QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NA POLÍTICA, EM SE PLANTANDO TUDO DÁ

COM MANAH, ADUBANDO DÁ
        Existia uma propaganda de um fertilizante agrícola, que apresentava as qualidades férteis de um determinado adubo para o solo e em que finalizava , em tom apelativo, de que: "com MANAH,  em tudo se plantando, adubando dá!" - Pois bem, deixando o roçado agrícola de lado e partindo para o político, é assim também no roçado da nossa política. Veja a quantidade de toda estirpe de candidaturas que temos. É um festival de todas as cores e asneiras que se possa imaginar. Tem os folclóricos, os que querem ter os seus dez segundos de fama, uns que gostam de aparecer com uma alguma idéia maluca e outros mais, que querem ser notáveis pelas idiotices que dizem e pelos idiotas que de fato são realmente, no mundo real das coisas. Sem falar nos corruptos que estão por aí afora a todo vapor, gastando os "tufos" de dinheiro de origem duvidosa e por aí se vai. Em alguns raros casos, o eleitor tem o discernimento de escolher bem, mas no geral, os piores são os contemplados com o voto popular. Na verdade, nesse roçado político, é como a propaganda da MANAH, em que, no mundo político do Brasil, em  se adubando pode nascer todo tipo de planta política e de todas as cores. Depois do leite derramado com as escolhas políticas que se fez, não adianta mais reclamar, pois derramado o leite não há como mais recuperar, só mesmo com a carta branca do voto popular, depois do estrago ser feito por um certo tempo.

AS PIORES CANDIDATURAS, VÊM DE SÃO PAULO
        Sem nenhuma ponta de mágoa ou o que quer que seja que venha a ter a favor ou contra a esse Estado da federação, que é o maior colégio eleitoral do País, que me perdoem os que assim não pensam, mas é de São Paulo que saem os piores candidatos da federação.  Claro que existe muita gente boa e uma miscigenação das maiores do país, em face de ser o maior centro de migração brasileira. Só a título de exemplo, vejam as hilárias candidaturas do palhaço Tiririca, do adorador de vasos sepulcrais, Ronaldo Ésper, do tal do Kiko do KLB, da Mulher Pêra ou sei lá o quê, do amalucado filho do "Eu sou Enéas!!!", de outra mais psicopata discípula também do não menos desequilibrado, Enéas e tantas e tantas outras candidaturas estapafúrdias, que não dá para aguentar, só mesmo a título de piada para vermos na internet e morrer de rir. Tem até dessas candidaturas folclóricas que dão certo, a exemplo de Frank Aguiar, que eleito deputado federal por São Paulo, hoje é vice-prefeito de São Bernardo do Campo, outros dificilmente vêm a dar certo, porque na realidade, querem mesmo é avacalhar essa emporcalhada política brasileira do nosso dia-a-dia, esta é a verdade.

CANDIDATURA DE JOÃO EUDES
        O ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes, candidato a deputado estadual como cristão novo da ala "eduardista", tem como certa a sua vitória e tem gente que pensa que ele será vitorioso mesmo. Ou o povo de Pesqueira acredita em conto de fadas, ou então João Eudes tem votos escondidos nas mangas de outros lugares que possam lhe garantir essa vitória e ele vir a se tornar mais um deputado estadual representado a nossa Pesqueira Secular de Anísio Galvão e da Fábrica Peixe. Conheci Pesqueira de perto, por lá ter morado por cerca de dez anos e foi lá também onde nasceram dois, dos meus cinco filhos. Sei também que Pesqueira teve os seus deputados estaduais, o primeiro, ainda do MDB da resistência ao regime militar, Luis Neves e um outro, Fausto Freitas, vinculado à ARENA e genro do ex-governador Eraldo Gueiros, que na época se tornou seu secretário de governo e esteve envolvido em um escândalo denunciado pelo deputado estadual Marcus Cunha, que foi um dos autênticos e combativos deputados do MDB. Fora esses dois, acho que não lembro de mais algum nome que tenha vindo a se tornar deputado pela terra conhecida também como a Atenas do Sertão. Claro que seria bom para Pesqueira ter um representante estadual da terra, mas dificilmente, se João Eudes não tiver o garimpo de votos de fora dos limites geográficos de Pesqueira, terá as mínimas condições de ser eleito. Mesmo tendo feito a sua candidata Cleide Oliveira contra o candidato de Eduardo Campos, Evandro Maciel Chacon, que perdeu em face da candidatura de Arnaldo Chalegre, mesmo assim, não tem as mínimas chances de ser eleito deputado estadual. Pode ser que tenha uma boa votação em Pesqueira, agora ser eleito é outra história. A votação de Pesqueira talvez seja um pouco mais do que a de Buíque ou igual a de Arcoverde, só que, lá ele não tem um Zeca Cavalcanti governando o município, mas sim uma prefeita que governa com o mandato pendurado por um fio judicial e, que se houvesse celeridade da Justiça para julgar, com certeza poderia até vir ela a perder o cargo de prefeita. 

JÚLIO CAVALCANTI, GARANTIDO?
         O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, está apostando todas as suas fichas na candidatura e eleição do irmão candidato à estadual,  Júlio Cavalcanti. É realmente uma mega-campanha. Os investimento são altos, principalmente na Terra do Cardeal e na região circunvizinha. É algo avassalador, como se fora uma motoniveladora passando por cima de tudo. Mas uma coisa é gasto de campanha, estratégica e cair nas graças do povo com toda essa estrutura montada e ter o voto no dia da eleição. Pode até ser que Zeca venha a eleger o seu irmão a deputado estadual, entretanto para isso, terá que sair de Arcoverde com uma votação na marca dos mais de 15 mil votos e se os votos prometidos onde pensa que vai ter, saírem mesmo, caso contrário, a eleição de Júlio vai por água abaixo. Não chega lá, isso porque a sua legenda é alta e exige para ser eleito algo em torno de mais de 35 mil votos, o que não é fácil, mesmo com o prestígio do irmão em alta, e com a aposta de todas as suas fichas nessa candidatura e na eleição do irmão. Há de se salientar, que Arcoverde sozinha não tem a menor condição de eleger um deputado estadual, a não ser que a sigla seja baixa ou então que todo despeje o seu voto num só candidato do lugar, o que historicamente nunca aconteceu e jamais acontecerá. Para se votar num candidato do lugar, que tanto se reclama, Júlio deveria fazer dobradinha com outro filho da terra, Marlos Pôrto e não com Cadoca, que nada tem a ver com Arcoverde. Outro filho de Arcoverde também, é Múcio Magalhães, que é candidato a estadual pelo PT, que também deveria ter uma boa votação em Arcoverde, já que se fala tanto em bairrismo por lá e em se vota em um filho da terra.

CLAUDIANO FILHO, COM CADEIRA CERTA
      Nas contas dos "experts" em política, o jovem Claudiano Filho, candidato no lugar do deputado pai, Claudiano Martins, terá uma cadeira garantida no PSDB, como um dos segundos ou terceiros mais votados de sua legenda. Na verdade, com a garimpagem do pai, Claudiano Martins, com certeza, após reforçar a candidatura de Eduardo Campos com mais de 16 lideranças da região, com certeza terá uma vitória tranquila e garantida. Aqui mesmo em Buíque, onde é apoiado pelo jovem prefeito Jonas Neto, com certeza será o majoritário de Buíque, apesar de outros garimpadores de votos também rondarem os votos buiquenses, a exemplo do próprio Júlio Calvalcanti, Marcantônio Dourado, Ângelo Ferreira, além de uma debandada de gatos pingados que também tem votos entre os mais de 37 mil eleitores inscritos no município pela Justiça Eleitoral. Dos federais apoiados em Buíque, pelo que se sente, esse tal de Jorge da Côrte Real, não tem lá muito a cara de que vai chegar lá não senhor e, Sérgio Guerra, será também o mais votado. Como em Buíque todo mundo agora é "eduardista" de carteirinha, difícil mesmo é a escolha do voto para senador, justamente porque muita gente vai ter que votar naquele que tanto foi combatido por ser do lado de Arquimedes Valença e hoje, com certeza, a tendência é de também ser um dos campeões de votos em Buíque para o Senado, desbancando até mesmo, Marco Maciel, que sempre manteve uma folgada dianteira de votos em Buíque, o que poderá não se repetir com esse rolo compressor da política praxista de Eduardo Campos, que a exemplo de Maluf, aprendeu ele também, "que em política, o feio mesmo é perder". Coitado mesmo em política, foi o pobre do Jarbas, que foi obrigado a colocar esse osso duro de roer atravessado em sua garganta e poderá com certeza vir a sofrer, a sua pior derrota política em Pernambuco, só porque pensava derrotar também o neto, como derrotou o avô Miguel Arraes. Só que o neto está sendo mais vivo e mais hábil nas artimanhas de se fazer política e por tabela conta com o apoio incondicional de Lula e da mesma forma é um governo bem avalidado pela população. Jarbas definitivamente entrou mesmo foi numa barca furada, ou não camaradas!

Nenhum comentário: