QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ILAÇÕES NO TEMPO, NO SER HUMANO E AO VENTO

SER HUMANO - Não é tão-somente o atributo de nascer com vida, crescer, mostrar à que veio e, no final, fatalmente morrer. É essa a trajetória de todo e qualquer ser humano. Pensar diferente, é querer ser Deus.

ANDAR EMPINADO - Por mais que se queira, ninguém é mais do que ninguém para andar empinado e com indiferença para os que estão ao seu lado. Ser humano que assim pensa e age, desdenha da sua própria natureza, não sabe o significado da vida e à que veio ao mundo. Não passa mesmo de um reles e mero ser desprezível, um rato de esgoto a rastejar num esgoto qualquer.

O QUE NÃO SE SABE - O que muitos não sabem, é que, na vida tudo é passageiro. O que pode ser agora, pode não ser daqui a pouco ou num amanhã mais distante, porque do pó do qual viemos, ao mesmo pó volveremos. Esta é a realidade da qual ninguém pode se quedar ou se furtar. Já se viu alguém na reta fatal escapar da morte?

SÓ SE COLHE O QUE SE PLANTA - Se a gente planta um roçado numa determinada área, só espera colher o previsto plantado naquele espaço. Mais do que aquilo, impossível colher. Agora, se a pessoa planta uma área maior, com certeza, vai colher mais. Porém, há de se salientar, que um dos fatores importantes para se colher e ter uma boa produção ou até mais do que a prevista, é cuidar bem da colheita, senão, da mesma forma, nem poderá colher mais ou nada virá a colher, porque se não se cuida da semente desde o plantio, à adubação da terra, os cuidados que se deve ter com o tratamento protilático da plantação e, se acaso não aparece um fator fortuito qualquer, com certeza a colheita será boa. Caso contrário, tudo pode se perder em qualquer descuido. Outro cuidado, é o de se escolher a boa semente para adubar e cuidar.

A VIDA NÃO É INSTRUMENTO DE BRINCADEIRA - Ninguém pode se arvorar no direito de brincar com a vida de quem quer que seja, muito menos, ditar ordens, impor regras ou normas de conduta. Todo ser humano é livre e a ninguém é dado o direito que querer cercear o livre pensar e a liberdade de quem quer que seja. Hitler, o porralouca judaico-alemão que desencadeou a segunda guerra mundial, pensou que podia tudo, fez um grande estrago à  humanidade, mas veja o que dele restou? - Nada, a não ser,  uma grande mancha negra na História da Humanidade. Ninguém pode ser Hitler ou brincar desse infame ditador para  impor vontades ou ditar regras e normas de conduta, sob pena de cair no ostracismo, no esquecimento e ficar no fosso negro da história como um reles e menosprezível ser.

A SIMPLICIDADE - Aprendi na vida com os mais velhos, por sábios, que caldo de cana, canja de galinha, simplicidade e humildade, são atributos do ser humano que não fazem  mal a ninguém. Por isso, é que, um dos ensinamentos bíblicos que é exemplo frequente entre os seres humanos, é o de que: "os humilhados serão exaltados e, os exaltados serão humilhados".

NINGUÉM É DONO DA VERDADE - Por ser humano, porisso mesmo, a fragilidade do que da boca de cada um sai de cada um da gente. Tenho a minha verdade que busco propalar. Mas ela é só minha e pronto! - Com relação aos demais, pode não ser a minha, a verdade alheia. Por isso mesmo, a verdade é relativa. Não é um dom absoluto de ninguém. Até, quando querem, fazem da verdade mentira e, desta, verdade. Tudo depende da tendenciosidade e o nível de perversidade de cada ser humano.

NATUREZA HUMANA - Outra coisa que muitos desconhecem, é a natureza de cada um de nós. Pode-se até se pensar que não, mas o ser humano pode ser capaz de tudo. Pode ser rico, pobre, letrado, engravado, os escambau, mas na vala comum, todo mundo pode cometer qualquer coisa na vida. Tudo é uma questão de momento. As circunstâncias, de um modo geral, é quem dita as regras de uma possível ação ou reação. Também no decurso da vida, muitas injustiças são cometidas aos céus e ninguém dá as mínimas porque não está acontecendo com certa e determinada pessoa. Quanto ocorre com outrem, se faz vista grossa.

COVARDIA - O que mais tem me revoltado nesta vida, é a covardia e a indiferença de certos e derterminados seres humanos a nossa volta, que pouco estão ligando para o que na vida se passa. Afinal, se não é com eles, e assim o sendo, que diferença faz, o que importa, hem? - Não deveria ser assim, mas assim é que tem sido. Nunca me furtei de acudir, de acolher quem de mim precisou, muito menos nas horas mais difíceis e dentro das minhas limitações, pois como todo ser humano, vivo circundado de fatores limitativos. Não propriamente nessa ordem, mas busco servir na medida do possível, sem em contrapartida, ser servido. Não estou cobrando nada do que fiz, pois o que fiz ou deixei de fazer, não sei se um dia, contas por isso vou prestar, mas pelo menos tenho consciência que no meu dicionário nunca existiu a palavra COVARDIA, a não ser para falar do seu real significado na conduta da vida de cada ser humano.

HIPOCRISIA - É o que mais a gente vê na vida, principalmente nos candidatos à tiranetes de plantão. Pior ainda, é que eles, os hipócritas, são tão imbecis, que querem impor as suas vontades a até mesmo acreditar em suas mentiras e querer que delas se acreditem verdadeiras. O hipócrita, não mede limites. Faz uma coisa agora, diz afirmativamente uma coisa e busca agir de forma diametralmente oposta. De hipócritas, camaradas, estamos cheios. Ser humano, não é ser nada disso. É ser puro, verdadeiro como deve ser, dizer o que pensa sem querer enganar e agir com sinceridade com quem os abraços abertos e a amizade sempre encontrou. Ser humano não é o hipócrita que aparenta uma coisa e logo mais ali, às suas costas, lhe desce a lenha sem pidedade, fala mentiras e alteras as palavras que ouviu somente para ser agradável com o seu senhor. Afinal de contas, quem nasce servo, nunca chega a bobo da corte.

Nenhum comentário: