QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 27 de março de 2012

COLUNA DA POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1. - Seria realmente um feito estupendo numa administração pública de nosso município, se o prefeito Jonas Neto viesse a construir as três quadras poliesportivas cobertas como se tem anunciado. Não que ele, apesar de ser ainda um jovem de tenra idade, não tenha a capacidade e a força de vontade, disso ninguém pode duvidar, mas ele está no seu quarto ano de mandato, é candidato a candidato à reeleição com grandes chances de ganhar e embora o tempo seja muito curto, mesmo assim se ele tiver vontade, com toda certeza fará as prometidas quadras cobertas, coisa que até hoje ninguém foi capaz de fazer, apesar de todo mundo saber que em Tupanatinga existem duas quadras poliesportivas cobertas. Portanto, não vamos duvidar da boa vontade de Jonas Neto, que nesses poucos mais de três anos de governo, é só fazer as contas, fez muito mais do que o antecessor em doze anos em que esteve à frente da edilidade buiquense. É só esperar e conferir,  ok camaradas!

2. - Política, camaradas, é questão de carisma, um quê especial do qual é dotado o político. Blésman Modesto por exemplo, teve o seu tempo de glória, foi colocado no poder por três vezes carregado nos braços do povo e teve o seu tempo de ciclo de poder. Hoje não mais se lembram dele, porém ainda o veem com bons olhos em termos administrativos, não para votarem mais nele, que se brincar não ganharia sequer para vereador. É a velha  história de que todo mundo tem o seu tempo de estrelato e quando cai em desgraça, pelo visto se apaga de vez. É como um estrela candente, que se apaga de uma hora para outra e cai no ocaso de uma vez por todas. Mesmo assim, Blésman Modesto ainda é um referencial político que ocupa uma posição respeitável em nosso Buíque.

3. -  Sem nenhum demérito, mas a candidata do PTB patrocinada por Zeca Cavalcanti e seu irmão deputado, Júlio, em Buíque, Miriam Briano, pelo visto não tem jeito de cair nas graças do  povo, por mais empurrão que tenha do administrador mais bem traquejado da região. Semana passada estiveram dando uma entrevista na Rádio Comunitária Buíque FM, mas a repercussão desse apoio explícito do prefeito de Arcoverde e de seu deputado irmão, não surtiu lá o efeito esperado. Difícil quando uma pessoa não tem o "algo" especial do político que não tem jeito para cair de corpo e alma nas graças do povão. Como a política é como uma nuvem, em que o sujeito olha para ela e a forma apresentada é de um jeito; se olha novamente e logo depois, já está de outra forma. Na verdade é um jogo em que tudo pode acontecer, ou não camaradas! - Na verdade ainda há de apostar as fichas em Jonas Neto, que parte  na vantagem sobre todos os demais candidatos, noves fora as fichas sujas que se tem por aí e tudo indica que vai vingar, a não ser que haja uma reviravolta do STF e da Justiça Eleitoral, caso contrário, dificilmente quem está com a ficha suja sai do canto em termos políticos.

4. - A candidatura do PT, que tem a sua origem no mesmo grupo arquimedista, é outra que não sai do canto. Se fala aqui e ali em seu nome, mas muito vagamente e nessa pisada ele não sai do lugar. É outra candidatura, apesar de ser um sujeito de boa vontade, que não vai emplacar como candidatura própria a prefeito. Pode até ser candidato para tentar viabilizar o PT buiquense, mas as chances de emplacar, pelo que se comenta, são as mínimas possíveis. Não que ele não possa se candidatar, isso porque no regime político democrático, se o sujeito está sacramentado com seu sagrado direito de votar e ser votado, nada mais justo de que se candidatar para o que bem entender. Agora uma coisa é sair candidato, outra, levar uma eleição, principalmente majoritária em um município que tem uma trajetória política completamente bipolarizada, ou não camaradas!

5. - Quanto à candidatura de Ezildo, está mais para uma candidatura olímpica. Vai entrar no páreo somente para dizer que é candidato, isso porque, apesar de ser uma pessoa de boa índole, dificilmente decolará como candidato majoritário, por qualquer que seja o partido político. É uma candidatura, a vingar, fadada à derrota anunciada por antecipação. Melhor seria, já que os "domingos" saíram do cenário político há muito tempo, que ele pleiteasse uma candidatura proporcional, de vereança. Aí sim, se unida a sua família, principalmente na Vila do Catimbau, até que ele teria chances de chegar lá, já que o número de cadeiras da vereança subiu de 09 para 13 em nosso município. Outra mais, ganhar uma política por estas plagas somente na base da lábia, é coisa difícil de acontecer com o eleitorado viciado que temos. 

6. - Política também, tem sido um covil de intrigas e desentendimentos, quando se levada ao pé da letra, do ponto de vista filosófico, pode ser um elo transformador da sociedade. Mas em nosso município e região, é vista como se fora uma rinha de galos de briga e não é por aí que se faz política. A política como ciência, tem que ser encarada como algo saudável, positivo e como um meio transformador e modificar da sociedade, mas infelizmente a maioria que da política faz parte só está mais propenso para ver o lado degenerativo e de se tirar vantagens de tudo e de todos, esta é uma triste realidade no meio político em que vivemos. Até mesmo na política do planalto existe o vergonhoso jogo de interesses e de intrigas, imagine aqui na planície, hem camaradas! - Por isso mesmo, quem estiver na política, que procure fazer a diferença sendo diferente e mostrando por A + B, que vai realmente ser diferente e não os mesmos de sempre!

Um comentário:

Unknown disse...

Que "análise mais desapaixonada" do camara , será que vcs leitores entem o que ele quer dizer? Vamos analisar até aonde essa tendência dos interesses pessoais chegar, atentem bem para a bajulação de uma forma de governar tão irresponsável , usa-se "obras" sabe-se lá de que maneira "lícita" para tentar encobrir os mesmos erros dos antecessores e a Cidade Continua na mesmiçe de sempre , e o pior,e vermos a pobreza de pensamento de alguns que se acham intelectuais só por que possuém um canudo advindo de uma falsa intelectualidade vazia e sem serviço, desprezam a sabedoria dos mais simples e se afastam assim da honradez, lealdade, verdade e dignidades quase extintas principalmente nos homnes de nossa sociedade!!!