Indiscutivelmente, o amanhã será sempre um novo dia, como diz na música e letra do grande poeta Chico Buarque de Hollanda, em contraposição ao golpe militar implantado em 64, que significava em dizer, "que apesar dos militares, oprimindo, prendendo e arrebentado, o outro dia, ainda assim, seria um novo dia". Na verdade, esse novo dia só veio a raiar 21 anos depois desse famigerado golpe militar, que sempre cismaram em querer mandar e desmandar no poder civil, o que é contraproducente, afinal de contas, o salário dos militares sempre foram pagos com o dinheiro de impostos pagos pela sociedade civil. Então essa de prender e arrebentar, como ocorrera em 1964, foi algo um tanto quanto esdrúxulo e coisa de imposição dos tanques e baionetas, isso por que, salvo melhor juízo, regime militar em país nenhum do mundo funcionou, embora ainda tenham os saudosistas de plantão que torcem para que os militares saiam novamente da caserna. Ainda existe gente com uma mentalidade do tamanho da de um elefante, que não passa da dimensão de um caroço de noz. Na verdade, por ocasião da implantação do golpe militar de 64, que sempre me vem à memória, apesar de minha tenra idade, gosto sempre de tocar na ferida, para que ninguém procure de alguma forma, acordar esse infame regime, mas sim, deixá-lo adormecer nos quartéis para séculos e séculos amém, pois de dias ruis em nossas vidas, já bastam o que muita gente vive passando com tanta violência, que não há mais quem contenha. Eles, os militares, deveriam sim, sair dos quartéis para combater o crime organizado, buscando ajudar a solucionar os problemas da segurança pública de nosso país, já que se encontra num patamar praticamente fora de controle e, enquanto não se tiver um país decente com uma saúde de qualidade, excelência de educação, com professores ensinando de verdade e alunos, idem no aprender, além de uma vida com um mínimo de dignidade, aí sim, poderemos pensar em alguma mudança em nossa qualidade de vida. Para isso também, necessário se faz, políticas públicas sérias, honestas e políticos, da mesma forma, e maior rigor na aplicação das leis existentes, sobretudo para punir os políticos corruptos, salafrários e ladrões.
Está mais do que evidenciado, que mais vale um regime democrático imperfeito, do que uma ditadura perfeita, isso pelo simples fato, de que em regime de exceção, não existe liberdade de expressão, de pensamente e de locomoção dentro de seu território para onde bem entender o cidadão de se locomover. Também o sujeito, ou bem ou mal, não faz uso do seu direito de escolha numa eleição, que apesar do escancarado uso do poder político e econômico, ainda assim elas existem. Agora mercanciar o voto popular conquistado pela democracia é só mesmo uma atitude imbecil de quem é um fracote; de quem atenta contra os interesses do país e não está nem aí para o futuro de seus pósteros, principalmente, de sua família. Fazem do voto um objeto utilitário qualquer, como se fora feira de troca-troca, onde de tudo se encontra. São geralmente pessoas que pensam e agem assim, que prestam um desserviço à nação brasileira. Não sou saudosista do que é imprestável, mas é sempre positivo os homens conscientes deste país, sempre procurar avivar a mentalidade das pessoas para que não venham a cair jamais no conto do vigário das tantas ditaduras militares ou civis que já ensanguentarem e envergonharam este país. O que o cidadão brasileiro deve ter sempre em mente, é que muitos de nossos compatriotas deram o seu sangue, a sua vida, para que o restabelecimento democrático viesse à tona novamente. Negar isso, é desconhecer o próprio rumo de nossa história.
Então minha gente, para o golpe militar de 64, a música e letra de Chico Buarque, veio a cair como uma luva, mas o dia de amanhã, pelo andor da carruagem, não será muito diferente do dia que vamos aturar hoje, pois pouca coisa ou quase nenhuma, vai ser modificada, a não ser tantas novidades que estão aparecendo no mundo moderno, que nos deixa às vezes atônitos e boquiabertos, como da era do radinho de pilha, a gente num pulo de avanço e de qualidade tecnológica, se pode comunicar através de meios de comunicação sofisticadíssimos com o mundo inteiro, a não ser em países que ainda em pleno século XXI, adotam famigerados regimes fechados para o seu povo. Em sendo assim, claro que mudanças desde à época da descoberta do fogo e da roda redonda, muita coisa mudou neste mundo, se para pior ou não, as ciberguerras, as guerras galácticas, a corrida armamentista cada vez mais sofisticada e a bandidagem crescendo de forma geométrica, não se dá para ter uma previsão otimista do dia de amanhã, apesar de todo esse desenvolvimento que deveria ser usado para o bem, em favor da população, e não possivelmente para aniquilar a população do planeta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário