QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

QUESTÕES DO DIA A DIA DO POVO E DA VIDA POLÍTICA

LIVRO DE JÔ SOARES

Estou lendo o novo livro de Jô Soares, "As Esganadas", que volta a um cenário da década de 1930 e mistura a vida européia com a do Rio de Janeiro e o início da ditadura Vargas. Ainda estou no comecinho, mas já estou percebendo a chatice que é o livro. Não questiono a inteligência de Jô Soares, que já deveria ter se aposentado como apresentador da TV Globo que só entrevista celebridades se for da mesma emissora e quando dá uma palhinha a alguém de fora de sua emissora, só se for algum fato novo, ou se for alguém extremamente exótico e que serve tão-somente, em grande parte, para ele fazer gracejos do entrevistado, dirigir chacotas e tirar onda. Os outros livros de Jô Soares, o Xangô de Baker Street, que volta a um cenário de Londres de Sherlock Holmes e o seu fiel escudeiro Dr. Watson, o traz para o cenário do Rio de Janeiro Imperial, envolve-o na família real portuguesa e faz um trama confusa e de difícil compreensão. Tentei ler esse livro e não consegui terminar. Esse último que o adquiri, acho que mais por impulso, acho que também não vou terminá-lo, porque de início já estou achando a leitura entediante. Ele pode ter escrito mais de uma dezena de livros, mas se for nesse estilo só vão servir mesmo para ele entrar na Academia Brasileira de Letras, porque camaradas, de profundidade literária e de criatividade com clareza, não tem lá muita coisa. A mesma opinião tenho sobre o livro de Chico Buarque de Holanda, que o li também, intitulado "Budapeste". Pense nuns livros chatos que só são vendidos mesmo em face do nome de seus autores. Jô Soares escritor, não dá mesmo! - Outro que faz sucesso no mundo todo e que também não consigo ler um livro dele é Paulo Coelho. Já membro da Academia Brasileira de Letras, adorado e ovacionado em quase toda a Europa, jamais consegui lê um livro desse autor. Não dá para entrar de jeito nenhum o seu estilo no meu gosto pela leitura. Talvez quem sabe na tradução chegue a ganhar um outro rumo o que ele escreve, mas que para mim, que me perdoem os seus fãs desse famoso escritor, que não dá para entrar no meu rol de leituras. Gosto mais de Jô Soares como humorista, quando ele fazia a personagem de "Capitão Gay", quem lembra?

A EXPLOSÃO DAS GREVES

Antes quando da importância dos movimentos operários, eram eles que faziam grandes levantes grevistas, principalmente na década de 70 quando Lula surgiu como liderança emergente no ABC paulista. Como no momento greve de operário tem pouca importância, a questão está passando para o setor público, justamente àquele que está impedido constitucionalmente de fazer greve, isso porque, como instituições responsáveis e criadas com a finalidade de dar segurança à população, pode se tornar uma arma pior ainda contra a própria população a quem deveriam defender até mesmo com as suas próprias vidas, se bem que, existem policiais, em casos específicos, que agem mais como bandidos do que propriamente como policiais e isso independentemente de existir movimento paredista ou não. Se agem como bandidos, como tais devem ser tratados pela Justiça. Agora convenhamos, é o próprio Poder Público que quer que o policial seja bandido e se corrompa, isso pelo simples fato de que, um policial numa bomba estourando como Rio de Janeiro ganhar em torno de 1 mil reais, é mesmo para se corromper e se juntar à curriola da bandidagem de traficantes e demais bandidos afins. É necessário que se aprove a PEC de nivelamento dos salários dos policiais de todo o país. Os deputados de todos os matizes não se dão eles mesmos aumentos escorchantes! - E os vereadores, prefeitos e demais membros de outros poderes, hem! - Então minha gente, existe muita gente podre nesse imbroglio em que se tornou o Brasil com a greve de policiais. E se a greve se alastrasse por todo o Brasil, o que pode se prever, hem?

OS EXAGEROS DAS GREVES

Esse assunto me fez lembrar da greve do movimento liderado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, quando em 1991 Joaquim Francisco, então governador do Estado de Pernambuco, de uma só vez, demitiu mais de 2 mil funcionários do banco. O induzimento do sindicato era para que ninguém recebesse a rescisão contratual, isso porque todos iriam voltar aos seus postos. E fizeram um movimento danado que colocou a gente em dúvida, se deveria ou não receber. Como nunca fui muito de acreditar piamente em movimento sindical, sem que houvesse subjacente a isso um interesse de ordem política, não segui a orientação e recebi, como a maioria recebeu as suas verbas rescisórias. Agora existem até hoje pessoas que seguiram a orientação e sabe o que aconteceu? - Simplesmente nada receberam, isso porque, quando o indivíduo sai de uma empresa tem o direito de reclamar verbas rescisórias no prazo de 2 anos e se não fizer isso, decai do direito de reclamar na Justiça do Trabalho, em face a inércia de agir, perde o direito de ação. É a letra da lei. Conheço um deles em Pesqueira que até hoje se lamenta por ter seguido a orientação sindical do Sindicato dos Bancários, que sempre serviu de trampolim político para muitos presidentes, que ao saírem, se candidatavam a uma cadeira a deputado estadual e ganhavam uma boquinha no Legislativo às custas do movimento sindical. 

NÃO SOU CONTRA

Não que seja contra os movimentos sociais, mas todos eles devem sempre ser conduzidos com equilíbrio e dentro de uma agenda de se perseguir com clareza o que realmente está se reivindicando. Sejam os movimentos dos sem-tetos, dos sem-terra, daqueles que lutam por melhores salárias e até mesmo de todas as instituições públicas, desde, claro que justas, por que nos setores públicos, em alguns casos, às vezes se faz algum movimento grevista sem a menor lógica, em face do que já ganham a título de salários. Movimento de moradores como o que ocorreu em São Paulo ontem, por exemplo, ali não se tratava de movimento sério algum, mas sim de atos de vandalismo de destruição do patrimônio público que na realidade é do próprio povo. Não se justifica atos de vandalismo e de violência em movimentos sociais, mas em muitos casos, existem uns ou outros que estão infiltrados no movimento somente para bagunçar o coreto, e aí é que o barco pega fogo e a coisa parte para o vandalismo desvairado e sem controle. A partir daí, a coisa se perde e começam a se sair dos rumos que deveria ser o movimento reivindicatório, transformando-se então em atos de vandalismo, de banditismo e que merece ser punido na forma da lei. Em todos os movimentos sociais sempre existem os infiltrados e os que não precisam, como acontece em invasões de terras, de áreas urbanas, de edificações, etc. Existem muitos até, que fazem de tais movimentos um meio de vida e de promoção pessoal, perdendo sentido um movimento que era para ser de ordem social e que passa a ser de interesse pessoal de uma pessoa ou de um grupo a esta ligado, esta é verdade.

QUISERAM INVADIR A CASA DE BLÉSMAN
Foto com a qual Blésman, à esquerda, junto com Arquimedes, perdeu muitos aliados políticos.

Quem não se lembra que em Buíque, numa certa política, acho que na última em que Blésman Modesto foi prefeito de Buíque, quando um grupo de servidores públicos municipais, a maioria composta por professores(as), liderados por um candidato a vereador que estava no lado dos "jacarés", se postarem em frente a casa do então prefeito fazendo um movimento criado previamente pelo próprio político, que queria se reeleger e, sem a menor desfaçatez, insuflava com seu vozeirão o povo a invadir a casa do ex-prefeito, como se ele fora o responsável por todas as mazelas do povo buiquense. Isso felizmente não chegou a acontecer, mas foi irresponsável o político que liderava o movimento e os próprios servidores que estavam ali ouvindo os seus impropérios dirigidos contra o ex-prefeito, que na realidade só estava usando aquele grupo de servidores públicos que ali se encontravam na época, como massa de manobra para atender aos seus próprios interesses, menos dos servidores, que ficariam em segundo plano. Ao abrir as urnas, Blésman Modesto sofreu a sua maior derrota política eleitoral, o político foi, se não me engano, o segundo mais votado e os servidores só viram mesmo foi o bonde passar. Quer dizer, foram usados como inocentes úteis para servir de massa de manobra para atender aos interesses políticos únicos e exclusivos de uma só pessoa. É por isso mesmo que quando fui demitido do Bandepe, não pensei duas vezes, recebi o meu e pronto, pois sabia que voltar, como o sindicato induzia, seria um risco e realmente isso jamais aconteceu, mesmo com a  promessa para iludir também politicamente, usada por Eduardo Campos de que os demitidos seriam reintegrados, coisa que jamais aconteceu e o avô dele foi eleito e ele, feito Secretário da Fazenda, foi quem terminou por liquidar o banco, vendendo-o a troco de bananas. 


NINGUÉM DEVE SE ILUDIR

Por isso mesmo camaradas, é que sempre tenho dito que ninguém deve se iludir com promessas mirabolantes de quem quer que seja, porque termina caindo no conto do vigário e que mesmo assim, muitos teimam em acreditar e caem uma vez, duas ou mais nos mesmos contos do vigário de sempre, votando nos mesmo picaretas imprestáveis que estão por aí afora a nos governar. O povo deve saber usar da sabedoria para aprender como votar e votar bem fazendo uma boa escolha. Pode até não ser a melhor, mas pelo menos use um critério de exclusão pelo menos ruim. Esta semana mesma, num supermercado, conversando com um jovem, dele ouvi essa pérola: "...é, não vou votar mais em ninguém, a não ser por dinheiro!" - Emendou ainda que na eleição anterior ele e sua família votou num candidato a vereador e se encontrava decepcionado, aí então perguntei em quem ele votou, tendo ele respondido e dado o nome do vereador. Franzindo os olhos, estupefato, respondi-lhe: bem camarada, num candidato desse que você escolheu, esperava o que? - A escolha ruim foi sua camarada, então você não tem do que reclamar. Se o povo vota em A, B ou C, de quem é a culpa? - Claro que é do povo que escolheu o político, então não se do que reclamar de cada representante que se tem. Na verdade, quem quiser aprender a votar, não deve se iludir com o canto da sereia de muitos políticos salafrários, esta é a verdade nua e crua, ou não camaradas!

Nenhum comentário: