QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 8 de junho de 2013

A POLITICAGEM DO BLOGUEIRO PC - PAULO CAVALCANTI CONTRA O POVO DE BUÍQUE

Distrito de São Domingos, em Buíque, Pernambuco.

    Tudo bem que se for para emancipar São Domingos ou Guanumbi, um dos maiores distritos de Buíque, tudo bem. Se a farra de criação dos municípios passar no Congresso Nacional, pode até ser, caso contrário, o nosso confrade e amigo PC Farias, vai ter que aguentar mais um tempo em ser buiquense, quer queira, quer não, pois ele só será são dominguense ou guanumbiense, se a matéria legislativa passar, o que a meu ver, criar novos municípios, é incentivar o corrupção, a formação de mais quadrilhas para governar os novos municípios, o empreguismo de toda família e dos amigos do peito e a farra desmedida do dinheiro dos cofres públicos, a sair pelo ralo da corrupção, além da formação de currais eleitorais seletivos. A intenção por baixo dos panos, não passa nada além do que isto, ou será que PC Farias acha que São Domingos emancipado é a salvação da lavoura daquela região? - Se junto com Buíque o desenvolvimento é levado à passos de tartaruga, imagine se deixar de pertencer ao ciclo geográfico do município buiquense. Ledo engano imaginar ele que as coisas vão melhorar para São Domingos. Muito pelo contrário. Em primeiro lugar, quem vai mandar naquelas bandas, não é ele não senhor, mas sim, um grupo de empresários e potentados fazendeiros da região, que só almejam mesmo tirar proveito das tetas de um São Domingos emancipado, nada mais que  isto, ou será que poderá ser diferente, hem PC Farias? - Não sou contra São Domingos, até gosto daquela distrito, daquela gente hospitaleira, mas tem gente, que pelo amor de Deus, é de se arredar o pé. O radicalismo é tamanho, que se estiverem gente de São Domingos e de Buíque em determinado lugar, e alguém pedir para levantar a mão quem for buiquense, só quem é realmente de Buíque é quem vai levantar as mãos, isto porque eles não se consideram buiquenses. Coisa de uma parcela de gente retrógrada e preconceituosa. Por qual cargas d'água, até hoje não sei qual a razão. Lembro bem, que quando Miguel Arraes foi Governador de Pernambuco pela segunda vez, eu que sempre votei na velha raposa, juntamente com uma equipe de colegas buiquenses, nos dirigimos ao seu escritório provisório, ainda no Bairro da Torre, em Recife, e lá, entregamos ao governador eleito, uma série de reivindicações para Buíque, num trabalho por mim elaborado, e dentre tais reivindicações, uma delas era o asfaltamento da estada de acesso de Buíque-São Domingos, a implantação de uma adutora para servir àquele povo de água, além do melhoramento das estadas vicinais da região para facilitar o escoamento da produção. Se nada disso veio até hoje, foi por falta de vontade política, até porque, Buíque teve um prefeito daquela região por cerca de doze anos e nada fez.
     Sinceramente, até hoje não entendo o motivo de ódio entre o povo de São Domingos contra os da cidade de Buíque. Não há justificativa lógica para essa típica guerra de secessão tupiniquim que sempre existiu por estas plagas. Até agora, com toda sinceridade de minha vida, nunca cheguei a entender tais entreveros, se são todos buiquenses, quer queiram, quer não, então para que esse tipo de coisa, hem?  - PC Farias, um blogueiro talentoso e nosso confrade amigo, está trocando alhos por bugalhos, desvirtuando os fatos, só porque já vem perdendo duas eleições em Buíque, daí a sua mágoa maior. Mas como ele é uma pessoa inteligente, deveria saber que política não é a arte de distanciamento, mas sim, de aproximação. Se existem vários candidatos em determinado lugar e um deles vem a ganhar, tudo bem, mesmo que não tenha votado naquele que ganhou as eleições, nem por isso devemos ficar magoados ou frustrados eternamente, a ponto de querer criar um município somente para ele. Sei que o nosso Buíque tem lá os seus defeitos, mesmo assim, se nós buiquenses não procurarmos buscar as soluções dos nossos problemas, como serão eles resolvidos? - Tem mais, para que os problemas se resolvem, necessário se faz, a união de todos na luta e na busca de objetivos comuns que venham de fato a servir à toda a coletividade, senão que tipo de modelo republicano é esse que estamos vivendo e a democracia, para aonde vai parar, hem? - Se existe democracia, ou perfeita, imperfeita ou menos que perfeita, se o jogo político é espúrio, mesmo assim, devemos respeitar a vontade popular, mesmo que seja através da mercancia do voto, se bem que, esse é um dos fatores que mais tenho combatido, mas que dificilmente mudará em  curto, médio ou longo espaço de tempo. Acaso São Domingos vier  a se emancipar como município independente, junto com o Tanque e parte do Riachão, tudo bem, mas que de uma coisa podem ter certeza, com os políticos que tem por àquelas plagas, ainda com fortes resquícios do coronelismo brabo, a coisa só tenderá a piorar, será que alguém tem dúvida disto?
     Camarada PC Farias, você só está mesmo magoado porque o seu candidato que durante doze anos mandando e desmandando em Buíque, nada fez em termos de obras marcantes e tampouco, para a sua própria região, São Domingos, então por que não aponta os seus torpedos contra ele, uma vez que, quem está fazendo alguma coisa no momento, é o atual prefeito, Jonas Camêlo Neto, ou será que o camarada está andando às cegas lá por São Domingos, a exemplo do grego Diógenes, que em plena luz do dia, andava com um alanterna acesa à procura de um homem honesto. Será que PC Farias vai ter mais sorte do que o filósofo que viveu antes de Cristo na Grécia Antiga? - Respeito os pontos de vista do colega, embora não concorde, mas não vamos exagerar, camarada, porque São Domingos pode até vir a se emancipar, mas será com certeza transformada em mais um curral eleitoral da região, principalmente pelas lideranças políticas que por orbitam, mesmo não vivendo por lá, a exemplo do próprio PC Farias. Àqueles que tem sede de poder naquela região, ou moram em Arcoverde, Pedra ou Venturosa, ou será que estou falando de chorumelas, hem?

Nenhum comentário: