QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O PORQUÊ DE BLOG DO UGA BUGA & BRUCUTU


    Nesses dias sem escrever no meu Blog, achei que estava faltando alguma coisa a preencher a minha vida no meu cotidiano. Então, autodidaticamente, com algumas incorreções ali, outras acolá, fui imaginando um nome diferente, chamativo para denominar o meu meio de comunicação. Reeditei a Voz de Buíque, mas achei coisa do meu passado, do Jornalzinho artesanal da década de 90, que peitava os políticos da época; depois passei para a denominação de Mandacaru de Fogo. Mandacaru de Fogo, por quê? - Não sei muito bem, talvez porque sou nordestino e nessa seca causticante que estávamos vivendo até bem pouco tempo, sim, vivendo, isto porque já começou a dar sinais de inverno em nossa região, embora ainda timidamente. Mas o fogo no mandacaru, é porque é uma vegetação típica do Sertão e aí imaginei, é uma planta de fogo, porque ela resiste a todo tipo de adversidade à falta de água, mesmo exposta a um sol escaldante, ela ainda resiste e sobrevive. É uma sobrevivente entre as tantas vegetações, das adversidades da vida da flora. Só sendo mesmo de fogo. Mas também me achei um tanto quanto deslocado de mim com essa denominação. Foi aí que imaginei na pré-história e então, que me veio à mente o nome de dois personagens de histórias de quadrinhos que tanto li na infância e na adolescência, que me fazia volver à Idade da Pedra Lascada e à truculência anti-civilização dos dias atuais, se é que se pode dizer que vivemos numa sociedade totalmente civilizada. E aí, camaradas me veio a associação de Blog do Uga Buga & Brucutu, que me fez associar o tipo de sociedade da pedra lascada daqueles longínquos idos, e da truculência em que vivemos na civilização dita pós-modernista, para nos querer amordaçar a ponto de não escrever em um simples Blog e expressar livremente o que pensamos e imaginamos do que se passa à nossa volta. Então por que não BLOG DO UGA BUGA & BRUCUTU, nada mais ajustado para esse tipo de sociedade em que vivemos, pois é isso mesmo, estamos rodeados pelos "Ugas Bugas & os Brucutus" do nosso dia a dia, nesse mundo que nos faz nos volver à Idade da Pedra Lascada em que ainda vivemos.
   Outra mais, é que recebi vários apelos de amigos e de amigas que me pediram para que não parasse de escrever e de me expressar livremente sobre o que penso e imagino e por isso mesmo, apesar de ter parado por poucos dias, estou de volta ao batente. Até alguns conhecidos do exterior chegaram a me ligar, apesar de meus poucos leitores, mas senti o apelo e de que deveria volta a escrever e pensar, afinal de contas, "livre pensar é só pensar". Não quero com isso me fazer de rogado, mas pura e simplesmente, dizer aos truculentos e anti-democráticos de plantão, que existem tantos por aí, que não vão me intimidar, tampouco me amordaçar, como de fato, tentaram por várias vezes, mas nunca conseguiram. Ainda tenho dignidade, altivez, hombridade e não é qualquer santinho do pau-oco que vai me amordaçar não senhor! - Então pensei: por quê não volta a fazer o que tanto gosto e que me deixa envolto num mundo mais prazeroso, hem!
    Por isso mesmo, é que vou continuar dando meu grito de guerra com meus amigos fictícios de histórias em quadrinhos, dos quais fui grande leitor na época da febre dos gibis, em minha infância e adolescência e que tiveram grande influência em minha formação de vida. Por isso mesmo foi que aprendi essa mania criminosa de gostar de ler e escrever, graças aos "Ugas Bugas & Brucutus" da ficção criativa de desenhistas e criadores de histórias em quadrinhos. Por isso mesmo, é que estou de volta, afinal de contas, não existe truculência da pedra lascada que possa amordaçar, acorrentar ou tapar a boca de ninguém. Por isso mesmo, meu grito de guerra brados de voz alta e a fortes pulmões. Resquícios ditatoriais que ainda existem, TRUCULENTOS DE PLANTÃO, ESTOU DE VOLTA, VIU!

Nenhum comentário: