QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COLUNA DO SOMBRA - PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES


Por Joaquim da Távola, o gajo de dupla nacionalidade, que não mede o que diz e diz sempre o que lhe vem na telha.

LA BELE PARIS - Bem, queridos gajos, finalmente estou de volta ao batente, do fantasmagórico casarão do Bairro do Recife Antigo, num sobrado de uma arquitetura ainda do Século XIX, onde passo alguns dias ou meses e em parte, o que gosto de fazer mesmo, com a herança das videiras que recebi de meu pai, quando faleceu há mais de duas décadas, lá mesmo em Lisboa, onde ele passou toda a sua vida e, de volta, resolvi dá uma empurradinha de ajuda ao meu amigo Manoel Modesto, que passou por uns dias meio angustiado da vida, como ele mesmo me falou por telefone, quando lhe falei de Paris, onde fui passar uns dias descansando, se é que vivo cansado da vida, afinal de contas, como no filme de Federico Fellini, "La Dolce Vita", é por demais "belle", como é a histórica Paris que inspirou vários modismos mundo afora e sempre foi uma bela e histórica capital mundial. Estive na avenida Champs-Élysées no Arco do Triunfo e centro financeiro de Paris, no famoso Rio Sena,  e além de ficar alguns dias num hotel antigo, mas de um luxo fenomenal, ainda tive tempo de ir ao Museu do Louvre e dar um passeio com uma bela francesa que me fazia acompanhar, mas depois de alguns poucos dias de boemia, que é o que da vida faço, estou aqui de volta depois de muitas coisas que o meu olheiro daí desse mundinho de vocês, me passou.

LA POLITIQUE - Até parece que esses poucos dias me deixaram um pouco afrancesado, mas vamos lá. Soube que a impugnação de uma certa candidatura  dessas bandas daí, que passou pela peneira da chamada "Lei da Ficha Limpa", que o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, está fazendo tanto alarde dizendo que tal lei seria o fim dos fichas-sujas da política, mas pelo visto, estão até mesmo dando certidão de nascimento a quem já vem sujo da lata de lixo, é isso mesmo, ou estou enganado?  - Que está acontecendo neste Brasil de origem portuguesa? - Será que estão imitando os nossos patrícios colonizadores, que sempre vieram para esta banda de cá para sempre tirar tudo dos brasileiros e levar para Portugal, é isso, é? - É queridos gajos, se o povo não abrir os próprios olhos bem arregalados, pode até chegar a ser enganado, como sempre acontece. Mais, mais, deixa estar, que quem sabe, a isso não se chegará!

NINGUÉM AGUENTA - Pior mesmo é que quando aqui cheguei de minha viagem à Paris, quando liguei minha televisão, a primeira coisa que vi, foi a propaganda política enganosa. Olha meus gajos, acreditem em mim, nunca vi coisa tão sem graça e tantas mentiras ditas de uma vez só por todos os candidatos. Não dá para acreditar nessa gente. É muita enganação jogada para o povo brasileiro. Até parece que estamos em Portugal. Lá também os políticos são extremamente mentirosos e da mesma forma enganam o povo. A diferença de lá para cá, é que os eleitores portugueses não se deixam enganar facilmente, mas de vez em quando também, colocam um salafrário no poder para representá-los. Até parece que isso é uma praga que se massifica por todo o mundo democrático afora. Só sei dizer, que de falas mentirosas ninguém aguenta mais!

NESTE BRASILLIUS - Só dizer mesmo queridos gajos, é que neste Brasillius, que a história diz que foi descoberto pelo meu antepassado Pedro Álvares Cabral, que até eu mesmo coloco em dúvida, não está lá dentro dos seus eixos políticos. Aqui os políticos só pensam mesmo em tirar vantagens de tudo e de todos e pelo visto, em maior ou menor grau, esse fenômeno descarado acontece também no resto do mundo. Até parece que o mundo é uma grande bola de podridão prestes a estourar e espalhar dejetos em parte do infinito e sujar parte do mundo cósmico em que vivemos. Parece que esse é um País que politicamente não vai ter jeito mesmo, por mais que se criem leis que jamais serão aplicadas em favor do povo. O povo deste Brasillius, é só mais um instrumento a ser usado, e só, queridos gajos!

EDUCAÇÃO - Uma coisa que mudaria a face deste País, seria com certeza uma educação de qualidade, mas não, para os políticos e gestores públicos, isso pouco importa, afinal de contas, povo educado e com saber, é povo livre das amarras dos coronéis de paletós e gravatas que ainda teimam em dominar este povo. O danado é que todo mundo quer sempre tirar uma casquinha. Até mesmo o próprio eleitor em épocas de eleições, nunca deixa de pedir um favor aqui, acolá, a qualquer tipo de político e termina por fazer a pior escolha, o que o torna mais um escravo da podridão do poder de mando. Por isso mesmo sempre hão de se eleger os piores entre os que já não valem nada. É isso que vocês querem, queridos gajos, que desde a época da descoberta sempre ficaram de quatro, até mesmo para os meus patrícios portugueses, é isso, é?

BOM, POR HOJE ESTÁ POR DEMAIS - Bem meu querido Manoel Modesto, meus leitores e deste Blog, por hoje chega, que já estou danado de raiva com essa tal de lei que me disseram ia limpar de vez o País, mas pelo visto, o que querem mesmo é jogá-la nas águas do Capibaribe ou do Beberibe para morrer como tantas outras, sufocada pela falta de oxigênio para a sua aplicação. Então melhor me fincar meus pensamentos no livro de ficção que estou escrevendo, não sei ainda o cenário da história que usarei, mas estou a maturar para criar um lugar estonteante, talvez da Idade Média francesa ou mesmo de parte do Brasil colônia, não sei ainda, mas já estou a escrevinhar alguma coisa e vou me fincar nisso. Então queridos gajos, até a próxima, se assim o meu viver estafante me permitir, certo!

Nenhum comentário: