QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

AS INCONGRUÊNCIAS DA VIDA E DO TEMPO

QUANTO DOIS PONTOS NÃO SE ENCONTRAM - No momento da parte da física em que dois pontos não se encontram, é porque não estão na mesma linha, são incongruentes, opostos. Assim é na vida. Quanto o indivíduo não está num lugar é pela impossibilidade de na física também, de que dois corpos não podem ocuparem dois espaços ao mesmo tempo, mas na ótica de certas autoridades caolhas e precipitadas, isto pode perfeitamente acontecer, como na prisão de um mero acusado de ter assaltado uma joalheria, quando na realidade na mesma hora do fato, estava noutro lugar completamente diferente.

AINDA ASSIM - Mesmo comprovando através de imagens que não estava no local onde ocorrera o crime, mesmo assim ainda amargou cinco meses de prisão e vai responder a processo em liberdade, até que prove de verdade que estava em pontos incongruentes na ocasião. A lógica da Polícia e da Justiça, é a de que, ser preso é fácil. O difícil mesmo é provar a inocência e ser solto. Pior, é amargar um certo tempo na prisão, junto com toda sorte de elemento periculoso, para vir a ser colocado em liberdade. É por isso que essa Justiça capenga deixa a população incrédula e a vê cada vez mais com desconfiança.

DESTRUIÇÃO DE PARTE DE UMA VIDA - Só quem não sabe o que é uma prisão, que nunca provou a segregação de seu sagrado direito de ir e vir livremente, é que pode aprovar essas chamadas prisões cautelares, provisórias ou preventivas, chamadas até processuais, sem que haja em contrapartida, sequer o devido processo legal em muitos casos. Ter tolhido por uma prisão, que diga-se de passagem, injusta e arbitrária, se constituiu no maior ato de violência que um cidadão em pleno gozo de seus direitos e deveres, pode vir a ser submetido na vida. Não dá para aguentar esse tipo de coisa de forma a ficar calado. Na verdade, Polícia, Ministério Público e Justiça, têm cometido muitas pixotadas. Pior é que o Estado-Juiz e repressor, responsável por tais arbitrariedades, até agora ninguém vê ser responsabilizado por absolutamente nada. Nem tampouco, regressivamente, autoridade alguma tem sido punida pelos excessos que geralmente cometem no (ir)regular exercício do munus púlico, para os quais ingressaram e foram nomeados, após prévia aprovação em concurso público, o que comprova que a seleção pública não é condição sine qua non para o bom desempenho de suas funções.

O PROFISSIONALISMO - Além, claro, da realização do concurso público em respeito aos princípios do direito de concorrência em pé de igualdade e de isonomicamente oportunidades iguais, as pessoas que são aprovadas e investidas em algum cargo público de notória relevância ou não, deveriam antes de tudo, passar por um curso especializado de aprendizado de bons modos, educação, tratamento humanitário, para justamente valorar o profissionalismo no poder público para os quais foram por concurso público investidos e nomeados nos cargos para justamente os exercer com zelo, denodo, dedicação e eficiência. Quem não é capaz de agir dessa forma, deveria pedir as contas e cair fora, uma vez que, a função pública nunca será a sua praia.

O TEMPO COMO CONDIÇÃO - Como senhor da razão, o tempo pode ser deveras tardio, pois quando uma injustiça acontece, a reparação do prejuízo pode jamais acontecer, a exemplo de pessoas que acusadas de haver cometido  crimes que não cometeram, além de perderem a dignidade, são humilhadas, escorraçadas, execradas publicamente, sofrem sessões de tortura, perdem a saúde, ficam com marcas físicas e psicológicas para sempre, passando a viver como reles vermes imundos jogados na sarjeta da vida e à própria sorte e, quando se vem a descobrir da inocência, aí já é tarde demais e tempo, que antes era o senhor da razão, já não é mais capaz de sanar toda a dor e sofrimento nem tampouco de repor todo o prejuízo sofrido. Assim não dá, em muitos casos, para esperar o tempo para ser o fato limitador como senhor da razão. As pessoas devem ver as outras não como monstruosas em primeira mão, mas sim, como iguais a nós outros.

CONVERSA DEMOCRÁTICA E EQUILIBRADA - O encontro mantido entre o Prefeito Jonas Neto e a Comissão do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, representado por Michell, foi aberta, democrática e equilibrada, em que de um lado, os servidores demonstraram os seus pontos de vista em face dos últimos acontecimentos que redundou numa pequena manifestação e, do outro, o jovem prefeito, demonstrou bastante segurança, firmeza, equilíbrio e domínio sobre os temas abordados envolvendo interesses do Município e dos servidores. No final de contas, de forma franca, aberta, democrática, como deve ser todo tipo de realacionamento entre servidores e gestor público, ficou acertado que os problemas levantados seriam resolvidos e que hoje, o Prefeito, faria um pronunciamento na Rádio Buíque-FM. Na verdade, camaradas, nada pode ser resolvido na base do tapetão. Numa democracia, tudo pode e deve ser resolvido na base da conversação, quando está em jogo, de um lado, os interesses dos servidores públicos municipais e, de outro, os interesses públicos do Município e da população de um modo geral. No mais, a reunião foi extremamente positiva. Estão de parabéns os servidores e o jovem Prefeito Jonas Neto, que diferentemente de resolver as coisas na base do "porrete" e do "cacete", buscou a solução mais inteligente, pacífica e democrática que é através do diálogo, da conversação e da democracia. Estão todos de parabéns. Problemas nunca vão deixar de existir e a melhor forma de tentar resolvê-los será sempre através do diálogo e da democracia, afinal de contas, segundo o jovem prefeito, "ele foi eleito pelo povo e está ali na condição de mais um servidor do povo buiquense, não sendo seu interesse em prejudicar quem quer que seja".

OPINIÕES DESENCONTRADAS - O pior que se pode acontecer numa cidade de pequeno porte como a nossa, são as opiniões desencontradas de um vai-e-vem sem fim. Um diz uma coisa ali, noutro, uma outra diferente mais adiante e assim, como numa corda, o nó cego vai ficando difícil de desatar, quando o problema que antes era "nadica" de nada, pode se tornar um grande problema difícil de ser desatado. O importante na vida, é não complicar e falar pelos cotovelos ou parir pelos ouvidos. Antes de tudo na vida, a gente deve procurar sempre ouvir muito. Talvez o remédio melhor seja ouvir mais e falar de menos. Quem fala demais diz o que não deve e espalha tempestades sem água para chover. Na verdade, em tudo na vida, nunca se deve ouvir por ouvir dizer, mas sim, ter a realidade das coisas antes mesmo de tomar alguma medida drástica ou uma decisão pior ainda na vida, afinal de contas, existem enes pessoas que só querem mesmo acender o pavio, para depois de longe, ouvir a explosão. Por isso mesmo é que sempre se deve ter cautela, pois caldo de cana, canja de galinha, não fazem mal a ninguém, né mesmo camaradas!

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Gerir a coisa pública, não é tarefa muito fácil não senhor, sobretudo porque quem está a frente do Ente Público Administrativo, vai estar praticamente pisando em casas de ovos. Os problemas são imensos e não adianta dizer que pode ou que vai resolver todos eles de uma só vez. Para isso requer tempo, inteligência, equipe de sentimento de corpo, planejamento e vontade de trabalhar e de servir. Sem isso gestor algum pode administrar devidamente e eficientemente a coisa pública. Às vezes até, numa administração pública, certo e determinado gestor pode até ter superado anteriores, mesmo assim, se não bem trabalhado o que ele busca ou procura fazer não aparece, ficando à mercê de uma opinião pública negativa, daí a importância de ter uma equipe equilibrada, harmônica, com delegação de poderes para resolver os problemas mais prementes e ao alcance das limitações de cada uma das peças do corpo administrativo, para que, assim, venha o corpo a funcionar em perfeita normalidade. Claro que ninguém é capaz de resolver todos os problemas, mas pelo menos parte deles, se não resolvidos, podem perfeitamente ser devidamente encaminhados. Execrar publicamente, descer a lenha, meter o cacete em quem está à frente de uma administração pública, é muito fácil. Difícil mesmo é dizer que feito mundo e fundos sem nada ter feito, a não ser usufruir única e exclusivamente do poder. Tem gente também, que só aparece quando lhe convém, mas que na maior parte do tempo, sempre está ausente e fala do que não sabe sem ter a devida propriedade. 

Nenhum comentário: