude e maturidade. Muitas frentes de lutas superei e venci na vida. Ainda não terminei a minha guerra, pois ainda continuo na frente de batalha e com ela vou continuar até aonde minha forças me permitir e no último suspirar de minha vida. O que quero dizer camaradas, é que na vida, venha de onde quer que seja, jamais devemos nos deixar levar pelo caminho das vaidades e nos sentirmos que somos maiores do que os outros. O que se deve ter consciência é que na humildade de vida que nascemos, crescemos, independentemente no pedestal que possamos nos encontrar, nunca devemos nos deixar dominar por aquilo que nunca fomos, por aquilo que jamais seremos ou que imaginamos que somos, pois no mundo real das coisas, no plano horizontal da vida, ninguém é mais do que ninguém e o resto, na horizontalidade da vida, tudo de uma hora para outra pode se transformar em cinzas, em poeira e aí, quem é que pode se dizer ou se achar Deus, hem? - Como a vida e a história tem demonstrado, hoje o indivíduo pode estar lá em cima, no topo, mas da mesma forma, de lá pode levar uma queda vertiginosa da qual dificilmente se levantará. A gente na vida tem que aprender a viver na  humildade, ter a devida sapiência para viver na bonança da prosperidade e também, o equilíbrio para saber que viver na adversidade pode ser uma realidade na vida de qualquer ser humano e dentro dessa possibilidade, se deve também nela pensar.

NÃO SOU DE ENGOLIR COBRAS E LAGARTOS - Nas agruras que na vida passei, muita coisa aprendi, sofrimentos enfrentei e cobras e lagartos engoli. Engoli, vírgula, alguns, porque nunca fui de engoli sem cuspir. Não aprendi na vida, mesmo pelas humilhações e dificuldades que passei, a ser pisado no calo sem no calo também pisar. Sou dono de minhas próprias idéias. Se o ser humano não pode ser o dono sequer de seu próprio destino e de seu livre pensar, então ser humano alguma jamais será, mas sim, um imprestável lacaio a rastejar pelas sarjetas dos dejetos da vida. Sou amigo do amigo e estou pronto para servir, como de fato servido tenho a todos que buscam e precisam da minha ajuda. Até mesmo desafetos tenho ajudado. Nunca fiz nada cobrando o troco. Lutei, briguei, batalhei muito pelo que achava ser o certo. Se erro cometi, se impropriedades falei, faz parte da vida, do ser humano. O pior é mesmo é se esconder dentro de uma carcaça de falsidades, de podridão e de inverdades. O homem que é homem é o que é e não o que aparenta ser ou o que querem que ele seja. A gente tem que ser verdadeiro e foi dentro desta verdade que tive a minha formação moral e intelectual de vida. Ser diferente do que sou, é ser falso, mascarado e isso jamais serei. Aprendi na vida também, que lealdade é ser sincero, dizer o que é certo e o que é errad0 quando se deve dizer, doa a quem doer; ser leal não é ser serviçal, servo do rei ou coisa que o valha. Ser leal e amigo é ser verdadeiro e olhar bem dentro dos olhos, de frente a frente e dizer o que pensa e o que sente, seja lá a quem quer que se diga. Aprendi também no meu livre pensar, a ser crítico, não no sentido pejorativo de prejudicar quem quer que seja, mas sim, como forma corretiva de ajudar e demonstrar o que está errado para que novos rumos sejam dados e que se possa, enfim, consertar os erros que se vem ou que se está cometendo. Geralmente as pessoas ouvem distorções que fogem da realidade e nelas acreditam, aí estamos diante de um asno; outras ouvem certas asneiras e procuram se certificar da veracidade dos fatos ou como eles se deram, aí sim, estamos diante de uma pessoa comedida e outras mais, escutam muitas tolices banais e fazem de conta que nada estão ouvindo, aí sim, estamos diante de uma pessoa coerente e que sabe usar da inteligência que tem. Se na vida da gente, ser verdadeiro é ser desleal, então, camaradas, prefiro ser VERDADEIRO.

FRASES DO DIA

         "A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se: é uma virtude". (Simone Weil)

             "A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca".
Carlos Drummond de Andrade
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".Mário Quintana
"Amigo que é amigo não torce o rosto nem baixa a mão, quando o outro lhe estende o braço para lhe dar um aperto de mão".Manoel Modesto

Nenhum comentário: