QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A POLÍTICA PONTO A PONTO

GRAN FINALE – Eis que finalmente, se aproxima o “gran finale” de mais uma campanha política. Domingo próximo, dia 03 de outubro, com raras exceções se poderá ou não, se ter surpresas. Segundo turno presidencial entre Dilma, Serra ou Marina Silva, com certeza entre os dois primeiros, provavelmente não haverá, com a última, apesar de ser uma candidata light, pouca possibilidade há de que isso venha a acontecer. Para que haja segundo turno nessa reta final, Dilma terá que perder em torno de 500 mil votos por dia, ou cerca de 3,5 milhões de votos até lá. Para não haver segundo turno e essa chateação não ser ainda mais cansativa, melhor que a fatura seja liquidada logo no primeiro turno.


IMPRENSA PARTIDÁRIA – Nada errada em se tomar partido por candidato A, B ou C. O Jornal “O Estado de São Paulo”, está sendo alvo de críticas pelo fato de publicamente ter feito opção pela candidatura de Serra, inclusive fazendo severas críticas ao governo de Lula. Quanto ao referido meio de comunicação se posicionar “serrista”, nenhuma novidade, afinal só veio a tornar público o q eu de fato todo mundo que lê e é informado, já tinha conhecimento. O que não pode se concordar é com o fato de criticar somente o lado que sempre fez oposição e procurando acobertar as falcatruas praticadas pelos partidários de Serra. Esse tipo de imprensa que não procura ser isenta com relação ao que procurar se firmar como meio de comunicação confiável, na verdade presta um desserviço à democracia. Não é nenhum pecado se tomar uma posição. O problema é esconder da opinião pública o lixo de quem defende e esconder por trás dos bastidores.


A REALIDADE – Realidade seja feita, mas todo mundo sabe de sã consciência, que a grande imprensa nacional, apesar de ter em parte mesmo sem querer, construído a imagem de Lula, mas como, certamente, não esperava que um operário chegasse a tanto, atualmente, essa mesma imprensa o vê de forma enviesada e preconceituosa, afinal de contas, pau-de-arara e acima de tudo, chegar a ser presidente da república, que pretensão, hem? – Essa imprensa nacional que construiu sem querer a imagem de Lula, é a mesma que hoje tenta desconstruir e não consegue, isto porque o Brasil de hoje é um pouco diferente daquele de oito anos atrás e Lula fala a língua que o povo entende. É esse o grande entrave que a mídia tem encontrado para desconstruir a imagem de Lula.

A BLINDAGEM – O encouraçado Lula tem casco grosso mesmo. É blindado. Não fosse Lula, com certeza Dilma Rousseff sequer seria candidata a coisíssima alguma e, como candidata, com todos esses escândalos que pipocaram na cozinha de seu ministério, não fosse a fortaleza de Lula, ela já teria sido ultrapassada por Serra. Se o escândalo tivesse atingido Lula em cheio, pode-se também contabilizar que Dilma viesse a ser atingida, mas como o presidente permanece imune, tudo indica que ela chegará à reta final no mesmo patamar das intenções de votos indicadas por todas as pesquisas eleitorais.

GRANDE MOVIMENTO – O prefeito de Buíque, Jonas Neto, fez o maior movimento político ontem em favor dos seus candidatos, Claudiano Filho e Sérgio Guerra, no Povoado do Tanque. A aglomeração de pessoas foi muito além do esperado e coroou o evento com uma grande carreata pelas ruas da cidade de Buíque, com forte participação popular e um grande entusiasmo das pessoas. Com certeza o jovem prefeito com essa demonstração de força política, fará os majoritários de caba a rabo, o que o consagrará como forte candidato à sua própria reeleição para um segundo mandato em 2012.

PALANQUE MONTADO – A exemplo de muitas cidades interioranas, aqui em Buíque parece que o palanque político sempre está montado. Ninguém desce dele, mesmo após as eleições. Sempre fica um grupo de lá, outro de cá, outro mais adiante, fazendo futricas, levando, trazendo, jogando conversa fora, boatando o que não aconteceu, na verdade, um leva-e-traz dos diabos. Dá até raiva às vezes de tanta fofocagem que se faz só em torno de assuntos relacionados com a política local. Coisa, em muitos casos, de quem não tem lá o que fazer. Como se bastasse, fica quem já foi, rua acima, rua abaixo, em carro de som, dizendo o que fez, o que não fez, o que deixou de fazer, o que deixou para fazer e assim por diante. Até parece que quem é o candidato é o que já foi e não que se está fazendo uma propaganda política direcionada para os candidatos que procuram dar apoio. Ultimamente a gente tem presenciado um carro andando nas ruas de Buíque, com a fala de um ex-prefeito do município, dizendo maravilhas do que fez ou do que deixou de fazer. Até parece que ele é quem é o candidato e não que está dando apoio aos seus candidatos. Ora, ao povo não interessa mais essa conversa fiada do que não fez ou do que deixou de fazer. A verdade é bem outra e todo mundo sabe que tudo isso não passa mais de conversa fiada de político falastrão.

BUÍQUE TEM DONO – A nossa terra não precisa importar quem quer que seja para lhe governar não senhor, afinal de contas, Buíque tem dono e tem gente de sobra para bem lhe administrar. Essa de Zeca Cavalcanti querer mudar o seu domicílio eleitoral para se candidatar em Buíque, não dá para engolir, nem sequer de brincadeira. Que ele vá cuidar de seu curral, que da nossa terra, que eles acham que é o monturo de Arcoverde, cuida a gente. Não que ninguém tenha qualquer tipo de preconceito contra quem quer que seja, mas essa não cola não senhor!

SE A ESSA MODA PEGA – Esse tipo de modismo de um político ser prefeito em lugar e depois vir a ser em outro, é coisa para Cabo de Santo Agostino, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, quanto a Buíque, com certeza essa moda há de não pegar. Melhor será deixar as coisas como estão do que se importar alguém de Arcoverde para querer botar o bedelho onde não cabe e onde não deve. Buíque, minha gente, tem dono. Infelizmente o Município foi recebido pelo jovem prefeito Jonas Neto, em estado de calamidade pública, mas aos poucos, com maestria, sapiência, as coisas estão sendo colocadas nos seus devidos lugares. É tudo uma questão de tempo. Não é fácil receber o osso roído, como o foi por Jonas Neto. Repor e recolocar cada coisa nos seus devidos lugares, não é tarefa muito fácil, embora não impossível. É só questão de tempo.Mas se essa moda de Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Paulista, pegar, vai ter gente que vai se especializar em ser profissional em ser prefeito, né mesmo camaradas!

NO RABO DA GATA – Júlio Cavalcanti, Henrique Queiroz, Marcantônio Dourado, ambos apoiados respectivamente por Miriam Briano, Ernani Neto, Arquimedes Valença, fizerem os seus movimentos políticos em Buíque, mas nenhum deles até agora, chegou nem perto do que Jonas Neto realizou ontem na Vila de São Domingos que terminou em uma grande carreata pelas ruas da cidade. Pela timidez dos movimentos das outras lideranças políticas, tudo indicava que vão disputar quem vai ficar no rabo da gata, porque com a grande movimentação realizada neste final de campanha pelo prefeito, com certeza, seus candidatos vão estourar, isto não se deve ter a menor dúvida. Ângelo Ferreira, pode ter uma eleição garantida a nível estadual, até porque, está secundada pela mãe do governador, Ana Arraes, mas se dependesse de Buíque, de alguma sobra complementar, com certeza ele estaria frito.

JOÃO PAULO – Como a história sempre se repete, João da Costa, que antes era um poste sem luz e ainda não se sabe se luz própria tem, foi eleito nas luminárias de João Paulo. Certo! – Certíssimo. Mas hoje, repetindo-se a velha história da cobra criada que envenena o seu criador, o mesmo aconteceu com João Paulo. Na queda de braços com Humberto, não chegou a se candidatar ao senado, o que lhe daria da mesma forma uma vitória garantida, o que da mesma forma o terá como deputado federal e, quem sabe, como o mais votado de Pernambuco, se não foi ultrapassado, claro, pela mãe do governador. Como Eduardo, pelo que tudo indica, fará barba, cabelo e bigode, nessa revoada com certeza levará a sua mãe também. A bem da verdade, parente próximo de candidato a cargo majoritário não deveria se candidatar a coisa alguma, pois geralmente sempre gera uma ciumeira danara e termina por atrapalhar alguém,  o que não é o caso de Eduardo Campo, que como uma motoniveladora está passando por cima de tudo. Só falta agora, superar o próprio avô, o mito Miguel Arraes e lhe tomar o lugar.

CADÊ O JARBAS GUERREIRO? – Como diz o ditado, existe o dia da caça e o dia do caçador. Nessas eleições, com certeza para Jarbas Vasconcelos, não foi o período do caçador, mas sim, da caça, pois ele dançou sem música antes mesmo da música tocar. Vai enfrentar a pior derrota política na adversidade de vida que jamais esperou enfrentar. Afinal qual foi o erro de Jarbas Vasconcelos? – Simples: foi a encarnação sem trégua do “antilulismo” na terra do próprio presidente e o calo dele no Congresso Nacional. Para o povo, Jarbas estava não atacando o presidente, mas sim, o próprio povo que Lula procurou prover de mão e circo e além disso, fortalecer e projetar o País para todo o Mundo, como se fora e como na verdade o é, o grande estadista em que se transformou. Atacar uma pessoa assim sem mais nem menos, é procurar cavar a própria cova política, como Jarbas Vasconcelos o fez.

O DEBATE DA RECORD – O debate dos presidenciáveis da TV Record, não acrescentou muita coisa em termos daquilo que já se sabia a respeito dos principais candidatos. A Dilma aparentou uma cera segurança no que vem defendendo ao longo da campanha política; Serra, da mesma forma, defendendo as suas idéias, mas titubeando vez por outra; Mariana Silva, se apresentou bastante segura de si e com muita propriedade procurando sustentar as suas idéias sempre fincadas na implantação de um modelo econômico-administrativo fundado num misto de desenvolvimento, progresso e sustentabilidade ecológica e, Plínio de Arruda Sampaio, como não poderia deixar de ser, sempre tirando as suas, se apresentando como o único autêntico representante da esquerda e capaz de fazer as mudanças de implantação de um governo imune à práticas corruptivas. O melhor mesmo foi quando ele, Plínio, criticou a imprensa que dita as regras em nome de seis ou sete famílias donas dos grandes conglomerados empresariais da mídia, não dá oportunidade aos demais candidatos, a exemplo dele mesmo, além de ser omissa, o que não deixa de ser uma verdade inconteste o que o velho candidato disse com firmeza. No geral, nada de novo foi apresentado pelos candidatos.

NA DEFENSIVA – Por ser a candidatura mais bem posicionada nas pesquisas eleitorais, era de se esperar o maior bombardeio em cima de Dilma, que de certa forma, em alguns momentos, ficou mais na defensiva e não deixou muito as coisas bem claras; noutros momentos, foi incisa, direta e objetiva, mesmo assim, de certa forma se saiu bem. No geral, a candidatura mais firme e segura, foi a de Marina Silva, mesmo assim, sem ter lá uma proposta diferente da que vem apresentando, centrada única e exclusivamente em um desenvolvimento sustentável com um misto de proteção ao meio-ambiente, o que não é equivocado do ponto de vista de se pensar no País de hoje e nas consequências dantescas de um amanhã incerto desde não se cuide bem da natureza. O verde é uma causa a se abraçar. 


BLOGUEIROS - A moda dos blogueiros veio para ficar de vez, além de ser uma peça informativa importante, é ágil, de fácil acesso e todo mundo pode se informar sobre os mais variados assuntos. Este blog não tem a pretensão de ser melhor nem pior de que outros, entretanto, sempre tem se pautado em procurar traduzir fielmente a realidade do que acontece, da emissão de opinião pessoal e de ter um certo e determinado posicionamento. Esta importante ferramenta de comunicação no mundo internetário, não tem como proposta de se prestar de instrumento para interesses de quem quer que seja,  muito menos de certa e determinada pessoa, mas sim, informar, emitir uma opinião balisada, que agrade ou não, mas de forma democrática e aberta, também admite e está aberto ao comentário dos nossos acessadores e leitores. Também estamos abertos à postagem e publicação de matérias de quem tiver interesse em publicar algum artigo, crônica, trabalho, desde que seja dentro de padrões razoáveis de leitura e que tenha a nossa concordância. A febre do blog atingiu praticamente todos os recônditos do Brasil, especialmente as cidades iinterioranas. Uns são bons, outros, ótimos e existem alguns que não se prestam para praticamente nada como fonte de informação, pois nada sabem sobre o que venha a informar ou servir de meio de comunicação de massa no sentido de esclarecer o povo para que cada um, na medida do possível possa se libertar das amarras impostas pela própria sociedade ou fatores circunstâncias aos quais se pode submeter. A nossa meta é sempre relatar e dizer a VERDADE SEM RETOQUES, é este o nosso lema e será sempre inspirado nesta vertente de sempre se alinhar à verdade, que prosseguiremos em frente com o nosso trabalho, sem ter medo de dizer e firma sempre a verdade. A exemplo de São Paulo, bem que poderíamos pensar em fazer um encontro entre blogueiros, isto porque, afinal de contas, não é ainda uma atividade regulamentada, nem tampouco se tem conhecimento do seu real alcance. Se usa a ferramenta, mas não se sabe ainda até aonde se pode usar, à falta de uma legislação regulamentadora sobre a questão. Apelaria até para que os nossos acessadores que informassem ao colega do lado, ao vizinho, sobre o nosso blog, o seu conteúdo, e na medida do possível, vir a se tornar também um dos nossos seguidores. No momento só tenho a agradecer a todos os nossos acessadores e leitores. Obrigado minha gente!

Nenhum comentário: