QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O HOMEM SOMBRA - PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES


*Por Joaquim da Távola,  o português aloprado que passa a vida pelo mundo afora.

ESTOIRE DE VOLTA - Pois, pois, queridos amigos brasileiros, estoire mais uma vez de volta ao Brasil. Acho que agora sou vou dar um novo giro pelo mundo, depois das eleições de sete de outubro. Desta vez estive no Reino da Dinarmarca, que é uma Monarquia Constitucional desde o ano de 1953. O país é formado por cerca de 400 ilhas, mas somente cerca de 80 são habitadas. O país fica localizado no Norte Europeu e estive na capital, Copenhague, onde numa mistura de galegos danada, conheci umas mulheres de tirar o fôlego de qualquer portuga. Também tomei uns porres de lascar, a ponto de imaginar que não estava no reino da Dinamarca, mas em Londres, Paris ou outro lugar qualquer, num paraíso. Mas esses dias que lá estive, foram por demais proveitosos. Fui além de conhecer um novo lugar, dar vasão à minha criatividade para o meu novos livro que estou a escrevinhar. 

MALAS DESFEITAS - Com as malas desfeitas, já no casarão do Antigo Bairro do Recife, no meu velho sobrado, a primeira coisa que me veio, foi justamente entrar em contato com o meu amigo buiquense, Manuellis Modestius, pessoa com a qual aprendi a ter  uma grande afeição. Como não escrevia para esse Blog já há mais de três semanas, acho, eis que de repente resolvi dar uma palhinha e escrevinhar estar maus traçadas linhas da língua portuguesa, que com essas modificações ortográficas ocorridas entre países que falam a mesma língua, ainda não consegui me adaptar direito, apesar de começar pra valer mesmo somente no ano vindouro. Ninguém sabe se vai pegar mesmo essas modificações subliminares, mas pelo menos aqui no Brasil, o esforço já vem sendo feito. Meus informantes me passaram as informações e aqui estou eu mais uma vez a perturbar a apoquentar um pouco da vida dos brasileiros.

PELO QUE SOUBE - Pelo que tive notícias, com a poluição sonora, embora só faltem menos de vinte dias para as eleições, não tem quem aguente mais a barulheira dos carros de som e de bicicletas, por sinal, muito usadas pela população da Dinamarca. Tanto de um lado, quanto de qualquer um deles. Não há quem tenha saco para aguentar tanta baboseira que colocam na propaganda política-eleitoral. Até parece, pelo que me disseram, que os ouvidos dos outros é penico, porque de qualidade, é mesmo uma grande merda a produção propagandística. O mais patético é que tem um candidato do PT, que acha que vai ganhar, somente por carregar um padre nas costas e por uma montagem muito mal acabada com os retratos de Lua e Dilma, a lhe ladear. É pura piada de mau gosto de português, ou não queridos gajos! Outra que acha que também vai surpreender, é Rita de Zé de Né! Bem, só se forma daqui a duzentos anos, ou se uma zebra de repente aparecer, o que é impossível por essas bandas daí de Buíque. 

SONHO PETISTA - Tem mais, o sonho petista de Buíque, é o de eleger pelo menos um vereador, isso se atingir o mínimo do coeficiente eleitoral exigido na proporcional, que vai beirar na casa dos 1,8 mil votos, o que é um sonho um tanto quanto impossível de se atingir, isso porque, se brincar dessa vez, o candidato Totão de Noval, vai ter mais voto do que Abel do PT. Outro de peso, não existe, a não ser que cabiludo, que é do PT, mas apoia Arquimdes, surpreender com uma boa votação da Ribeira. A princípio, se brincar, pelo que os patrícios de Buíque me repassam, Rita de Zé de Né, vai ter mais votos do que Luiz Quincó! Será???

POLARIZAÇÃO - Tem mais, pelo que tenho conhecimento, essa polarização entre os dois candidatos feras, Jonas Neto e Arquimedes Valença, ainda não será desta vez que vai aparecer uma terceira via. Quem assim imaginar, pode ir tirando o cavalinho da chuva, por que senão ele vai se molhar. Pior são os que não querem ver com os olhos de quem ainda enxerga, mas pelo que tenho conhecimento dos movimentos políticos daí de Buíque, o "gajo menino", vai dar de lapada, ou será que mais de oitenta por cento de bandeiras amarelas na cidade e em vários lugares, é só mesmo para servir de enfeito, é isso? Se bem que em política não se pode dizer que a nuvem permanece no mesmo lugar por muito tempo, mas está na cara que vai dar Jonas Neto na cabeça, ou será que alguém ainda duvida. Bem, bem, pelo menos e isso que tenho conhecimento de minhas fontes que dificilmente falham, ou não queridos gajos buiquenses!

AH! COPENHAGUE DOS MEUS SONHOS - A Dinamarca é uma Monarquia Constitucional que deu certo e o seu sistema político, para uma população de quase 6 milhões de habitantes, os representantes do povo, se utilizam do sistema unicameral e só contam com 179 representantes eleitos pelo povo, o que já é de bom tamanho. O nível educacional e do povo, é um tanto quanto elevado e é um dos países que além do turismo, tem o seu desenvolvimento em vários outros setores da economia, que coloca esse país em um dos melhores do mundo para se viver. A Dinamarca faz parte da União Europeia desde o ano de 1973. Confesso que essas três semanas que por lá estive, fiquei fascinado com a beleza de Copenhague, com os seus majestosos prédios históricos, além de ter a acolhida daquele povo, principalmente de suas mulheres, que são de arrancar o coração estraçalhado de qualquer ser humano, principal a gente de Portugal. Bem, caros gajos, até uma outra aventura, que não sou de ferro, ok, queridos gajos do Brasil e de Portugal!
Copenhague, Antigo Bairro dos Bordéis.

Nenhum comentário: