REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DE ARCOVERDE
Informa o nobre advogado Edilson Xarier, que a oposição está representada politicamente em Arcoverde, no Governo de Eduardo Campos, pois o advogado Thomas Xavier Oliveira, seu filho, continua no cargo de Ouvidor Geral da Secretaria de Defesa Social - SDS, assim como, as ex-prefeitas Rosa Barros, foi nomeada Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e Erivânia Camêlo, foi mantida na Diretoria Geral da ADAGRO. Em que pese essa representatividade, é de se aventar, até que ponto a oposição pode chegar fazendo ao prefeito Zeca Cavalcanti, que da mesma forma, é um forte aliado também do Governo Eduardo Campos, até porque, fez o seu irmão, Júlio Cavalcanti, deputado estadual, com uma votação invejável, demonstrando, assim, a sua liderança incontestável na Terra do Cardeal.
CANTO DA SEREIA
O problema maior é se saber, até que ponto a oposição de Arcoverde, vai se encantar por cargos que pode até lá ter a sua importância, com o canto da sereia. A questão é que, sendo oposição ao próprio Zeca Cavalcanti, que é aliado do Governo da qual a oposição é também aliada, o imbroglio político se forma a partir do momento de se levantar a possibilidade, de quem vai fazer oposição local a quem em 2012, se todos estão no mesmo barco, hem?
ELEIÇÃO PARA DESEMBARGADOR
Inovando democraticamente, o Presidente da OAB/PE, Henrique Mariano, vai realizar através da instituição a qual representa, eleição direta de advogados que estejam aptos a concorrer à vaga aberta para ocupar o cargo de escolha de advogados para formação da lista sêxtupla, nos termos do art. 94 da Constituição Federal, do chamado quinto constitucional, cuja vaga existente no TRT da 6ª Região, com sede em Recife, pertence aos advogados com notório saber jurídico e com mais de dez anos de carreira no exercício da advocacia. Bem, se é um direito garantido pela própria constituição, acho perfeitamente natural e democrático, qualquer um dos colegas que se enquadre dentro das exigências, participar, inclusive nós interioranos, justamente para quebrar a "oligarquia advocatícia dominante", dos quais tão-somente os da capital se acham detentores de tais exigências e atributos necessários e suficientes para a ocupação de cargo de tamanha magnitude.
POR QUAL RAZÃO NÃO CONCORRER?
O fato inovador que será administrado pela nova gestão da OAB/PE, se constitui numa iniciativa aberta e democrática. Seria interessante, que tudo transcorresse dentro do que se presume venha a ser um jogo limpo e aberto, para que, todos que se enquadrem nas regras das resoluções para a concorrência de escolha, pelo voto livre e democrático da lista sêxtupla, venha de fato a recair justamente naquele que preencher os melhores atributos para o exercício do cargo de desembargador no TRT da 6ª Região. Em sendo uma escolha que, em tese, prima pelo princípio constitucional da isonomia, o interior não pode deixar de participar do embate, uma vez que, por estas plagas temos muitos militantes do Direito, dotados também dos mais elevados requisitos para a ocupação desse quinto constitucional que compete aos advogados. Então, caros colegas, mãos à obra e vamos batalhar para ver se colocamos alguém do interior nessa lista sêxtupla, afinal de contas, não podemos nunca nos considerar diminuídos com relação aos colegas que militam nos grandes centros, apesar da ostentação de potentadas estruturas profissionais, mas há de se salientar, que advogado do interior, nada tem a dever a similar colega dos grandes centros urbanos.
NOVELA DO ITALIANO CESARE BATTISTI
Condenado em seu País, a Itália, à prisão perpétua, mas com pedido de asilo no Brasil, e de extradição para o seu lugar de origem, já no final do Governo, Lula resolveu negar o pedido de extradição e lhe dar asilo político. Como a palavra última competiria ao Presidente da República, a este caberia decidir pela extradição ou não. Não importando o tipo de crime que tenha ele cometido lá na Itália, o que não dá para entender, é o fato de o STF está colocando em dúvida a decisão do comandante máximo da Nação Brasileira e negando-lhe à liberdade. Já tendo se exilado na França, por alguma razão, veio a aportar no Brasil, onde chegou a ser preso e seu caso foi parar no STF, que foi favorável à sua extradição, cabendo, porém, a última palavra ao Presidente Lula, que foi favorável ao pedido de asilo político. Agora vem o STF querendo, como já o vem fazendo escancaradamente, desrespeitar a própria Constituição, cujo Supremo Tribunal, por ser guardião da Lei Mater, competira a este Poder, ser o primeiro a respeita esta mesma Lei Maior, mas seus ministros, pelo visto, estão dando um exemplo de que não fizeram bem a lição de casa, e partindo deles próprios o desrespeito ao que nessa qualidade de guardiãs, competira por dever e obrigação, religiosamente, sem questionar, o que por império, deveriam simplesmente respeitar. Mas pelo visto, estão fazendo vista de mercadores e querendo passar por cima até mesmo da própria Constituição Federal, o que deixa o garantismo constitucional programatizado institucionalmente na própria Lei Fundamental, em frangalhos. Desse jeito, não dá para acreditar em mais ninguém.
BRIGADAS VERMELHAS
Segundo os italianos, o cidadão Cesare Battisti, fazia parte das chamadas Brigadas Vermelhas, uma facção política comunista radical, que teve muita atuação na década de 70 e praticou imensas barbaridades, contra o que chamavam de sistema dominante, a ponto de explodirem estações de trem, sequestrarem autoridades, praticarem assaltos a bancos, entre outras acusações das quais foram responsabilizados esses integrantes das chamadas Brigadas Vermelhas. Battisti, pelo que se sabe, foi acusado de haver cometido um crime, que segundo as autoridades brasileiras, foi fruto em parte, de um processo que coloca em dúvida se realmente o condenado à prisão perpétua é justa, e de que tenha realmente cometido o crime do qual é acusado, como de fato consta dos autos, que pelo que tudo indica, pode ter tido motivação política, daí a interpretação brasileira para o caso específico e por fim, a decisão do Presidente Lula, em lhe conferir o asilo político pretendido. O pior em tudo isso, além do desrespeito constitucional do STF, é saber que os italianos estão fazendo um movimento para que ele venha a ser sequestrado à força do Brasil e levado à Itália, como se ainda estivéssemos vivendo os áureos tempos do Império Romano ou à Itália de Mussolino, da Segunda Guerra Mundial. Aí sim, é que não dá para acreditar em quererem os italianos, partir para essa atitude de atingir a nossa soberania nacional. Como Império Romano e a Itália de Mussolini, os italianos deveriam saber que não estamos mais vivendo nessa época de se curvar à César de Roma, nem tampouco ao fascista Mussolini.
TODO IMPÉRIO UM DIA CAI
Como é sabido por todo mundo, cada império tem os seus dias contados. Assim foi com a Grécia Antiga, o Império Romano, a Império Inglês e atualmente, o Império Americano. Todos eles foram sanguíneos e cruéis, mas o pior de todos eles, foi o da Inglaterra, que alçou com os seus longos braços, várias partes do mundo, a exemplo de Hong Kong, que permaneceu por cem longos anos sob o domínio inglês, além de tantos e tantos outros países e localidades, que ainda continuam, de forma injustificada, sob o domínio inglês, a exemplo, das Ilhas Malvinas, no Continente Sul-Americano, as quais eles chamam de Ilhas Falklandes, que na verdade pertencem aos argentinos, mas com o mesmo espírito tirano, querem por que querem manter o domínio desse minúsculo território. No geral, no mundo atual, quem dá a palavra final são os Estados Unidos, mas da mesma forma que os demais impérios, vai chegar um dia em que este também, vai ser desmoronado. É só uma questão de tempo na linha da História.
MAIS UM REALITY SHOW
Chega mais uma vez, o besteirol de enchimento de linguiça da TV brasileira, que tem a mania de copiar das demais países do mundo abestado americano. Na verdade, não dá para acreditar em se imitar americano, isto porque, essa gente pelas atitudes sociais que praticam matanças em massa vez por outra, é tudo porralouquice da mais extremada injustificação. E ainda dizem que os americanos são primeiro-mundistas, só se for do maior hospital psiquiátrico do mundo, porque camaradas, o sujeito pegar uma arma, que lá todo mundo pode andar armado, e sair na "doida" atirando para tudo quando é lugar, só pode ser atitude de pirado, de amalucado do maior grau de maluquês que se possa imaginar. Não a maluquês que Raul Seixas, mas a porralouquice que ninguém até hoje entende, entendeu e por mais que se tenha estudado caso a caso, se chegou a uma conclusão. Americano, com essa mania de imperialista, tem tudo de louco, de porralouca mesmo. Agora, essa mania de imitar essa porralouquice desses "reality shows", só falta mesmo, partir para essa outra porralouquice de violência sem causa. Vem aí mais um festival de asneiras, em que são colocadas enclausuradas um grupo de pessoas diferentes, para, por um certo tempo, conviverem e daí, saí um vencedor. Só que, durante todo esse tempo, pelo que se sabe, com raríssimas exceções, não se conhece quais foram os participantes dos primeiros dez realitys shows anteriores, porque o nível, a qualidade, o aprendizado que fica no inconsciente coletivo do povo, é praticamente zero. Esse tipo de programa, que me desculpem quem defende, mas é uma verdadeira porcaria na televisão brasileira, que por sinal, em termos de programação, principalmente aos domingos, é uma porcaria de dá nojo.
JORNAIS DA REGIÃO
Não porque seja eu um colaborador do Jornal de Arcoverde, mas verdade seja dita, ainda é o jornal com maior tempo de circulação, cerca de trinta nos, e que goza de uma certa credibilidade e confiabilidade como meio de comunicação escrito. O Jornal de Enaldo Cândido, goza dessa credibilidade e confiabilidade, porque respeita a diversidade de opinião de seus colaboradores, seja qual for a matéria ou o assunto de que trata. Há mais de vinte escrevo para o JA e nunca tive uma matéria vetada. Assim, da mesma forma, acontece com os demais colaboradores. Que me perdoem os demais jornais da região, mas jornal sem conteúdo, não permanece circulando por muito tempo. Sei das dificuldades para a publicação regular do Jornal de Arcoverde, mas mesmo assim, à duras penas, o mensário ainda vem se mantendo. Com o seu lema "A Verdade Acima de Tudo", o jornal vem dando conta do seu recado há cerca de trinta anos, fato nunca dantes visto em Arcoverde e região. Não se conhece um jornal desse formato que tenha todo esse tempo de permanência em circulação na Terra do Cardeal e região e olha que, o camarada Enaldo, já chegou até mesmo por conta do jornal e de um juíz que decidia pelos cotovelos, a ver o Sol nascer quadrado por alguns dias, no Presídio Roque de Brito Alves. O Jornal de Arcoverde, pode-se dizer com certeza, por tudo isso, já é uma parte da história de Arcoverde e de nossa região.
IMPRENSA ENGESSADA
Se acaso alguém se propuser a criar um jornal, mas de forma a limitar a liberdade de seus colaboradores, já posso adiantar de antemão, que será mais um jornal para se olhar, folhear sem muito interesse, e colocar jogado num canto qualquer. Para se publicar um jornal de verdade, que se prime pela coerência, pela verdade acima de tudo, bem como, dentro de um contexto democrático. Por seu turno ainda, o sujeito tem que primeiro ter coragem, espírito de democracia e respeitar o que vai ser publicado, sem questionar o assunto. Quando se escreve para um desses mensários ou informativos, que ditam logo o tipo de assunto, o tema a ser desenvolvido, já não se serve como um meio de comunicação escrito para prestar um bom serviço à população, nem tampouco levar confiabilidade e credibilidade. Fazer jornal para não ser lido, como muitos dos que existem na região, não tem a menor justificativa, isto porque, se perde o objeto jornalístico de bem informa, no respeito à verdade, como eles realmente são e não como a imprensa engessada busca jogar. Jornal como um meio único e exclusivo de propaganda, não vinga, não dura muito tempo, nem tampouco, faz história, como vem fazendo o Jornal de Arcoverde. Sem nenhum demérito para os que vêm publicando e editando os seus jornais, mas o que estou falando é a mais pura verdade. Ninguém gosta de samba de uma nota só, nem de uma impressa engessada, em que só venha a publicar o que o editor assim o deseja. Não vai a lugar nenhum esse tipo de impressa, camaradas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário