QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1. - Muita gente metida à besta, estribuchou aos "diachos" ao ver o nome do deputado federal Everaldo, o palhaço Tiririca, ao ser indicado para integrar a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, como se o indivíduo tivesse que ser um "expert" em educação, cultura, et caterva, um catedrádito dos mais respeitados para ocupar tal posto, o que não é bem verdade. Na realidade, camaradas, essas comissões só existem mesmo de faixada, porque o trabalho técnico não fica por conta de quem é integrante, mas sim, dos especialistas devidamente contratados para fazer o trabalho de ordem técnica, quanto aos membros integrantes, quando não capacitados à altura, só fazem mesmo assinar os relatórios, os projetos de lei e quaisquer modificações importantes para questões relativas à educação, no mais, toda essa celeuma, é mais para fazer alarde e tirar "onda" de Tiririca e de nós nordestinos. Até mesmo a indicação dele para à dita Comissão, já foi uma maneira da própria Câmara dos Deputados fazer gozação em cima do palhaço por ser considerado analfabeto funcional e, para o intragável e azedo Zé Nêumani Pinto, comentarista político do SBT, que às vezes não tem o que dizer, fazer aqueles comentários idiotas para os "abestados" baterem palmas. Ora minha gente, integrante de comissão, seja ela qual for, com raras exceções, só serve mesmo para dizer se é membro de comissão tal ou qual, só e somente só. De resto, na questão de Tiririca na Comissão de Educação, só foi mesmo para se tirar onde dele mesmo e de nós nordestinos, nada mais que isto.

2. - Outra mais de Tiririca, que ainda vai dar muito o que falar, pois a sua própria eleição já rendeu muitos panos pras mangas de muita gente besta, até mesmo para um apagado promotor eleitoral, que quis aparecer, mas ninguém mais lembra dele, foi a divulgação de um tal de "primeiro cheque de Tiririca". Olha, aquilo é coisa só para ridicularizar ainda mais o deputado, que muita gente ainda quer levar na onda do palhaço que ele até então sempre o foi e se acredita que, fora da Câmara dos Deputados, com certeza continuará sendo nos seus shows, o mesmo palhaço Tiririca. Quanto ao resto, camaradas, quer queiram quer não, se não houver um acidente de percurso, com certeza ele vai tirar os seus quatro anos de mandato com a onda de mais de 1,3 milhões de votos que recebeu do povo do Estado de São Paulo. Eleger Tiririca até que foi louvável para aquele Estado, agora o que não dar para engolir, é ter eleito de quebra, o deputado federal Roberto Freire, que sem chances de se eleger mais em Pernambuco, teve mesmo que se debandar para São Paulo, que elege todo tipo de gente desmerecida, a exemplo falso à bandeira, que traiu o "partidão".

3. - Para quem não sabe, o então combativo "comunista de carteirinha", Roberto Freire, quando se pensava um político de confiabilidade em sintonia com os anseios e interesses populares, as suas filhas estudavam em Moscou, tudo pago pelo Governo Russo e usufruindo de todas as mordomias possíveis. Como Roberto Freire, na época que existem dois mundos separados por ideologias de "esquerda" e de "direita", entre Estados Unidos da América - EUA, e União da Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS, muita gente que se dizia comunista ou até mesmo os famosos "esquerdistas" de mesa de bar, principalmente os oportunistas, eram protegidos pela cortina vermelha do então existente comunismo. Quebrada essa dicotomia entre esses dois mundos, as coisas acabaram, as mordomias deixaram de existir, a União Soviética se desmantelou, o mundo se desequilibrou em parte e a coisa está às expensas do Império Americano. Atualmente, infelizmente, quem dá as cartas nas decisões mundiais, são os Estados Unidos, que a pretexto de levar a sua "democracia" mundo afora, desde que, preservado os seus interesses, não mede esforços, a exemplo de ter mantido uma ditadura de trinta anos no Egito, o partidarismo para derrubar a ditadura de Muamar Khadafi, da Líbia, além de ter destroçado o Iraque, matado aliados do regime, toda a família de Saddam Hussein, inclusive ele mesmo que foi à forca e distribuído mundo afora um vídeo de seu enforcamento, a título de servir de exemplo para os opositores do Grande Império Americano e que ainda ousam se opor com veemência ao regime americano e aos seus ditames, a exemplo do Irã, de Cuba e de outros países que se recusam a escrever sob a sua cartilha. Na verdade, é isso que ocorre no jogo de interesses americanos, com essa onda de levar democracia, economia de livre mercado, liberdade de pensamento, e todo tipo de bondade que se dizem senhores e detentores. Só que, na verdade, o que interessa a eles mesmos é o domínio da humanidade e esta ficar sob o seu inteiro jugo e obediência. Não existe americano "bonzinho" não senhor!

4. -  Roberto Freire nunca me enganou. Sempre foi um oportunista de carteirinha. Senador eleitor na chapa de Miguel Arraes, que na época arrastou os dois senadores, até mesmo o apagado Roberto Freire, que só chegou a ser senador por Pernambuco por causa da chapa encabeça por Arraes e depois, não se sabe por qual razão, certamente por contrariado interesses de ordem pessoal, se desligou da "esquerda de mentirinha" de Pernambuco e se aliou à direita raivosa de Jarbas Vasconcelos e seus asseclas. Depois disso, veio a sua derrocada política em Pernambuco e para se eleger, teve que buscar o voto de muito "abestado" do Estado de São Paulo, para onde transferiu o seu domicílio eleitoral. Isso já se tornou uma praga em nosso País. Quando um político que chega a ganhar uma certa projeção nacional, como Roberto Freire, que ao fundar o PPS, ser seu presidente e candidato à presidência da república, mesmo sem chances de se eleger, se tornou conhecido nacionalmente, não tanto quanto o conhecemos aqui na terrinha, mas dessa notoriedade, pôde vir a se eleger com o voto do Estado de São Paulo, com uma "ajudazinha" do hoje "socialista", Gilberto Kassab, para infelicitação da Câmara dos Deputados. Entre Roberto Freire e Tiririca, sou mais o palhaço, pelo menos é mais sincero no que faz e no que diz. Roberto Freire, para mim, que antes era um referencial, se tornou numa das maiores decepções desde que o conheci pessoalmente, depois de eleito senador, na Câmara de Vereadores de Arcoverde, então filiado, fundador e presidente do PPS de Buíque, pela sua prepotência e arrogância. Roberto, tu deveria está mesmo era na tua insignificância política, sem mandato nenhum, era o que merecias como consolo ou então ser assessor de Kassab, hoje "socialista cor-de-rosa"!

5. - Meu dileto amigo, Paulinho do Fórum, está com o seu primeiro livro no prelo, o que muito me enobrece, por ser mais um buiquense a se atrever a entrar no mundo da arte de escrever, principalmente aqui em nossa terra, onde não tem nenhum cristão que possa ou que tenha a coragem a dar uma ajudazinha mínima que seja, para uma iniciativa cultural dessa monta. Digo isso porque tenho conhecimento por ciência própria, pois quando busquei publicar os meus dois primeiros livros, o fiz por iniciativa e com recursos próprios, mesmo com dificuldades, ainda assim, não desanimei e fui em frente com os meus projetos de vida, que na verdade não se poderia dizer somente meu, mas de todos os buiquenses, uma vez que, nessa qualidade sempre primei em primeiro lugar por minha terra. A obra de Paulinho que está no prelo, mesmo à duras penas, vai ser publicada por uma editora no Estado do Rio de Janeiro, às suas expensas, isto porque, perambulou por vários gabinetes, falou com várias pessoas e ninguém se prontificou a lhe dar sequer uma mínima ajuda financeira para que ele pudesse publicar o seu primeiro livro, que na verdade, se trata a sua obra, de um grande achado histórico, em que ele retrata um Buíque e personagens que orbitaram a sua vida e com certeza a de muita gente e que trará, com certeza, à memória dos que viveram, como eu vivi, essa época e trará conhecimento aos jovens que nada sabem sobre a nossa gente e a nossa história, o que está sendo esquecido pelos que fazem a cultura de nossa terra ou então relagado a ulteriores planos ou até mesmo ao esquecimento. Nem mesmo o cioso comércio, que quer lançar candidato próprio a prefeito, mas nunca sequer ajudou numa festa de rua, deveria dar uma mãozinha numa iniciativa cultura dessa natureza, até mesmo para ser promovido com uma propaganda na contra-capa do livro, mas não, quando se trata de iniciativas culturais, para que todos emudecem e fazem ouvidos de mercador, mas para nós que fazemos e gostamos de cultura, vamos continuar com a nossa luta, mesmo a contragosto de quem quer que seja. A nossa voz, camarada Paulinho, tem que ser ouvida, mesmo que a gente faça da nossa arte um sacerdócio, pois é assim que a cultura de Buíque está sendo feita.

6. - Em nossa terra, existe um grande número de talentos adormecidos e seria interessante, que se promovessem iniciativas culturais para que se movimentasse a nossa juventude, que só quer mesmo se esbaldar na cachaça, nas farras intermináveis, bagunçar com sons potentados e o escambau. Os nossos valores estão sendo esquecidos e ninguém está buscando fazer absolutamente nada para movimentar o meio cultural. Uns acham até que prédio velho não deve ser preservado, isto sob a ótica de que, acham que patrimônio artístico e cultural não tem o menor valor. Aí eu pergunto, como é que vai se erigir, se formar a história de um povo, sem um referencial, sem uma raiz matricial para se alicerçar o futuro de um povo, hem? - Já tenho dito e volto a repetir: povo sem memória, é povo sem história, sem passando, sem presente e sem futuro! - Então camaradas quem tem a mente do tamanho de uma castanha de caju, não pode imaginar o que seja preservação de patrimônio histórico artístico e cultural, menos ainda da importância do que seja se dar a devida valoração cultural que um povo merece. Iniciativas como a do livro do nosso Paulinho, merecem sim, o nosso apoio, sobretudo dos poderes públicos, afinal de contas, o que significa alguns reais a mais para contribuir na publicação de um livro, quando se sabe que isso é possível de se fazer, hem?

7. - A dona Compesa, irresponsavelmente, continua castigando o povo de Buíque, que não vê água em suas torneiras desde a última sexta-feira e até o momento, não deu nenhuma satisfação. O buiquense está padecendo e para ter o precioso líquido está comprado água potável à peso de ouro, os que tem condições e, os que não tem, estão pegando água dos poços artesianos dos chafarizes que tem na cidade, enfrentando enormes filas. A Compesa, que está trinta anos atrasada no tempo em Buíque, não deu até o momento nenhuma satisfação aos usuários e sequer carros-pipas colocou à disposição do povo para a distribuição de água, enquanto não for solucionado o problema de ordem técnica. É hora de ter mais responsabilidade com o povo, dona Compesa! - Por outro lado, seria bom que essa administração local, funcionasse melhor para bem servir à população, porque desse jeito, não está lá nada dando certo!

8. - Pelo visto, se tem mais um candidato a candidato a prefeito de Buíque em 2012. Se trata, no dizer popular, de uma pessoa da família dos "Nés", o dono do Cestão do Povo, Edmilso, que se propõe também, a entrar na luta. Os comerciantes, que se dizem unidos, pelo visto se esqueceram de incluir em sua pauta de candidatáveis, o nome desse pretendente, como que se fora um preterindo. Bem, pelo visto, o comércio de Buíque, em termos de ter um prefeito, quando ninguém se habilita a dar uma ajuda a uma festa de rua de final de ano ou até mesmo contribuir com iniciativas culturais, vai ficar por muitos anos só na pretensão, a ver navios, se alguém deles se habilitar a ir no litoral para ver mar, "timbungar" e por acaso avistar de longe algum navio flutuando nas azuis águas do mar. Tem comerciante em Buíque, que apesar de ser exímio na arte de comerciar, mas noutros campos, como na valoração da cultura, das artes e de iniciativas populares, é cego de guia. Como é que alguém saído deles pode ser prefeito de Buíque, hem? - Negociar é uma coisa. Fazer política, camaradas, é bem diferente. O que precisamos realmente é dos bons políticos, ou dos que deles ainda restam. Não interessa alguém que está por baixo dos panos olhando os seus próprios umbigos, seus próprios interesses, a pretexto de defender os interesses do povo. Tudo não passa de balela e conversa fiada para alimentar a fofocagem política de nossa terra, que é eterna enquanto durar a política.


9. - É fato que o carnaval está aí em cima da hora. Já na sexta começa a farra momesca que se prolongará até o raiá da quarta-feira da semana que vem, isso aqui em Buíque, porque noutros lugares, são mais dias de muita farra e bagunça. É bom se divertir, se distrair, entretanto, é importante lembrar para os excessos, os exageros e do que não é permitido se extrapolar além dos limites legais. Vale também lembrar, que a vida da gente não se resume única e exclusivamente ao período carnavalesco. Passado esse período, é hora após a ressaca, de se colocar os pés no chão e mãos à obra, camarada, que a coisa tá preta e ninguém pode levar a coisa na brincadeira, senão o bicho pega. Está, pois, dado o alerta.


10. - Sempre gostei da farra também. Não condeno quem gosta de se esbaldar, mas tudo, claro, dentro dos limites, se bem que, de certa forma se exagera, porque o ser humano na verdade, é um teimoso nato. Não censuro quem gosta da farra, se bem que, sei que existe muita gente a falar de mim e a me criticar, principalmente pessoas que na minha frente, tecem comentários elogiosos e por trás, são como o boneco "Coxinha", da TV Diário de Fortaleza. Confio mais nos que me criticam, porque são sinceros, dos que os que me elogiam, porque são falsos e em muitos casos, não refletem a realidade dos fatos. Também não gosto daqueles que riem somente para mostrar os dentes e daqueles que dão um aperto de mão, pegando somente com a ponta dos dedos. De tais pessoas, se me permitem, quero distância regulamentar. Por fim, falar de bem ou de mal, a mim pouco importa, que falem. O importante é o conceito que eu próprio tenho de minha pessoa, quanto aos desafetos, que  se danem pra casa do cacete, que não estou nem aí, certo porra! - Sou direto e sou o que sou. Não me escondo em porra de armário nenhum, como muitos que tem uma cara num determinado momento e outra cara para agradar quem se pensa ser dono do pedaço ou do poder momentâneo. Nunca disse a ninguém que sou o todo completo e politicamente o mais correto. Sei que tenho erros, cometo erros, porque sou humano. Indago aos pródigos da vida, quem pode apontar o dedo sujo para mim, hem, caras-pálidas de Buíque ou de alhures? 

Nenhum comentário: