IMPREVISTOS - Por algumas razões imprevisíveis já que me senti perturbado por alguns familiares de origem ibérica, como eu, não pude publicar a minha coluna de ontem. Espero que o leitor me compreenda, mas como o confrade e amigo Manoel Modesto disse-me que não tinha problema, estou publicando hoje a minha coluna, que espero agradar a todos, que pelo que soube, muita coisa tem para ser dita e, se assim o é, então vamos aos assuntos, caros gajos!
O PEGA-FOGO - De conformidade com confiáveis informações, estou sabendo que a disputa política do Município de Buíque está pegando fogo. Por um lado, está na disputa um tal de "Camêlo" lá do deserto do Saara; do outro, um "tale" de "Jacaré" lá do Pantanal matogrossense. Acho interessantíssima essa criatividade dos patrícios brasileiros em colocar em épocas de políticas locais, nomes de bichos em seus candidatos. Também são eles identificados por cores, o "Camêlo", é o "amarelinho" e, o "Jacaré", é o "vermelhão" de doer nos olhos de qualquer portuga. Pelas conversas que soube ainda, a coisa tá pegando mais para os de coloração amarela. É queridos gajos, vamos ver no que vai dar toda essa festança, que parece mais com as festanças periódicas que acontecem às margens do Rio Tejo, em minha querida Lisboa.
VIERAM PARA ATRAPALHAR - Vale salientar também, que pelas conversas que mantive com o meu interlocutor-espião, que está sempre de olho pelas bandas dessa região, que vieram duas candidaturas somente para atrapalhar, uma de uma ilustre desconhecida chamada de Rita, e a outra, de um tal de Luiz Quincó, que apesar de conhecido, pelo que me disseram, não tem na veia o sangue do carisma político e está se segurando somente para atrapalhar ou um ou outro, apesar de claro, isso ser perfeitamente saudável para o aperfeiçoamento do processo democrático, onde o Brasil já teve mais de vários retrocessos políticos-ditatoriais. Pelo menos depois de 1988, não houve nenhuma estremedura das estruturas democráticas. Pelo menos em Portugal passamos por uma ditadura de mais de 40 anos, imposta por Salazar e, felizmente veio a chamada Revolução dos Cravos, que nos tirou desse buraco negro, nos fazendo voltar às vias da democracia, que perdura até os dias atuais.
QUAL É A TUA, MANUELIS? - Já chegaram até a me perguntar por e-mail, que tinha um portuga, que se meter na política alheia. Oras bolas, caros gajos, a questão é que por questões legais, tenho os mesmos direitos que os brasileiros, já que fostes vós, colonizados por nós portugueses, então por qual razão não opinar na política daqui deste Brasilius, se adotei esta terra como minha pátria-mãe? - Por que esse preconceito só porque sou português ou de origem portuguesa? - Será que o brasileiro está tendo algum tique nervoso só por que estou dando opiniões firmes e verdadeiras, é isso queridos patrícios? - Se queres saber, posso sim opinar, afinal de contas, a Constituição de 1988 assim me permite, ou não?
POLÍTICA DE ARCOVERDE - Soube de mais histórias que passo a relatar. A questão é que, se Zeca Cavalcanti tivesse colocado como seu candidato o seu preferido Geovane, das bandas de Sanharó, atual Secretário de Finanças e contraparente, estaria com certeza em maus lençóis, mas como colocou a sua vice-prefeita, mesmo a contragosto, Madalena Brito, está com toda corda para ganhar a eleição. Já de outro lado, o irmão do desaparecido Julião Guerra, Israel, está mais para gato pingado do que para candidato de oposição a prefeito, e se brincar, do seu lado, só tem chances de se reeleger a sua antes arquiinimiga Célia Cardoso e talvez mais um gato pingado, isso porque as vagas que deveriam no permitido pela lei, de 15, ficaram somente nas dez anteriores, o que dificulta ainda mais a vida da oposição de Arcoverde. Agora não pense Zeca que Madalena Brito vai ser pau mandado dele não senhor, isso porque ela vai querer fazer a sua própria marca, como fez Zeca quando escanteou Rosa Barros, que até hoje não mais se recuperou politicamente na Terra de Olho D'Água dos Bredos.
CANDIDATURAS REGISTRADAS - Não são falácias, não senhor! - Qualquer cidadão pode acessar via internet o site do TRE-PE, no endereço www.tre-pe.gov.br/, e poderá ver que em Buíque só existem o registro legalizado de somente três candidaturas, que são as de Jonas Camêlo Neto, Luiz Quicó e a de Kelyne, conhecida como Rita. Quanto à de Arquimedes Valença, está no pendura jurídico esperando por uma decisão e se o bicho pegar, ele vai tirar toda a campanha pendurado por um fio numa teia de aranha. Tem mais, se acaso ganhar, o que se é uma tarefa por demais difícil, pelo menos é o que me dizem, e a impugnação tiver um veredicto final negativo do TSE, mesmo depois que ele tenha tomado posse, os votos que ele recebeu serão prontamente anulados, perde o mandato sem mais conversas e quem assume é o segundo colocado.
BEM GENTE... - E assim minha gente, mais uma missão cumprida do "Homem Sombra". Sei que se pode até estranhar estar falando em assuntos próprios da localidade. Na realidade o meu informante-espião é uma pessoa muito precisa nas informações que me passa, por isso mesmos é que falo de coisas tão próximas de vocês, mesmo que de mim não tenham o menor conhecimento. Só conheço mesmo o meu gajo amigo, que o conheci ainda na época da Faculdade no Recife, lá pelas décadas de 70 e por ele tenho muita consideração e, ao saber que ele mantinha esse Blog na internet, me propus a escrevinhar algumas tiradas e assim, me permitindo ele, não me fiz de rogado, estou aqui toda semana para dar algumas informações do imprevisível mundo do ser. Aos poucos vocês vão sabendo mais sobre a minha pessoa e minha vida. Por enquanto prefiro mostrar somente a minha sombra, certo queridos e diletos gajos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário