QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O TEMPO, CRÔNICA PARA SE LER E REFLETIR

            É muito difícil o ser humano fazer uma idéia precisa da noção de tempo. Existe o tempo no sentido de aferição da história, do passado, do início da vida em nosso planeta; existe também uma vaga idéia de tempo em função do início de como tudo começou, do universo como um todo. Em muitos casos a idéia de tempo é imprecisa e muito vaga e é voltando ao passado, sobretudo, ao longínquo passado que se perde a noção do tempo com as dúvidas que surgem sobre o mistério que a tudo envolve na natureza e nos mundos de outros sistemas galácticos. O universo é algo que se perde em sua própria grandeza infinita e aí já não se tem mais a devida noção do espaço e do tempo. Um grande e potentoso mistério a tudo envolve.
            Mas voltando às nossas limitações, onde o nosso tempo é delimitado, é tempo para trabalhar, é tempo para ir ao banheiro, é tempo para se fazer amor, é tempo para estudar, é tempo para o lazer, é tempo para o viver e por fim, é também o tempo de se morrer. Para tudo em nossas vidas existe um tempo “x ou y” para  que a gente possa fazer tudo aquilo que devemos fazer dentro das nossas limitações e possibilidades. Dentro desse universo limitado, é importante que nesta vida passageira, cada ser humano aprenda e saiba fazer de forma correta, na medida, o devido uso do seu tempo de vida. Por outro lado ainda, pelas experiências vividas, como nos dão conta a história, os nossos antepassados, o tempo também nos dá muitas lições de vida e é por isso mesmo que muita gente apanha, sofre as imprevidências desse tempo, para que possa aprender. É a velha história, vivendo e aprendendo e, o tempo, como diz o ditado, é “sempre o senhor da razão”. As pessoas em muitos casos dão muitas cabeçadas na vida, mas com o passar do tempo vão aprendendo e se conscientizando de seus próprios erros, em muitos casos, tardiamente vão concluindo que erraram em épocas pretéritas e para consertar certos erros, se  torna quase impossível, sobretudo porque o tempo não retroage, não volta atrás e aí vem o sofrimento e a dor.
            O tempo, em suma, nos dá essa idéia de vida, de cumprimento de obrigações, de universo e da sua origem misteriosa, da existência Divina e das lições de vida que dele devemos sempre tirar, pois é ele e somente ele que no futuro nos dirá se razão ou não tivemos por determinado feito do presente. O tempo é pois, uma grandeza incomensurável, onde não existe começo e não existirá fim; é uma imensidão infinda, por isso mesmo a idéia de coisa vaga que habita em cada um de nós, quando nos reportamos, quando falamos de tempo.  

Nenhum comentário: