QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 2 de outubro de 2010

VÉSPERA DE ELEIÇÃO, UMA FESTA PARA O POVO, MAIS UM TESTE DA DEMOCRACIA

1. - Amanhã, será mais um dia de eleição Brasil afora, aonde serão escolhidos candidatos, com exceção dos municípios, para todos os níveis políticos da população brasileira. O dia será festivo e acreditem, o povo, por mais que se diga o contrário, gosta de votar.

2. - O Negativo de tudo, mesmo que se costume alardear para a nossa democracia, ainda não a temos por inteiro, por completo, em face da ditadura imposta pelo poder econômico e pelo quinto poder, que é a mídia, que no final das contas são quem ditam quem vai ou não ser eleito, guardadas, claro, as exceções de políticos éticos que ainda existem, que se elegem somente com o voto confiável do eleitor.

3. - Tem partido político pensando que a exigência de somente um documento com fotografia, virá beneficiar esse o aquele partido político, o que não é bem assim, porque os mais jovens, principalmente aqui na região nordestina e noutros grotões Brasil afora, que só tem mesmo o título e a certidão de nascimento. Nesse caso, a falta de um documento com foto para identificação, não vai votar.

4. - A Justiça, de um modo geral, tem trazido soluções, mas também, às vezes, confusão, como essa decisão do STF de última hora, de que basta um documento com foto para o eleitor votar. E se ele não lembrar da seção, hem? - Como vai votar? - Outro problema que não se conhece para quem vive sob os eflúvios confortáveis dos pomposos gabinetes com ar refrigerado. A distância do povão, tem sido um grande mal para a boa aplicabilidade da lei, do fazer justiça e da pacificação social.

5. - Outra mais do STF, é a questão da Lei da Ficha Limpa, ninguém tomou uma decisão até agora sobre a validade ou não de sua imediata validade e aplicação. Sem nada ter decidido, empurraram a decisão para depois das eleições, o que deixa candidatos e eleitores, pendurados na insegurança jurídica por culpa da Suprema Corte do País. Com a ficha suja, mas com a candidatura posta, pode ter votos suficientes e se eleger e, na hora agá não poder ser diplomado, vai ser de lascar. Melhor seria,  para não ter gerado essa instabilidade, que os senhores ministros em seus confortáveis gabinetes, tivesse decidido ou pelo sim ou pelo não. O importante era dar um norte a ser seguido ao eleitor. Pior é ficar no meio do muro e embaralhar o processo depois das eleições, o que virá a gerar muitas controvérsias jurídicas. Essa lei, com toda certeza, vai muito pano para as mangas no meio jurídico eleitoral.

6. - Essa do Ministro do STF, Gilmar Mendes, no dia da votação da questão do título de eleitor, ter recebido um telefonema de Serra, para obstruir a votação na data marcada, não pegou bem para o pretor da mais alta Corte do País, até porque, já se tem suspeitas de outras parcialidades em decisões que beneficiam políticos ligados ao PSDB. Que vergonha, hem Ministro?

7. - Faleceu o ex-governador Cid Sampaio, aos 99 anos de idade. Cid era concunhado de Miguel Arraes de Alencar. Foi governador de Pernambuco na década de 50, pela UDN, tendo desbancado o PSD de Agamenon Magalhães, que mandava e desmandava em Pernambuco há cerca de 20 anos. Cid Sampaio, foi quem iniciou Miguel Arraes na política pernambucana, mas quando de sua deposição do governo, em 1º de abril de 1964, não tendo o apoio de Cid, passou a ser a partir de então, seu desafeto político, tendo falecido sem que o tenha perdoado. Cid Sampaio, também, na década de 70, na época das sublegendas, foi quem ajudou a eleger Nilo Coelho, com a soma de seus votos, para o Senado da República, por Pernambuco, derrotando Jarbas Vasconcelos, do PMDB, que na época teve isoladamente mais de 700 mil votos, enquanto que, Nilo Coelho, teve em torno de 400 mil votos, mas como a sublegenda criada pelos militares para favorecer a eles mesmos, a soma de Nilo e os votos de Cid, superaram os votos de Jarbas, e como Nilo teve mais votos que este, foi o eleito pelo casuismo criado pelo Pacote de Abril de 1977, do qual Marco Maciel foi um dos fiadores. De Cid Sampaio tenho lembranças da sua verve  firme de um excelente orador. Acredito que tenha sido ele, junto com Marcos Freire, uns dos melhores oradores de Pernambuco. 

8. - Política de Pernambuco, para governador, não tem a menor graça. Jarbas vai levar uma "pisa" vexatória, que jamais imaginou. Vai pagar em dobro a derrota que impôs a Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos. De lambuja, Eduardo, vai fazer a maioria da Casa de Joaquim Nabuco e também, a bancada da Câmara Federal, além dos dois senadores, Armando e Humberto. Voto em Eduardo, mas o que não concordo é essa da impessoalidade que ele impôs às suas acões administrativas para conseguir aliados, o que é uma realidade e Jarbas Vasconcelos não estão mentindo, quando fala em "cooptação". Na verdade houve, senão o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, não estaria sendo alvo de perseguições. Uma coisa parece que muita gente não entendeu, que "em se tratando de administração pública", o que deve prevalecer é o princípio da impessoalidade, senão que diacho de democracia é essa pela qual tanto lutamos e pela qual sempre sonhamos, hem?


9. - Apesar do vai e vem das pesquisas, pelo que tudo indica, a fatura será quitada por Dilma, amanhã mesmo, de uma vez só, para não ficar fiado para depois. Melhor assim, do que se ter que aturar Serra por mais tempo com aquela cara enfadonha dizendo as mesmas demagogias de sempre e Dilma também, falando somente do pragmatismo do governo do seu padrinho, Lula. É de se encher o saco de qualquer um de pavio curto.


10. - O bonito seria Dilma disputar com Marina Silva. Duas mulheres nessa disputa seria algo extremamente comovente e emocionante, algo nunca visto neste País. Ser governado por uma mulher, vai ser um fato inédito em nosso País. Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá. Melhor que ser pelo PSDB de Serra, esta é verdade sem retoques. Mas que Marina e Dilma são parecidas, disso não se pode ter a menor dúvida.


11. - O diferencial de toda essa campanha política, foi sem dúvida alguma, o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Apesar de defender idéias consideradas dinossáuricas, mesmo assim foi o mais autêntico de todos e não procurou copiar ou se apadrinhar de ninguém. Plìnio foi de fato um "velhinho", no bom sentido, herói! - Viva Plínio!


12. - Finalizando, acho pouco provável Júlio Cavalcanti, ser eleitor deputado, o que também não deixa de ter possibilidade contrária. Dos mais votados em Buíque, como já ventilei,  Claudiano Filho, apoiado por Jonas Neto, será o primeiro, em segundo, Júlio Cavalcanti, apoiado por Mirian Briano e outros, terceiro, Marcantônio Dourado, com o apoio do ex-prefeito Arquimedes Valença, quinto, Henrique Queiroz, apoiado por Ernani Neto, sexto, Aglailson Júnior, apoiado por Blésman Modesto, sétimo, Ângelo Ferreira, apoiado por Vandelson dos Correios, Dr. Vanaldo e Dr. Alex e, quando aos demais, muitos nomes que sequer apareceram ou aparecem por aqui, terão uma infinidades de votos dispertos. Outra mais, dos senadores, Humberto poderá ter o dobro dos votos de Armando Monteiro e René Patriota, para quem não vota em Humberto Costa, ou então, em Armando Monteiro de jeito nenhum, vai votar na candidata ao senado pelo PV de Marina Silva. Tem mais uma, Arquimdes e Mirian Briano, vão se decepcionar com o votação do seu federal, Jorge da Corte Real, que se brincar, não chega à casa dos 5 mil votos e, Sérgio Guerra, apoiado pelo prefeito Jonas Neto, poderá chegar à casa dos 8 a 12 mil votos. Bem, o meu pitaco é só opinativo, com base no que objetivamente a gente observa no dia a dia da politicagem de Buíque, nada tendo de científico ou definitivo. É só uma opinião e só, ok, camaradas! - Agora se agradar uns ou desagradar outros, na verdade, democraticamente tenho o sagrado direito de opinar ou não. Como não sou de calar, decido então, dar esse pitaco, certo! - Até amanhã e boa eleição para todo mundo.

Nenhum comentário: