QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 10 de dezembro de 2011

ENCONTRO DO PARTIDO VERDE - PV, EM RECIFE


           Participei hoje do Primeiro Encontro Estadual do Partido Verde - PV, na Câmara de Vereadores do Recife, em que houve presença expressiva de presidentes de comissões provisórias de mais de 40 cidades do interior, quer da Zona da Mata, Agreste ao Sertão. Esse primeiro encontro foi bastante proveitoso e houve muitos discussões sobre vários assuntos com relação ao partido e às próximas eleições de 2012. O encontro teve início por volta das 09h00 e só veio a terminar por voltas das 14h30. 
            O presidente da Comissão Estadual, Carlos Augusto foi quem comandou os trabalhos da mesa. Esteve presente o ex-presidente e Secretário de Estado do Meio-Ambiente, Sérgio Xavier, que fez uma ligeira explanação sobre o trabalho que vem desenvolvendo em sua pasta no governo estadual. Houveram mais de quarenta discursos, sendo o primeiro iniciado por mim, que em ligeiras palavras falei das dificuldades de se estruturar um partido pequeno, principalmente em Buíque, sem estrutura financeira e da busca de uma verdadeira identidade da filosofia do verde, não deixando de fazer referências à tragicidade recente que dizimou a vida de mais de 37 pessoas de Buíque, em Jiquié, no Estado da Bahia, no fatídico acidente do ônibus na BR 116 daquela estado. Muito também se falou sobre Marina Silva, a sua candidatura e a sua saída do partido, em face da desfaçatez de seu presidente nacional, o potiguar José Luiz Penna.
               Pude conhecer pessoas diferentes, bem articuladas e politizadas, como daquelas que ainda querem buscar na política o sonho maior de transformação social, como de fato assim deveria ser. O inusitado foi uma jovem de Ipubi, Marta Sarmento, que fez uma brilhante apresentação com imagens sendo reproduzidas de seu trabalho que vem desenvolvendo naquele município e dizendo que vai disputar as eleições majoritária com a certeza de ganhar. Jovem bem articulada, estimulada pela juventude e sapiência, com certeza seria uma boa opção política para àquela terra. Entre tantas falas, houve críticas sobre a condução partidária, que foram todas elas ouvidas atenta e democraticamente, como deveria ser em todos os embates políticos. O importante de tudo isso, é que o Partido Verde - PV, tem que entrar pra valer nas próximas eleições com a intenção de ampliar os seus quadros e disseminar as políticas estruturadoras em defesa do meio-ambiente e do verde. Foi essa uma das primeiras reuniões políticas das quais participei e das mais proveitosas. Espero que de tudo que se falou e foi pregado filosoficamente por cada um a seu modo, seja atingido pelo menos um mínimo de realidade da fala para a realidade palpável. A política, se exercitada ao pé da letra, não poderia ser o maior elo transformador da sociedade e é isso que pelo menos em parte, ainda espero. Contribuir é o que sempre fiz até agora politicamente, pelo menos nas minhas pregações. A questão agora é se partir para a prática, já que nunca deixei de fazer política em minha vida, mesmo não tendo me candidatado de forma recorrente a cargos eletivos, mas isso preciso fazer, pois uma coisa é o dizer, outra, o fazer. 

Nenhum comentário: