QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 8 de março de 2013

CONVERSANDO CURTO E GROSSO, OLHO NO OLHO

Em um só dia, realizei 97 audiências iniciais e consegui ganhar todas as causas em favor do Município de Buíque - Sala de Audiências da Justiça do Trabalho, em Pesqueira-PE.

ESTIAGEM - A estiagem em épocas cíclicas de seca, é sempre motivo de debates, de se fazer isso, aquilo para acabar com o problema da seca. Ora minha gente, para quem viveu desde criança com esse problema, os questionamentos são sempre os mesmos e até hoje ninguém chegou a uma equação sequer para minorar os problemas e os efeitos que vem à tiracolo com às estiagens. Não adianta conversa mole de blá-blá que em nada vai adiantar. Ou se aprende a conviver com à seca, ou então será dizimado por ela, como vem acontecendo. Israel com menos chuva do que o Nordeste, cerca de 200 ml pluviométricos anuais, aprendeu a conviver com a seca, então o  problema brasileiro é de gestão e de se fazer as coias certas como devem ser, e estamos conversados, ok!

MAGISTRATITE AGUDA - Pelo comportamento destemperado do Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Joaquim Barbosa, a retratação não vai adiantar em nada. Ele chamou literalmente um jornalista, formador de opinião pública, de lixo, imagine se fosse um Zé Ninguém, hem? - Pelo visto, como costuma acontecer com vários magistrados, muitos sofrem mesmo de "magistratite" ou de "juizite" aguda e precisa de sérios tratamentos de bons modos e educação. A atitude do Ministro e de muitos magistrados, merece sim ter a reprovação de todo advogado consciente do que representa para à população e de todos os cidadãos que sabem fazer da educação um instrumento de comunicação ordeira e pacífica. Bem, está dado o recado!

POSE DE DÉSPOTA - Na verdade, esse magistrado do mais alto escalação, alçado por Lula ao posto de Ministro da Suprema Corte, a mais alta do país, está mais para um déspota do que para magistrado. Lula com essa atitude só quis mesmo mostrar que não era preconceituoso e de que um afrodescendente vindo á de baixo, tinha as mesmas condições que os que sempre vem de berço, em se transmutar em um grande jurista, mas pelo que ele está se revelando, ele não vai passar mesmo de um afro-azedo-descendente. Conhecimentos à parte, mas para ser um Rui Barbosa, ainda falta muito caminho a ser andando e aprendido por esse azedo magistrado.

PREGO BATIDO, PONTA VIRADA  - Sempre tive como ideal de vida, o compromisso com a verdade, com a lealdade e a sinceridade, fatores sem os quais a gente não pode ser considerado um ser humano de verdade. Assumi no início do primeiro governo de Jonas Neto, em 01 de janeiro de 2009, a Secretaria de Governo, mas como advogado militante, vi que ali não era o meu lugar. Então fui nomeado no que sempre quis, num modesto advogado, como é do meu feitio. Não assumi um cargo público para andar tricotando ou ganhando do povo sem trabalhar. Mostrei serviço, coisa que poucos tem conhecimento, mas quem trabalha nos Fóruns, Justiça do Trabalho e Federal, conhece muito bem o meu trabalho e sabe perfeitamente que nunca perdi um prazo sequer para fazer uma defesa e não era uma "defesinha" qualquer na base do chute, mas sim com primor e tecnicidade jurídica. Fiz o meu dever de casa. Das muitas causas que defendi do Município, entre março de 2009 a dezembro de 2012, não deixei uma só sem defesa e de emitir um parecer administrativo que seja. Só de uma tacada só, consegui vencer em favor do Município de Buíque, 97 processos trabalhistas em Pesqueira, fato que quase ninguém sabe ou se sabe, faz de conta que não, inclusive ganhei também uma causa contra o próprio prefeito. Se ganhei do Município de Buíque, o fiz por merecer e não o contrário. O que quis simplesmente neste sintético comentário, foi demonstrar que não fui alçado a advogado do Município de Buíque, por acaso, mas sim, por merecimento e por ter compromisso com a verdade, a lealdade e a sinceridade, é que quis só fazer essa lembrancinha, não para desmerecer quem quer que seja, mas simplesmente dizer que não fim para brincar de esconde-esconde, ok minha gente!

NÃO SOU MELHOR - Não quero aqui em dizer, que sou melhor ou pior do que ninguém, mas apenas eu mesmo, Manoel Modesto, um modesto feitor da militância do Direito tentando equilibrar a balança da Deusa grega Têmis, que era a guardiã dos juramentos dos homens e da lei, para fazer vê-la além de  um palmo de seu nariz. Se agrado alguns, tudo bem, senão, nada posso fazer. O que sei dizer é que sempre cumpri com a minha missão, quer cometa erros ou não. Sou assim mesmo e priu! - Satisfação, devo sim, por que não! - Quem é que não deve satisfação! - Até mesmo  um ministro azedo do STF feito um Joaquim Barbosa, tem que dá satisfação ao povo, porque alguém do próprio povo, mais perto deste, também não pode e não tem o dever e obrigação de dar, hem? - Só digo uma coisa, ninguém está imune a absolutamente nada e num abrir e fechar de olhos, a casa um dia poderá vir a ruir.

LUTO PELO QUE ACREDITO - Embora o socialismo hoje seja uma letra morta, em termos de filosofia de vida, a exemplo do latim, mesmo assim, guardadas às proporções, as minhas ideias ainda são as mesmas que as tinha no não tão longínquo passado da minha infância. Na pobreza aprendi a ganhar à vida, lutar pela vida e honestamente no árduo e duro trabalho, para ganhar o pão de cada dia e não é hoje que vou definhar, esmorecer, feito um amofinado qualquer. Nada veio graciosamente às minhas mãos e de minha honrada família. Não sou de duas palavras, isso porque, aprendi com o meus pais, que homem que é homem, só pode ter uma palavra na vida. Ter duas palavras e ser de duas caras ou de dois pesos e duas medidas, não pode ser considerado homem de verdade. Continuo presidente do Partido Verde - PV. Pode até nada valer, mas certamente poderá chegar um dia a vir a ter algum valor. Não saí da política, pois ainda estou vivo e para tentar mudar a mentalidade de nosso povo, pelo menos para adquirir uma consciência ecológica e diferenciada de vida nessa seca causticante, é necessário se pregar, mesmo que o faça no deserto, mesmo assim, não vou desistir facilmente. Se alguém está por aí se antecipando, lembro que também sou buiquense e em política, camaradas, tudo pode acontecer, ou não! - O importante não é a jovialidade etária de ninguém, mas a inovação de ideias revolucionárias e transformadoras da vida de um povo, seja qual for a idade de alguém. É esta a razão maior de ainda insistir na política, apesar de tanto desvalor que lhe dão, só comparável mesmo a uma lata de lixo, que na verdade é o que a política merece no momento: está na lata de lixo!

Nenhum comentário: