QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO

1. - O prefeito Jonas Neto, mesmo estando a dois anos do próximo pleito eleitoral, já se lançou, no discurso de posse do vereador Dodó, candidato à reeleição de Buíque e fez ver, que talvez não pudesse realizar os cem por cento do prometido em seu governo, prometido no decurso de sua campanha, mas que iria envidar esforços para fazer o que pudesse realizar em favor do seu povo. Embora, talvez, um tanto prematuro esse lançamento, mas todo mundo sabe, que por uma questão de pretensão legítima, quem está do poder de mando no Executivo de qualquer esfera, na verdade, não havendo nenhum empecilho, geralmente se constitui no candidato natural à sua própria sucessão.

2. - Pelo disse-me disse-me do lado de oposição em Buíque, os nomes ventilados são os mesmos de sempre. Do lado que deu apoio a Júlio Cavalcanti, a candidatura que vem sendo ensaiada é de Mirian Briano, o que não seria nenhuma novidade e do lado, mesmo sendo da mesma farinha, que apoiou o deputado estadual Marcantônio Dourado, fala-se no ex-prefeito Arquimedes Valença, que apesar de estar na ficha suja até o pescoço, mesmo assim, segundo se comenta, "diz ele que vai mostrar que é candidato". Bem, dentro das possibilidades do mundo da política, tudo é possível, mas só o fato de Arquimedes vir a se candidatar novamente a prefeito dos buiquenses, será um tremendo retrocesso, isso pelo simples fato do que durante longos doze anos deixou de fazer pelo povo, mas como no mundo do possível o povo sempre esquece facilmente as pancadas da vida recebidas, tudo pode acontecer, principalmente quando se está no mundo da picaretagem da política.

3. - Como em Buíque o palanque político nunca é desmontado, outros nomes também estão sendo motivo de comentários pelo povo ou jogados na opinião pública para ver se emplaca. Alguns deles são conhecidos das pessoas, outros nem de longe, mas como se está numa democracia, todo mundo tem o sagrado direito de disputar um pleito eleitoral, seja em que nível for, afinal de contas, é assim que dita a Constituição Federal de 1988. O que há de se notar na política buiquense, é o fato de que, se o indivíduo só tiver boas intenções e não tiver carisma político, pode tirar o cavalo da chuva, que dificilmente chegará lá, o que implica em dizer, que para se candidatar não basta ser o tipo Zé Amaro, que foi candidato, gastou horrores de dinheiro e ficou decepcionado com o resultado de sua candidatura a prefeito de Buíque, o que ainda vale dizer, que nem sempre o dinheiro é o fator determinante para se ganhar uma política em Buíque. O exemplo mais recente, veio de Jonas Neto, que sem um centavo furado no bolso, nem grupo político, derrubou uma das mais bem montadas estruturas políticas jamais vistas em Buíque, de Arquimedes Valença e, por tabela, todo o seu grupo político, com uma vitória consagradora.

4. - Dos nomes que andam à boca pequena, alguns dos mais conhecidos do povo são: Blésman Júnior, filho de Blésman Modesto, o comerciante Cicinho de Paulo de Teté, Roberval de Luis Nilson, que não perdeu ainda a esperança de vir a ser prefeito de sua terra, o vice de Mirian Briano, o fazendeiro Modézio, Abel do PT, que com a votação obtida na última eleição, se acha também credenciado e outros nomes podem surgir por aí nesse meio de campo. Dos cristãos novos que se ouve falar, mas com menos conhecimento, está o filho de Valter, presidente da CDL, Ronald, professor Esildo, entre outros. A bem da verdade, nos desdobramentos das pretensões políticas de muitos buiqueneses, no vai-e-vem que está para se percorrer, muita água ainda vai rolar e tem muita gente com capacidade e competência suficientes para governar Buíque. Fala-se até numa tal de uma pesquisa que aponta Zeca Cavalcanti, prefeito de Arcoverde, que hoje bateria até mesmo Arquimedes Valenaça, mas não se pode olvidar num ex-prefeito de Arcoverde vir a governar Buíque, se bem que, no passado, na década de 50 para a de 60, Dr. Zé Cursino Galvão, foi prefeito de Buíque, para, depois, vir a ser de Arcoverde, mesmo sendo ele, buiquense da gema. Resta lembrar, claro, que naquela época, a realidade era bem diferente da de hoje, em que não se imagina jamais que Buíque venha a ser governada por um forasteiro nato e de carteirinha, isso nem pensar!

5. - Por falar em buiquense nato, se não se tomar uma providência, não mais se vai ter buiquense de nascença, uma vez que, à falta de realização de partos tanto na Casa de Saúde Municipal, quando na Maternidade Alcides Cursino, as parturientes estão dando à luz em Arcoverde ou noutro lugar qualquer, menos em Buíque. Só quem nasce na Zona Rural, pelas mãos de uma parteira, é quem é verdadeiramente natural de Buíque, porque os demais vão ser também forasteiros. É necessário que se tome providências urgentes para que as nossas parturientes dêem à luz aqui mesmo na terra-mãe, para que ela não venha a ser habitada por filhos bastardos.

6. - Em Arcoverde, mesmo que demonstre não querer, mas dando sinais que iria para o sacrifício, o advogado Edilson Xavier, já que a oposição está órfã de nomes, se predispõe a ser o cristão da vez da oposição e, pelo visto, diferentemente de Caetano Neto, que foi candidato só para a oposição não passar em brancas nuvens, o advogado Edilson não parte para ser um candidato de faz-de-conta, mas sim, quer ter um embate de verdade e no mesmo nível da situação, basta que a oposição lhe abra o devido espaça, juntando os seus cacos, se reorganizando e parta pra luta, que segundo ele, disposição tem de sobra para lutar pela bandeira oposicionista de Arcoverde, já que segundo ele, a oposição está resumida praticamente a ele mesmo. Bem está aí mais um nome para que a oposição possa analisar e buscar no advogado Xavier uma opção para se peitar contra o candidato de Zeca, que se encontra guardado a sete chaves no embate vindouro, no ano de 2012. Arcoverde, reconhecidamente um município de vanguarda, não pode se furtar à luta. Tem que acordar e reorganizar os cacos da estraçalhada oposição.

7. - Domingo, dois deste mês, foi realizado no Bar Madeira de Lei, em Arcoverde, a confraternização do Jornal de Arcoverde. Dei uma passadinha de leve por lá na parte da tarde, só para rever e jogar amenidades com os colegas arcoverdenses e colaboradores do único jornal com três décadas de circulação na Terra do Cardeal. Na ocasião se faziam presentes o Editor e Diretor do JA, Enaldo Cândido, que houvera sido operado há cerca de quinze dias, o velho amigo Sabará, Mucuim, advogado Edilson Xavier, a sua sempre gentil esposa, Dra. Gil, entre outros amigos que lá marcaram presença para levar o abraço fraterno ao Jornal de Arcoverde e ao confrade amigo Enaldo Cândido.

8. - Por falar no camarada Enaldo Cândido, apesar de ter se submetido a uma incisão cirúrgica há uns quinze dias, mesmo um pouco pálido, estava muito bem, apesar de ainda não está podendo praticar o esporte que mais gosta, que é o levantamento de copo, mesmo assim, tomando somente refrigerante, se portava como se nada tivesse acontecido na confraternização de primeiro encontro dele com os colaboradores do Jornal de Arcoverde e com demais amigos. Só não se pode prever se realmente a sua tão decantada "Santa", voltará a obrar os miligres de verdade, que tanto ele alardeava e decantava com exagero, antes de ser cortado. A comprovação, com certeza, só poderá ser confirmada ou não, após alguns dias a mais, para ver se a velha "Santa" é de fato realmente milagreira de verdade ou não. Aí, camarada, vamos ver o pau cantar, né mesmo! - Quem está ansiosa esperando pelo resultado, é Madame Veruska, a musa do JA e que demonstra ter interesse na tal da Santa de Enaldo.

Nenhum comentário: