QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DANÇA COM LOBOS


A. – O título, para quem não conhece, é de um filme de estréia em sua primeira mega produção, como ator e diretor, Kevin Costner, que retrata a situação indígena norte-americana, frente ao domínio expansionista do branco poderoso, em se apoderar das terras indígenas, que em situação de inferioridade, se deixou dominar pelo homem branco, sendo por este, impiedosamente dizimado.

B – No contexto histórico, o filme retrata a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte na Guerra de Secessão. O expansionismo dos Estados Unidos em direção ao Oeste deu-se através de negociações (compra de imensos territórios), de guerras, destacando-se a Guerra do México, que entre 1845 e 1848 incorporou cerca de 50% do território mexicano ao país, e do aniquilamento das tribos indígenas.

C – É dentro de similar contexto, que o Sul Maravilha e Sudeste, tratam a nós nordestinos, como inferiores colonizados, a exemplo do filme Dança Com Lobos, que retrata a história de John Dubar, tenente da União, que foi condecorado por bravura durante a Guerra de Secessão. Esgotado com a guerra e com os valores da sociedade, retira-se da Tennessee urbana para um forte isolado no Sioux, em 1863, convivendo harmoniosamente com a tribo indígena. Geralmente acompanhado de seu cavalo Cisco e de um lobo com quem faz amizade, passa a ser chamado de "Dança com Lobos", pelos peles-vermelhas. Apesar de tudo, Dunbar não consegue evitar a expansão colonialista do branco, terminando por capitular frente ao poderio dominante do colonizador expansionista.

D – Similarmente ao filme de Kevin Costner rodado em 1990, querem da mesma forma ainda nos tratar, a nós nordestinos, como se fôramos os indígenas peles vermelhas americanos, e eles, os moradores habitantes do Sul Maravilha e do Sudeste, os nossos dominadores, exploradores e expansionistas da plebe ignara e inferior nordestina. Dentro desse contexto, Lula é o nosso John Dubar, que não mais aceita essa dominação, tendo buscado em seu governo, dar ao nosso Nordeste, um tratamento de igual para igual, inclusive, no que se refere dentro do contexto mundial, onde o Brasil passou a ser respeitado como nunca o fora antes.

E – Por isso mesmo, para que a Dança Com os Lobos tenha continuidade, é que não se pode negar o melhor de Lula para o Nordeste, que é na pessoa de Dilma Rousseff. Só sabe mesmo o que é ser índio, quem viveu na Selva de Pedra, que é o Estado de São Paulo.

F – Temos que ter amor ao nosso País, mas o que não se pode admitir é o preconceito ainda reinante nos Estados sulistas e do Sudeste, com relação ao povo do Nordeste e a nós nordestinos, que tanto sangue e suor temos derramado País afora.

G – Nada como ser independente. Se somos ainda tão rejeitados, considerados uma sub-raça, melhor seria mesmo, como bem o diz na composição de Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova, interpretada por Elba Ramalho, que canta o “Nordeste Independente”, que se chega mesmo a até ter arrepio.

H – Assim é a letra:
Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
“Asa Branca” era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade,
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta

O Nordeste é feito por gente bravia, gente sofrida, gente que luta, gente de garra, gente humilde, gente que quer mostrar para o Brasil que também é tão importante, quanto o tamanho do Brasil.

F –O instituto Vox Populi, publicou ontem, pesquisa de opinião em que Dilma aparece com 57% de intenções de votos e, Serra, com 43%, neste segundo turno, o que se configura numa diferença de 14 pontos percentuais pró Dilma.

G – Com essa divulgação, o pessoal do alto tucanato, não gostou muito, alardeando, se tratar de manipulação de pesquisas. O interessante é que esse mesmo pessoal, que sequer falava no nome de Serra na campanha do primeiro turno, não questiona pesquisa de opinião de instituto quando lhe é favorável. É comum nessa seara política sempre existirem dois pesos e duas medidas.

I - Ontem também, simbolicamente, no Estado do Rio de Janeiro, se reuniram cerca de mil artista e intelectuais para hipotecar publicamente apoio à candidatura Dilma Rousseff e, hoje, parte de integrantes do Partido Verde também o farão.

J - Até mesmo quem mora nos "grotões", como os sulistas nos alcunham, percebem o erro de Marina Silva, em ter procurado lavar às mãos nesse segundo turno do processo político. Essa decisão, que não foi politicamente muito boa, pois parece com a decisão sobre a Ficha Limpa do STF, que no final da história, só mesma àquela  Suprema Corte, foi quem realmente ficou aranhanda, quando podendo decidir, nada decidiu. Vai ser assim com a Marina Silva, do ponto de vista político.


L - Em política, como na vida, alguma decisão sempre tem que ser tomada, que seja para abraças um posição ou uma outra. Ficar em cima do muro não resolve, muito pelo contrário, só atrapalha.


M - Modestamente, firmo minha vida sempre tomando essa ou aquela posição. Tenho dado cabeçadas e pago um preço por isso. Claro que muitos se pintam de democratas, entretanto, só na carcaça, porque por dentro, existe um pequeno ditador dormitando no seu eu interior. Mas se decidir na vida, assim é que caminha a humanidade. Ela não para. Já pensou se nada ninguém decidir na vida? - Qual seria o destino de nós mesmos e da humanidade?

Nenhum comentário: