QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ESTAMOS NA IDADE DITA MODERNA OU PÓS-MODERNA, POR ISSO MESMO, É QUE DEVEMOS ACEITAR COM NORMALIDADE AS MUDANÇAS DOS TEMPOS


DESDE O INÍCIO - As coisas no mundo real da existência humana, surgiram de forma rudimentar e desde os primórdios das civilizações, da Idade da Pedra Lascada, até os idos atuais, muitas modificações foram processadas no que diz respeito ao relacionamento humano e social, o que era de ser esperado, em se tratando dos avanços impostos pelas mudanças processadas na linha do tempo. Algumas mudanças demoraram mais para acontecer entre um elo e outro, temporal de  um determinado período histórico para outro, que no m momento presente. Na atual fase da linha histórica do tempo, as mudanças, quer de ordem científicas, quer sociais, estão se processando com muito mais velocidade do que nos períodos históricos anteriores. Daí que, como as modificações, modo de vida comportamental humanos, avanços científicos vão em frente como um trem bala, sem que se possa parar. Na verdade se tem que, ou de uma forma ou de outra, se aceitar tais mudanças que vem ocorrendo como uma corrida contra ao tempo que ninguem pode mais parar. A aceitação de tudo que vem sendo modificado, quer no campo científico e comportamental social, são fatores fenomênicos que vem acontecendo e não se tem outro caminho, que não o da aceitação mansa e pacífica, para que cada qual viva da maneira que bem entender.

NOVELA DA GLOBO - A questão maior, é a de se incentivar que cada comportamento social, seja de alguma forma, incentivado a sair do armário, como vem fazendo a Rede Globo de Televisão, na novela Insensato Coração, quando expoõe um casal de gays masculinos, namorando como se tudo fosse normal. Para o mundo homossexual, tudo bem, pode sim parecer uma coisa normalíssima. Agora para o outro lado da moeda, no mundo heteroxessual, nem todos aceitam essa demonstração pública afetiva entre dois homens, mostrado à exaustão na rede de televisão, a mais poderosa do País e com maior poder de influência no meio social. Não é diferente no SBT, do oitentão Sílvio Santos, que na novela Amor e Revolução, mostra da mesma forma, um casal de homossexuais lésbicas, inclusive com carícias e beijos, em que se retraram fatos históricos da década de sessenta. Ora, o fato de que todos devam aceitar de forma normal tais modificaçaões, a coisa não é muito fácil, quando se trata das mentes mais conservadores, mas daí a se incentivar nos meios de comunicação, pode ser um grande equívoco que essas emissoras vem provocando, de um lado, para provocar uma certa perplexidade diante de parcela da população, de outra, estão querendo fazer com que, incentivando, a quem for homessexual, que se assuma de vez. Mas esse incentivo, pode provocar também, nas mentes em formação que estão em dúvida sobre a sua sexualidade, a fazer de vez a opção pelo homoxessualismo, quer feminino, quer masculino, pois na verdade, ser gay ou  hetéro, pode ser definido pelo DNA ou pelo meio social em que se vive ou pela prática sexual de uma forma que passa a praticar, daí o psiquismo da pessoa vai ser dominado por aquilo que ela vem praticando na sua vida comportamental. 

 PAI E FILHO - Tudo que vem ocorrendo, ou com a influência dos meios do comunicação ou não, a questão é a de que, a hemofobia desenfreada e desrespeitosa contra quem faz tais opções, não se justificam, isso porque, qualquer pessoa pode seguir o seu caminho como bem entender. O que não se pode é essa violência desenfreada contra gays e lésbicas, só pelo fato de serem diferentes, a ponto de numa cidade do Rio Grande do Sul, onde recentemente ocorria um evento rural, só o fato de um pai e filho estaram andando no parque da festa, abraçados, foram alvos de espancamento gratuito, o que não se justifica de jeito nenhum, imaginando os agressores imbecis, que era um casal de gays e, mesmo que fosse, não se  justifica de forma alguma esse tipo de reação. A sociedade, nos tempos modernos, tem que aprender a conviver e respeitar as diferenças, sejam elas quais forem. Eles, por serem diferentes no comportamento de relacionamento social, nem por isso, deixam de ser humanos e muito menos, que venham a ser tratados de forma desigual só pelo fato de serem desiguais. Na verdade, todos merecem o devido respeito, porque da mesma forma, são cidadões ou cidadãs, que como qualquer um de nós, cumprem o seu papel na sociedade, são no geral, pessoas educadas, inteligentes, a questão é só de opção por outra forma de relacionamento amoroso e social, o que só diz respeito a quem faz a sua opção sexual, o que vem a ser protegido pela própria Constituição Federal, afinal de contas são seres haumanos igualmente a qualquer um de nós, ou não camaradas!

QUALQUER PAI PODE SER VÍTIMA - Eu mesmo, quando viajava ou viajo para o Recife, só para brincar com os meus filhos, já tudo marmanjo, sempre para fazer onda, ao atravessar uma rua no centro da cidade, sempre procurava ultrassar a rua, de  mãos dadas com um ou outro dos meus filhos e, nessa visão deturpada da sociedade, a exemplo dessa cidadezinha de ignorantes do Rio Grande do Sul, que por sinal existem muitos naquele Estado, poderia ter sido vítima de preconceito, imaginando os demais transeuntes, que pudesse até se tratar de mais um casal de gays, circulando pelas ruas recifenses de modo obsceno. Em sendo assim, melhor me precaver e não tirar mais dessas brincadeiras com os meus filhos, porque senão, poderei até ser alvo de agressões de algum porralouca que existem à exautão mundo afora. No fator ignorância, se pode acreditar que o Rio Grande do Sul, ainda é um dos estados brasileiros mais atrasados no comportamento humano e social. Lá até persistiu ou persiste ainda, a idéia separatista para formação de um novo País, além dos famigerados  "skinheads", que tem ideias nazistas e são fanáticos pelo ditador alemão responsável pela deflagração da II Guerra Mundial e pela morte de milhões de judeus, Adolf Hitler. E ainda dizem que nós nordestinos, é quem somos atrasados. Assim não dá minha gente!

AS MUDANÇAS VIRÃO - Se o comportamento humano muda por fatores fenomênicos sociais, com certeza a sociedade de um modo geral, tem que acompanhar tais mudanças, inclusive adequando as próprias leis às transformaçãoes que ocorrem por imposição comportamentais e temporais. A linha da história não para, segue em frente e, em sendo assim, a gente tem que também se adequar a toda e qualquer mudança que venha a ocorrer. Como no Brasil ainda existe uma lacuna, um vácuo de leis que adequem determinadas situações, a jurisprudência vem preenchendo tais lacunas e vácuos legislativos. Na realidade, por imposição dos novos tempos, tudo vem a ser realizado na época devida, mas enquando isso não vem, a gente tem que aprender a respeitar as diferenças que vem ocorrendo na sociedade. O que não se pode obrigar, pelo menos da parte dos mais interessados, é que as coisas aconteçam à toque de caixa ou como querem impor a vontade de uma certa parcela como bem entenderem. As modificações devem acontecer de forma a atender tanto a uma parcela da sociedade, quanto a outra parte, para que o equílibrio e a pacificação social, que é o objetivo maior da lei e de sua regular aplicabilidade pelo  Judiciário, venham realmente a acontecer, para que cada um ocupe o seu próprio espaço com tranquilidade, afinal de contas, todos somos seres humanos e como tais, devemos sempre nos comportar.

OS LIMITES - Não se trata de ser contra ninguém,  muito pelo contrário. A questão maior é que tudo seja resolvido da melhor forma possível, não devendo se olhar mais para o radicalismo de um segmento e menos para o de outro. Deve, isso sim, ser encontrado um ponto de equilíbrio que venha a atender a ambos, pois todos integram e fazem parte  da sociedade como um todo. O que não se pode admitir, é a questão de determinados movimentos, que antes de lutarem de forma mansa, pacífica, ordeira e respeitosa, da mesma forma, sem respeitar também o ponto de vista alheio, partem da mesma forma para a agressividade visual e não deixam de arredar o pé de seus pontos de vista. Até que se é adamissível se defender o que quer e o que se pensa, com unhas e dentes, mas também, deve haver uma certa moderação em determinadas circunstâncias, isso porque, em não havendo, nada será resolvido em se insurgindo com movimentos radicalizadores, e batendo o pé de forma inarredável de querer defender ao pé da letra, tudo que acham que tem direito e é certo do ponto de vista de alguns. Na vida da sociedade politicamente organizada, as coisas não podem acontecer dessa forma, mas sim, no sentido de atender a todos os pontos de vista e no respeito aos desiguais e ao comportamento de cada um. A questão do "beijaço gaay", dias atrás em frente a uma igreja, na hora do sermão, não sigo religião alguma, mas na verdade foi uma grande provocação aos que não comungam com o movimento. A história é a mesma, o respeito aos deseguias deve ser mútuo, isso porque a sociedade é uma pista de mão dupla, ou não camaradas, afinal de contas, estamos vivendo, como alguns historiadores já demarcaram, na Idade Pós-Moderna. 

Nenhum comentário: