QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O OLHAR DA TARÂNTULA

Aonde quer que você esteja ou se esconda, o meu olhar venenoso estará sempre de olho em  você...
POLÍTICA DE TUPANATINGA - Volta e meia Dona Tarântula sai do hatitat natural para dar umas olhadas sob o que está se passando nas redondezas, no mundo da política. Em Tupanatinga ela percebeu que Manoel Tomé, vencedor inesperado dessas últimas eleições ao fazer os seus candidatos majoritários, se consolidou como principal liderança política em sua terra, ao desbancar Manoel Roque, que se imaginava o vencedor. Qual não foi a surpresa em que ele ficou em primeiro lugar, Duca em segundo e, Mané Roque, decepcionado, ficou no rabo da gata. Mas a política de Tupanatinga promete, segundo análise de Dona Tarântula e acha que Neto, filho de Duca, pode se constituir no futuro, num forte candidato a prefeito, assim como Valmir, pelo lado de Mané Roque. Candidato natural à reeleição, Mané Tomé, tem grandes chances de vir a ser reeleito, mas esses jovens já pode se vê-los como quem buscam algum lugar no futuro político de Tupanatinga e isso, alerta Dona Tarântula, só o tempo dirá e vai depender muito do traquejo político de cada um deles no contato direto com o povo do lugar.

DO OUTRO LADO, NA PEDRA - Na Pedra, como bem observa Dona Tarântula, apesar de Zeca Vaz ter sido o majoritário com Júlio Cavalcanti, mas por estar na ficha suja, apesar de ter vencido com os seus deputados, tem uma grande pedra no meio do caminho e por isso mesmo, terá que buscar um nome de apoio. Segundo sondou Dona Tarântula, esse nome pode vir de suas  próprias hostes na pessoa do grande advogado pedrense Dr. Rivaldo, que já demonstrou a sua vontade de se tornar prefeito de sua terra. Sem dúvida alguma, Dr. Rivaldo seria um bom nome pelo lado de Zeca Vaz, para se constituir num forte candidato da oposição. O fator é ele assumir de vez essa condição e botar o nome nas ruas, afinal de contas, na política, em lugares pequenos como os nossos, o sujeito  tem que procurar partir cedo, como quem não quer, mas querendo. Do lado de Chico Braz, que foi perdedor nessas últimas eleições, por já vencido uma reeleição com muita dificuldade e por não ter um nome de peso  para indicar, a coisa pode vir a se complicar, mas acredita Dona Tarântula, que na Pedra, como sempre acontece, a disputa com certeza será acirrada.

BEM, E AQUI NA TERRINHA? - Segundo Dona Tarântula, como quem pisa em ovos, opina, mas com muito cuidado, isto porque, a coisa é meio complicada, como sempre o foi a política buiquense de um modo geral, mas não se surpreenda se Jonas Neto vier a ser reeleito como candidato à renovação de seu mandato, apesar de ter ficado no terceiro lugar com os seus majoritários. Embora não seja praxe quem estar no poder chegar a perder eleições majoritárias para deputados, aqui em Buíque, mesmo assim, quem chegou a ganhar, pelo menos nas últimas eleições, não se reelegeu ou fez o sucessor. Alerta sabiamente Dona Tarântula, que aqui em Buíque, o fato de ter ficado em primeiro lugar nessas últimas eleições, não implica necessariamente que já esteja com uma vitória garantida numa futura disputa municipal. Uma coisa é a disputa estadual, outra, é a municipal. Na eleição anterior, Arquimedes Valença estava com a cotação lá em baixo, fez uma péssima gestão, mesmo assim conseguiu se reeleger. Contrariamente, Jonas Neto, embora não tenha sido o primeiro, mesma assim vem fazendo uma administração razoável, promete melhorar, e politicamente, ainda continua um forte candidato à reeleição. Então, camaradas, alerta Dona Tarântula, que a coisa não vai ser muito fácil aqui em Buíque, para quem acha que a coisa vai ser mole demais, que não vai ser não, certo e isto, só o tempo dirá.

E NAS PLAGAS DE ARCOVERDE! - Dona Tarântula não é burra, mas a tudo vem observando com muito cuidado. Na política de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, fez uma primeira gestão com muitas obras implantadas, com o fito, claro, de eleger o irmão, Júlio, deputado estadual, o que de fato conseguiu. Só que, nessa segunda administração, as promessas de campanha não estão sendo cumpridas à risca e anda um tanto quanto sofrível, o que pode lhe complicar nos nomes que estão guardados em suas mangas para apresentar na próxima eleição municipal. Observa Dona Tarântula, que embora a oposição de faz-de-conta de Arcoverde, que saiu mais estraçalhada do que já era nessas últimas eleições, pode perfeitamente se reorganizar, se recompor, até mesmo com um candidato insatisfeito saído das bases de Zeca, e vir a se peitar e derrubar o vitorioso Zeca dessas últimas eleições. A coisa em Arcoverde, pode perfeitamente se complicar para o lado de Zeca e ele não vir a fazer o seu sucessor. Arcoverde, como sempre tem observado Dona Tarântula, é um lugar, ou pelo menos deveria ser, mais politizado da região. Lá a banda nem sempre toca como o ditado manda. Tudo vai depender de aparecer um rebelde e de a oposição saber se articular como sempre soube em Arcoverde, e deixar as merrecas de carguinhos de somenos importância de lado, e dá uma banana ao Governo Eduardo, já que ele passou a privilegiar o seu antes opositor e hoje aliado, Zeca Cavalcanti. Só vai depender de saber jogar o jogo, é este o recado que manda Dona Tarântula.

E EM PESQUEIRA, A ATENAS DO SERTÃO! - Pesqueira, como por lá tem andado sempre Dona Tarântula, por ter sido um lugar de grande produção cultural dessa região, foi alcunhada de "Atenas do Sertão", guardadas, claro, as proporções. Surpreende-se Dona Tarântula, deixando-a até mesmo indignada, o fato de a Câmara de Vereadores de lá, querer cassar o vereador Luciano Leite, de Mimoso, somente pelo fato do mesmo se encontrar acometido por uma grave doença e não pode participar normalmente das sessões. Aonde está a humanidade, a cristandade que se pensava ter mais em Pesqueira que nos demais lugares vizinhas, hem? - Sem essa, vereadores de meia-tigela, tenham um pouco de compaixão! - Se o vereador se encontra doente, então que se afaste remuneradamente para se tratar e que assuma temporariamente o seu suplente. Agora essa de cassar, é hipocrisia e desumanidade. Sigam o exemplo de Lula e seu vice, Zé de Alencar. A chamada Pesqueira secular, nesse ponto, está decepcionando a região. Assim não dá para ser a "Atenas do Sertão", a terra das chaminés e o lugar que mais avançou noutros tempos, na agroindústria e que sempre teve o seu valor. Alerta Pesqueira!

SUCESSÃO DE PESQUEIRA - Cleide Oliveira, Dona Tarântula a conheceu, como Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de lá, e era filiada ao PT, tendo sido  junto com o professor Souza, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores pesqueirense. Como era professora municipal, foi cooptada pelo prefeito João Eudes, e veio a se tornar sua Secretaria de Educação, para, tempos depois, chegar a se constituir em sua sucessora e se tornar a primeira mulher prefeita de Pesqueira. Como a campanha foi feita em cima do uso da máquina administrativa e do poder econômico, ela foi alvo de muitas denúncias e ações na Justiça Eleitoral, tendo sido cassado o seu mandato na justiça local, entretanto, a nível de recurso, no TRE, veio a reverter o jogo a seu favor e pode com esse feito, vir a se constituir numa forte candidata à reeleição. Em primeiro lugar, porque Arnaldo Chalegre, por ter sido usado neste último pleito como o amortecedor de votos para dar a vitória a Cleide e, em segundo lugar, de acordo com Dona Tarântula, Evandro Chacon, não teria mais fôlego para uma nova disputa eleitoral, já que Cleide Oliveira, depois de ser fundadora do PT, passar para a direita, agora pelo que se fala, vai se filiar ao PSB do Governador Eduardo Campos, de quem, junto com o ex-prefeito João Eudes, seu criador, se tornou aliada de carteirinha. Bem desse jeito, a candidatura de Evandro, com certeza ficará isolada e poucas chances tem de lograr êxito, esta é realidade de Pesqueira no momento.

Nenhum comentário: