QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FAZENDO UMA VIAGEM PELO MUNDO DA POLÍTICA E OUTRAS ÓRBITAS

SOZINHO E ABANDONADO, A DOR DE SER EX
Ex-prefeito Arquimedes Valença, de camisa vermelha, na praça central da Vila do Catimbau, ladeado por poucos populares. Antes a praça se enchia de multidões. São ossos do ofício da política.
         Quando o político está no poder, o assédio do povo é grande e, às vezes até, incontrolável. Arquimedes Valença quando prefeito de Buíque, juntava multidões onde chegara. O assédio para lhe apertar a mão, lhe dar um abraço, lhe pedir uns trocados, era grande. Agora fora do poder, como aparece na foto acima, terminado o seu reinado, eis o exemplo de uma visita que ele fez à Vila do Catimbau, no último domingo. Vestido de vermelho, como é de seu costume nas campanhas políticas de Buíque, não se fazia acompanhar por quase ninguém. Este é o preço que o político paga quando passa a viver fora e no ocaso do poder. Pelo que se tem demonstrado, as coisas não vão ser lá muito boas para o seu candidato Marcantônio Dourado e Jorge da Côrte Real. Os movimentos que tem feito pelo município, não tem atraído, como bem se demonstra na foto, muita gente, isto pelo simples fato de ter sofrido nas últimas eleições a sua pior derrota política em Buíque. Pelo visto, com os levantes políticos que o atual prefeito Jonas Camêlo Neto vem fazendo, ele, Arquimedes, se conseguir passar pela ficha-limpa, o que é pouco provável, não será páreo duro para uma disputa tête-à-tête com o atual prefeito e, se por acaso vir a apoiar uma outra terceira pessoa, aí sim, é que a coisa poderá se tornar difícil ainda. O prefeito Jonas Neto, além de jovem, é ainda um grande aglomerador de populares e vem se consolidando cada vez mais, tem um carisma inimaginável e com certeza, os seus candidatos vão obter no próximo domingo, uma votação surpreendente, firmando ainda mais a sua jovial liderança política junto ao povo buiquense. O futuro de Arquimedes Valença, como tudo indica, será o mesmo dos demais ex-prefeitos de Buíque que estão no ostracismo político e sequer neles se fala mais.
          A questão também, é que ninguém pode se arvorar de que em política, ser o "maioral" é o ser para sempre. Ledo engano, quem assim pensa. O auge político é coisa passageira, que o diga o ex-prefeito Arquimedes Valença e outros que já passaram pelo poder. No final das contas, o que vai ficar mesmo, é um quadro de um retrato pendurado na galeria dos "exs", e o julgamento da história pela posteridade, a depender do que vier a ser julgado com o tempo, que é o verdadeiro senhor da razão.


MARINA NO SEGUNDO TURNO?
        Após o escândalo de Erenice Guerra, sucessora de Dilma Rousseff, na Casa Civil, se tivesse ocorrido bem antes, com certeza não seria Serra que chegaria ao segundo turno, mas sim, Marina Silva. No segundo turno, como ela, a verde, tem uma história de vida imaculada, com certeza ela sim, venceria o pleito e não Dilma, em face dos inúmeros escândalos que aconteceram à sua volta e que de certa forma foram intimamente ligados à própria candidata e ex-integrante de principais postos do governo do Presidente Lula.

        Com um crescimento de cerca de 3 pontos percentuais em três dias, que cresceu realmente foi a candidata Marina Silva, enquanto que, Serra e Dilma permaneceram nos patamares de 24% e 49% das intenções de votos. Para que Marina Silva viesse a chegar a um segundo turno, com certeza, teria que Serra cair vertiginosamente e Dilma descer uns cinco pontos percentuais, caso contrário, se o crescimento de Marina chegar a ser considerável e não  ultrapassar Serra, o único beneficiário para um provável segundo turno e este contra Dilma. Se acaso Marina chegar a um segundo turno, terá grandes chances de vencer Dilma, porque ela tem uma história de vida imaculada, sem os respingos do escândalos que aconteceram no Palácio da Alvorada.

          Se tais respingos dos escândalos tivesses atingido em cheio a imagem de Lula, com certeza Dilma  não teria a menor chance de sequer chegar ao primeiro turno e a disputa poderia ser entre Serra e Marina Silva. Como a blingagem de Lula é igual ao encouraçado Potenki, está aí a explicação da firmeza de Dilma nas pesquisas eleitorais. O importante de tudo para o desfecho final desta campanha, o momento crucial, será com certeza o comportamento das flutuações de intenções de votos desta semana. Quem melhor se posicionais nas pesquisas ou se sustentar do jeito que está, para onde pender os indecisos, é que vai decidir quem poderá vencer no primeiro turno ou se terá ou não um segundo roud eleitoral.

TESTE DE ANALFABETISMO DE TIRIRICA


       O Ministério Público Eleitoral do Estado de São Paulo, deveria estar mais preocupado com outros cruciantes problemas do estado mais rico do país, do que querer impor teste de leitura ao palhaço-candidato Tiririca. Primeiramente, demonstra esse Promotor Eleitoral, que quer jogar confetes para os holofotos para aparecer nas telinhas, nos jornais e revistas, do que propriamente ser um zeloso fiscal da lei. Na verdade isso só vem a demonstrar mesmo o preconceito reinante contra os nordestinos que ainda existem no estado de São Paulo e que foram e são a força motriz da riqueza daquela selva de pedra. 

           Por qual razão então, não procura esse "zeloso" fiscal da lei, em barrar a candidatura de Paulo Maluf, que responde por enes processos, foi preso ele e o filho, por lavagem de dinheiro usurpado dos cofres públicos, nas ilhas britânicas Cayman, no Caribe, entre outros tantos paraísos fiscais para onde desviou dinheiro do povo, além de tantos outros picaretas que são candidatos em São Paulo? - 

           A bem da verdade, tem muito Promotor de Justiça que se esquece do seu real papel, coloca embaixo do tapete os grandes problemas nacionais os quais deveria estar preocupados, para focarem em assuntos de somenos importância, pura e simplesmente para aparecer na mídia. Por que o Ministério Público Paulista não procura fazer pressão para resolver o caótico sistema penitenciário desumano do seu estado e do País? - Por qual razão não procuram os membros desse poder em fiscaliza os recursos destinados à saúde, à educação, à degradação do meio-ambiente e tantas outras mazelas sociais que tanto afetam o nosso povo?

         A questão de ser analfabeto e não poder ser eleito, é uma contradição constitucional que não tem sequer uma explicação convincente, porque quem mais rouba nesta nação, são  os letrados que o povo coloca lá em cima do poder. Pelo menos Tiririca tem a coragem de mostrar o palhaço que de verdade o é, e diz a verdade real do que sabe sobre o que seja a política. O pior é se eleger um bocado de gente metido a besta e quando chega lá, é que de fato vai mostrar a real cara de palhaço de cada um, e o que é pior, mostrar realmente o palhaço que é o povo que foi usado como instrumento para colocá-lo no poder.

            Contraditoriamente, a Constituição Federal quando permite que o analfabeto tenha o direito de votar e veta o direito de ser votado, está dando um atestado de que a própria Magna Carta é dúbia quando traça como cláusulas pétreas, os princípios da isonomia e o direito de igualdade de condições para todos os brasileiros, estrangeiros e transeuntes de passagem pelo País. Se o analfabeto não pode ser votado, estar-se-á desrespeitando flagrantemente tais princípios constitucionais garantistas do direito de igualdade e do tratamento isonômico, ou não?

Nenhum comentário: