QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 30 de junho de 2012

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


COISAS DA POLÍTICA - Jamais se imaginava Jonas Neto com Mirian Briano à tiracolo, como sua candidata à vice-prefeita na sua reeleição. Como em política tudo pode, Lula está com o "comunista" Maluf, em São Paulo e, pasmem, Eduardo, que impôs a maior derrota política a Jarbas Vasconcelos, também estão  de mãos dadas na política recifense contra à candidatura petista. Haja coração para aturar as oscilações escabrosas que acontecem na política.

QUEM GANHA, QUEM PERDE - Nesta aliança política entre Jonas Neto e Mirian Briano, ambos saíram ganhando. Jonas por que estava meio em baixa e, Mirian não tinha como sozinha decolar e enfrentar mais uma campanha política como cabeça de chapa. Como vice de Jonas ela fortaleceu o prefeito e candidato à reeleição e saiu dessa aliança fortalecida para uma futura candidatura dele mesma à prefeita de Buíque, já que Jonas não mais poderá ser candidato. A aliança política entre Jonas, Mirian e diga-se de passagem, com o decano em política, Blésman Modesto, foi uma jogada de mestre da genialidade política, que só existia no mestre Til enquanto era vivo.

O VICE SOSSÓ - Quem não gostou dessa aliança foi o atual vice-prefeito Sossó, juntamente com o seu irmão, Sosti, que pelo visto se debandaram para o lado de Arquimedes, em quem diziam alto e em bom tom que seria a última pessoa a dar um voto em Buíque. Mas como em política tudo pode, a reviravolta também pode acontecer e eles se redimirem e voltaram para o ninho ao qual estão desde o ano de 2004. Quem também na convenção de ontem voltou ao ninho de onde tinha saído, foi Luiz de Bizunga, cunhado do então presidente da Câmara de Vereadores, Dodó, que apoia a candidatura e a aliança de Jonas Neto e Mirian Briano.

OS PARTIDOS DA ALIANÇA - O arco de alianças partidária de apoio das duas coligações formadas, é composto por nove partidos políticos, que são: PSD, PSB, PMN, PR, PRB, PV, PT do B, PSC e PHS. Pelo menos na questão do arco partidário de forças políticas, se pode dizer que já sai fortalecido, em termos de representatividade política o que é extremamente positivo numa campanha desse porte. A costura política, diga-se de passagem, foi obra de uma engenharia política bem arquitetada. 

NÃO SE PODE - Claro que em política ninguém pode desprezar adversário algum, isso por que em política, como o já frisado, tudo pode acontecer, como já se teve tantos exemplos aqui mesmo em Buíque e alhures. Não se pode jamais achar que já está ganho ou que já ganhou e se acomodar. Quanto se dá o primeiro passo que é a convenção, o passo seguinte é a legalidade judicial e, na terceira etapa é a luta corpo à corpo pela garimpagem do voto. É assim que se faz política. Quanto o político que acha que sai na frente e no otimismo do já ganhou se acomoda, pode perder feio, como aconteceu numa campanha de Roberto Magalhães para prefeito do Recife contra João Paulo, do PT. Pensando estar ganho, se acomodou, terminou perdendo por 5 mil votos para o operário João Paulo. Por isso mesmo, é que até supostos pequenos adversários, a exemplo de Luis de Quincó e Rita de Zé de Né, merecem respeito. Em política, camaradas, adversário algum pode ser subestimado. 

O INTERESSANTE - O mais importante nessa aliança entre Jonas Neto e Miriam Briano, é que foi formado num arco só, somente com pessoas buiquenses ou daquelas pessoas que adotaram esta terra como se sua fosse também e aqui se instalaram, se desenvolveram e constituíram família. Enquanto do outro lado, a composição é somente formada por forasteiros, que tem o seu foco de interesses tão-somente em épocas de políticas e lutam não pelo bem de Buíque, mas sim, por interesses escusos. São como cururus-de-trovoadas, só aparecem mesmo de quatro em quatro anos. Então, camaradas, a delimitação política desta campanha está mais do que clara e firmada. Cabe ao eleitor analisar bem cada candidato, os interesses em jogo e decidir quem deve gerir o nosso município nos próximos quatro anos. O pontapé inicial foi dado, cabe ao povo decidir.


CONVENÇÕES DE HOJE - Na data de hoje, acontecem as convenções das candidaturas de Rita de Zé de Né e de Luis de Quincó, do PT. É nosso desejo que tudo saia dentro dos conformes. Com mais essas duas candidaturas à edilidade buiquense, somam-se ao todo quatro candidatos, mas que a tendência mesmo é a polarização somente em duas, como já é tradicional em nossa terra.


A FUTURA PREFEITA - A oposição de Arcoverde é praticamente nada vezes nada, em face do epíteto de bom administrador adquirido por Zeca Cavalcanti, que defenestrou de vez a carreira política de Rosa Barros, mas até aí é uma coisa. Agora já tratar a candidata à prefeita de Zeca, Madalena Brito, de futura prefeita, como se a sua eleição já fosse uma coisa certa e garantida, mesmo sem ter sido submetida ao crivo das urnas e da vontade popular, é outra bem diferente. Portanto, camaradas arcoverdenses, precaução no trato político, caldo de cana e canja de galinha, são coisas que não fazem mal a ninguém. Em política até vampiro enterrado há cem anos atrás pode ser desenterrado e voltar à vida. Portanto, todo cuidado é pouco. Lembram de Roberto Magalhães?

Nenhum comentário: