QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O OLHAR DA TARÂNTULA


OPERAÇÃO PENTE FINO DA PF EM BUÍQUE
        A Polícia Federal iniciou ontém em Buíque, uma operação pente fino para apurar irregularidades nos cartões sociais do Governo Federal. Pelo visto tais irregularidades vêm acontecendo no município há cerca de 14 (quatorze) anos passados e pelo visto, existe muita gente recebendo benefícios sociais, a exemplo do Bolsa-Família, sem que venha a se enquadrar no Programa que é direcionado para pessoas comprovadamente pobres e que tenham uma renda mínima per capita, que possa enquadrar o cidadão na linha de pobreza e que realmente necessita da ajuda social do governo federal. Mas como existe muita gente, que sempre quer tirar vantagem de tudo e de todos porque os "grandões" também tiram e nada acontece, também da mesma forma querem tirar, sendo justamente aí que mora o perigo, pois em se tratando de um programa direcionado justamente para quem tem necessidade, como ocorre aqui em nosso município, não se justifica esse tipo de coisa. Pelo visto tem gente que é servidor público, comerciante, fazendeiro e que não precisa de tal ajuda, mesmo assim, vinha recebendo o benefício como se se enquadrasse na linha de pobreza para ter direito ao benefício. Esse tipo de gente que sempre quer tirar vantagem de tudo só porque A, B ou C também tira e nada acontece, pode vir um dia a quebrar a cara, como está acontecendo com as apurações da Polícia Federal em Buíque, que teve início ontém. É lamentável que alguns fazendeiros, servidores públicos, professoras municipais, comerciantes, pessoas que não precisam, venham a usufruir de  um benefício social que é destinado a quem realmente precisa e tomem o lugar de gente que necessita da ajuda do governo que ficam à margem da miséria, como ainda acontece com muita gente pobre que ainda tanto precisa de uma ajuda social dos poderes públicos. 

ENTREVISTA COM MARINA SILVA
       Seguindo o bloco de entrevistas com os três principais candidatos presidenciais, o SBT terminou ontém entrevistando a candidata do PV, Marina Silva. Do ponto de vista democrática, acho que alguns dos demais candidatos também deveriam ter esse direito de serem entrevistados pela emissora, a exemplo de Plínio de Arruda Sampaio, que é um ilustre ideólogo da linha doutrinária socialista, em torno da defesa daquilo que acredita, entre outros de menor expressão. Marina Silva, foi bastante segura em todos os temas abordados, apesar de demonstrar ser uma pessoa sempre light nas suas respostas, mesmo assim, se manteve sempre segura e no domínio sobre todos os assuntos abordados pelo repórter Carlos Nascimento e foi muito   sincera na questão do casamento gay propriamente dito. Disse ela que não era contra a regulação civil entre pessoas do mesmo sexo para viessem a auferir direitos dessa relação civil de união entre pessoas do mesmo sexo. Diferentemente dos demais candidatos, ela foi sincera, aberta e direta, ao dizer que por questões morais e de princípios, não concordava com o casamento entre tais pessoas e justificou o seu ponto de vista, o que foi honesto da parte dela, uma vez que, os outros candidatos, como ela mesma colocou, procuram sempre mudar de tom de acordo com o público-alvo para o qual estejam se dirigindo. Disse também, que questões delicadas como a  do aborto, por se tratar do direito à vida, era uma questão para ser seriamente discutida e defendeu a realização de um plebiscito para saber se é isso mesmo que o povo quer realmente ou não, o que é perfeitamente democrática tal iniciativa. No mais, a candidata concordou em que muita coisa foi feita no governo Lula, nos avanços sociais, econômicos, ao afirmar "que o  país precisa avançar ainda mais", fato com o qual também bate na mesma tecla os candidatos Serra e Dilma Rousseff. Nas questões de fundo econômico da mesma forma, nada de novo apresentou a candidata, a não alguns ajustes pontuais aqui e ali para que a economia possa funcionar com mais eficiência. No mais, a entrevista não apresentou nada de novo, mas Marina Silva, no item sinceridade aparentou ser mais sincera que os demais candidatos.

QUEM PODE O MAIS, PODE O MENOS
       Nada mais correta do que esse dito popular, de que "quem pode o mais, pode o menos". Ora, se alguém está no poder de mando político em um determinado lugar, nada mais lógico que fazer numa eleição, os seus candidatos e ter da mesma forma, maiores chances de ser reeleito por estar com a máquina na mão. Só perde mesmo em circunstâncias tais, se não tiver habilidade política, porém se tiver, como também diz o dito popular, "faz cabelo, barba e bigode". Indiscutivelmente, na nossa aldeia, em políticas estaduais e federal como as atuais, o caldeirão não ferve tanto, mesmo assim, ficam os grupelhos de palanques permanentes que nunca desmontam, apostando que esse ou aquele candidato por ser de Fulano, Sicrano ou Beltrano, vai ser o majoritário na terra. Pode até que alguém que esteja por baixo venha a surpreender, o que é meio difícil de acontecer, afinal de contas, quem está no poder de mando tem muito mais chances de fazer o seu majoritário do que quem perdeu antes e está por baixo. Uma coisa é o indivíduo está no topo do poder sendo assediado todos os dias. Outra, é ficar no isolamento fora do poder, sem os mínimos meios necessários para se movimentar e ficar sem assédio nenhum, o que pode perfeitamente ser observado no cotidiano de nossa terra. Dizer que Jonas não faz o seu majoritário, acho que é não conhecer da nossa política local. Pelo que se pode notar, Jonas Neto, não só faz o estadual Claudiano Filho, como também faz o federal Sérgio Guerra, majoritários em Buíque. O bastante é observar as movimentações políticas. Agora pode até ser que Júlio, candidato de Miriam Briano, venha a ser o segundo ou até Marcantônio de Arquimedes, mas pelo visto, pode não ser nada disso, mas que Claudiano Filho é o majoritário, disso não se deve ter a menor dúvida. Ângelo Ferreira, vinculado à candidatura a federal de Ana Arraes, mãe do  governador Eduardo Campos, que será talvez a mais votada do Estado, poderá arrastar votos além do esperado para o homem de Sertânia. Pode até se apostar nessa ordem, de mais votados em Buíque nesta eleição, para deputados estaduais: Claudiano Filho, em primeiro, Ângelo Ferreira, segundo, Júlio em terceiro e Marcantônio Dourado, o quarto lugar, Henrique Queiroz o quinta e Aglainson Júnior, o sexto. Bem isso não é uma posição definitiva, mas é o bastante frisar que o candidato de Jonas indiscutivelmente será o mais votado, disso não se pode ter a menor dúvida, pois "quem pode o mais, pode o menos", é este o dito popular mais certo que pode existir em determinadas circunstâncias.

CARREATA DE JÚLIO
       Está sendo programada uma carreata de Júlio Cavalcanti, acho que nesta sexta-feira, vinda do Carneiro com destino para Buíque, momento em que se poderá medir o indicativo pró candidatura do irmão do prefeito Zeca, de Arcoverde. Se a coordenação de campanha de Buíque do candidato Júlio, fizer um bom movimento que venha a impressionar, poderá até ser que dê um certo ânimo à sua campanha, caso contrário, se poderá concluir por antecipação que o grupo que o apóia em Buíque, não dará lá essa votação que ele espera ter aqui em nossa terra. Voto para deputado, camaradas, é coisa séria e ninguém pode se arvorar como dono do voto de quem quer seja e prometer o que não lhe pertence, como o voto do povo. Pode até se comprar o voto desse ou daquele eleitor, mas não se pode comprar o voto de todo o eleitorado, porque nem todo mundo vota encabrestado. Claro que existe uma maioria que só vota em troca de um favor, de um benefício de ordem pessoal e coisa que o valha, mas quem assim age, está além de vender a sua própria consciência, colocando em xeque o futuro da sua própria comunidade. Mas como se vive numa política selvagem em que domina a picaretagem, nos moldes da atual política, camaradas, em se plantando tudo dá.

CÂMARA ÀS ESCURAS
        Ontém ao me dirigi à Câmara Municipal de Vereadores, fiquei um tanto quanto frustrado, ao lá chegar me deparar com uma Casa do Povo fechada e às escuras, quando deveria estar aberta, em funcionamento e discutindo as questões de interesse do povo buiquense. Embora a casa do legislativo de Buíque esteja de portas abertas todos os dias, dificilmente se encontra algum vereador naquela casa, nem mesmo os assessores, o que representa uma falta de respeito ao povo buiquense, afinal de contas, em sendo representantes da população, indistintamente em quem neles votou e de quem da mesma forma não votou, mesmo assim têm eles por dever e obrigação de prestar contas ao povo de seus atos, de suas atividades. Deixar de fazer uma reunião, quando só se trabalha uma vez por semana, assim mesmo por cerca de duas horas, e ainda assim não fazer a reunião, é também fato que deve ser explicado pelos senhores edis. Não estou aqui dando pitaco em quem quer que seja, mas como também sou eleitor e sou povo, todo mundo precisa de uma satisfação sobre o que os representantes do povo estão fazendo para a melhoria de vida do Município, sobretudo com relação ao processo legislativo com leis que venham a aperfeiçoar os procedimentos administrativos e a melhorar o nível de vida, sociais e de educação do nosso povo.

QUEM SABE O QUE É SER VEREADOR?
        Tiririca mesmo o palhaço que é, está se constituindo  no candidato mais sério e sincero desta país, pois diz a verdade de forma direta, sem medo da censura dos que se acham donos da verdade, quando na realidade são os maiores mentirosos e salafrários deste país que povoam no mundo da política. Agora se pode também perguntar aos senhores edis buiquenses: Quem sabe responder qual é o verdadeiro papel do vereador, hem? - Claro que todo mundo tem conhecimento da pedentina, da exigência de favor em troca de voto e coisa e tal e por isso mesmo acha que o papel do vereador a prestar favores, dar remédios, arrumar ambulância para transportar doente, presentear seus redutos com cestas básicas, arrumar um cartão social para outro eleitor e por aí se vai com a distribuição de favores. Ora minha gente, embora o vereador não possa deixar de dar atenção às suas bases, o seu real papel não é esse não senhor, mas sim, o de legislar, fiscalizar o executivo, apontar erros, acertos e mostrar o caminho a ser seguido, ajudando com tais gestos, ao povo a resolver os seus problemas. Se todo mundo tivesse a consciência do que verdadeiramente é o real papel de ser vereador, talvez assim estivéssemos instituições fortalecidas, mais organizadas e melhores níveis da vida da própria população a qual representam legitimamente, pelo menos em tese, quando o voto é dado também de forma livre, democrática e sem negociata. 

Nenhum comentário: